Conhece as táticas no futsal? Ele pode parecer um jogo simples, mas jogá-lo bem está longe de ser fácil. É preciso um nível de compreensão técnica e tática que pode levar anos para se desenvolver.
Felizmente, existem aqueles que já possuem este conhecimento e são generosos o suficiente para compartilhá-lo. As dicas seguintes para o futsal foram elaboradas por jogadores e técnicos de futsal de nível elite, com décadas de experiência combinada no jogo.
Quais as Melhores Táticas no Futsal?
Táticas Ofensivas
- Abrir a quadra, os alas devem jogar pelas linhas laterais para proporcionar a espaço para passes.
- A regra dos 3 segundos: os jogadores devem estar em movimento o tempo todo quando não têm a bola. Quando sua equipe está atacando, você nunca deve ficar no mesmo lugar sem a bola por mais de 3 segundos. Em um jogo de 40 minutos você joga por 4 minutos com a bola e 36 minutos sem ela.
- Para encontrar espaço, ocupar o espaço deixado livre por um companheiro de equipe.
- O jogador com a bola se aproxima do defensor (para poder passar por ele e forçá-lo a se virar), os jogadores sem a bola se afastam de seus defensores (para criar espaço e opções de passe).
- Ajudar o jogador que tem a bola. Às vezes isto significa se aproximar; outras vezes é preciso se afastar. O objetivo, sempre, é criar uma linha de passe clara entre você e seus colegas de equipe.
- Nunca perca de vista a bola nem os olhos do companheiro de equipe que a tem – às vezes não importa se você se move se seu companheiro de equipe nem mesmo o viu.
- Passe e corra – como o velho lema: ‘passe e mova-se’, mas com ênfase na urgência do seu movimento.
- Seja generoso com seu passe. O jogo é ganho pela EQUIPE que faz mais gols; não pelo jogador que faz mais gols.
- Separe onde você olha de onde você passa. Não faça passes óbvios. Use o elemento de disfarce.
- O futsal é um esporte para “mentirosos”. Bons jogadores tornam mais difícil para a oposição lê-los, fazendo fintas quando estão passando, e verificando longe de seus marcadores antes de se mover na outra direção e perder seu marcador. (Veja um exemplo de Sean Garnier fazer isso em suas dicas para o futsal – veja a dica 2 em sua lista).
- Os passes devem ser fortes, mas não descuidadamente violentos. Um passe firme não dá aos defensores nenhum tempo desnecessário para interceptá-lo, ou para fechar o espaço no jogador que o recebe.
Táticas Defensivas
- Agressividade: nunca se desiste de uma bola; lute por cada uma delas. Defender é mais uma questão de atitude do que de técnica. Os jogadores têm que querer roubar a bola com tudo o que têm e tentar ser o melhor zagueiro da equipe.
- Força no ataque. Atacar a bola como você quer dizer, mas não com violência.
- Não permitir que o jogador com a bola pense. Incomodar / perturbar continuamente o adversário, mas sem tentar roubar a bola, a menos que ele perca o controle da mesma.
- Nunca perca de vista a bola ou os olhos do jogador que a tem. Exatamente a mesma dica do no.6, mas igualmente crucial na defesa.
- A ala (linha lateral) é mais um defensor. Dirija o jogador adversário com a bola em direção a ela.
- Não há descanso na defesa e nenhum jogador deve adotar uma posição / postura vertical, pois o adversário explorará o menor erro para marcar.
- Todos os jogadores devem defender atrás da bola. Quando você não tem a bola, todos os jogadores voltam para defender, e todos eles devem estar atrás da bola, dificultando a quebra do adversário.
- Nunca faça a travessia na defesa. Fale uns com os outros e mude os jogadores que estão sendo marcados.
- Deve haver uma comunicação constante entre os defensores.