Os Grand Slams no tênis são considerados os maiores torneios de tênis do mundo profissional.
Há quatro grandes torneios de tênis que acontecem durante o ano civil. Estes quatro torneios incluem o Australian Open, French Open, Wimbledon e US Open. Cada torneio tem sua própria singularidade e especialidade para seu torneio.
Wimbledon é conhecido por ser jogado em uma quadra de grama enquanto o French Open é conhecido por ser jogado em uma quadra feita de saibro.
Os Open da Austrália e dos EUA, por outro lado, são conhecidos por serem jogados em quadras duras.
Como Funcionam os Grand Slams no Tênis?
Australian Open (Aberto da Austrália)
O Australian Open ocorre no final de janeiro de cada ano, e é o primeiro dos quatro torneios anuais do Grand Slam.
Este torneio é disputado em Melbourne, Austrália, no Melbourne Park. O Australian Open data de 1905 (quando foi chamado de Australasian Championship), e sua forma atual foi estabelecida em 1968.
Os vencedores individuais do Aberto da Austrália de 2022 foram Rafael Nadal (Simples Masculinas) e Ashleigh Barty (Simples Femininas).
French Open (Aberto da França ou Roland Garros)
O French Open (também chamado Roland Garros) é exibido em Paris, França. Ele começa no final de maio de cada ano e se estende até o início de junho.
O estádio Roland Garros é mais famoso por sua quadra de barro, que é laranja brilhante e faz com que as bolas saltem mais alto do que a grama mais comumente usada e as superfícies de quadra dura de hoje.
O French Open foi estabelecido pela primeira vez em 1891 como um torneio exclusivo para membros de clubes de tênis franceses, mas foi expandido em 1925 para incluir todos os jogadores amadores, quando foi considerado um grande torneio internacional.
Os vencedores individuais do Open da França de 2022 foram Rafael Nadal (Simples Masculinas) e Iga Świątek (Simples Femininas).
Wimbledon
Em 9 de julho de 1877, 22 homens apareceram no All England Lawn Tennis and Croquet Club para jogar em um torneio de tênis anunciado como aberto a todos os amadores, que foram encorajados a trazer suas próprias raquetes.
Hoje, cada torneio individual durante Wimbledon tem 128 jogadores e o vencedor do torneio é premiado com mais de 2 milhões de euros.
Wimbledon acontece em Londres, Inglaterra, no final de junho de cada ano e termina de uma a duas semanas no mês de julho.
Os vencedores individuais do Campeonato de Wimbledon de 2022 foram Novak Djokovic (Simples Masculinas) e Elena Rybakina (Simples Femininas).
US Open (Aberto dos Estados Unidos)
O US Open é o último Grand Slam do ano civil, que acontece da última segunda-feira de agosto até meados de setembro.
Este torneio foi realizado pela primeira vez em 1881 em Newport, Rhode Island. Assim como o Aberto da França, somente os membros do clube foram autorizados a entrar nos primeiros anos do Aberto dos EUA. O US Open se tornou aberto a todos os amadores no final da década de 1880.
Hoje, o torneio acontece no USTA National Tennis Center em Flushing, Queens. Os vencedores individuais do US Open de 2022 foram Carlos Alcaraz (Simples Masculinas) e Iga Świątek (Simples Femininas).
Premiação nos Grand Slams
Ganhar estes torneios do Grand Slam é uma grande honra para qualquer jogador e junto com um belo troféu, há uma grande bolsa para os vencedores dos torneios masculino e feminino.
Por exemplo, o US Open de 2019 tinha uma bolsa total de 57 milhões de dólares que incluía 3,85 milhões de dólares doados ao vencedor do torneio.
Olimpíadas (“Quinto Grand Slam”)
Embora haja apenas quatro Grand Slams anuais, o torneio que acontece durante os Jogos Olímpicos de Verão é frequentemente chamado de “quinto” slam.
O tênis fez parte dos Jogos Olímpicos de 1896 até 1924, quando foi largado. No entanto, os Jogos voltaram a pegar o tênis em 1988.
Hoje em dia, há cinco grandes batidas a cada quatro anos. Se um jogador ganha todos os quatro slams e o ouro olímpico no mesmo ano civil, eles completam o “Golden Grand Slam”.
Vencedores do Grand Slams
Na história do tênis profissional, houve um total de 18 jogadores que completaram o slam de carreira, ou venceram todos os quatro grandes slams durante sua carreira.
Alguns desses tenistas incluem Serena Williams, Roger Federer, Novak Djokavic e Steffi Graf.
Há também o cobiçado golpe do calendário que é ainda mais raro do que o golpe da carreira. O calendário se refere a quando um jogador é capaz de ganhar todos os quatro torneios do Grand Slam em um único ano civil.
Já houve cinco jogadores de tênis para alcançar este marco. Estes jogadores incluem Don Budge, Rod Laver, Maureen Connolly Brinker, Margaret Court, e Steffi Graf.