Uma maneira extremamente eficaz de garantir que sua equipe vá para o ataque é usando um pivô no futsal. Este papel é um dos mais importantes para seu time e, se você acertar, pode ser a ponte para criar espaço e jogar um futebol ofensivo impressionante.
Por que Pivô no Futsal?
No mundo do Futsal, o jogador mais avançado em campo; aquele que está no ataque, prendendo a defesa adversária, é chamado de pivô que, de alta qualidade, faz jus a este nome em dois sentidos:
- Eles serão um ponto focal para o ataque, atuando como pivô para o movimento de ataque do resto do time, trazendo seus companheiros de equipe para oportunidades de marcar gols através de jogo inteligente e demissões sagazes.
- Se eles forem fortes e rápidos com boa técnica, eles serão capazes de girar em torno de seu marcador, criando oportunidades de marcar gols por si mesmos.
Jogado bem, esta posição no futsal dará problemas constantes aos defensores da oposição.
Habilidades do Pivô no Futsal
Ao selecionar alguém para desempenhar este papel, você quer procurar alguém com quem possa desempenhar este papel:
- Força para manter a bola em seu controle. Isso não significa necessariamente apenas que eles têm que ser grandes, significa apenas que eles devem ser capazes de colocar o pé sobre a bola e segurá-la, suportando a pressão que o zagueiro os colocará sob pressão.
- Antecipação tanto para ler quando um passe está chegando como para travar em qualquer bola solta para oportunidades de gol.
- Técnica para poder receber um passe, controlando-o rapidamente, e estar confortável com a bola em seus pés. Também é muito útil se eles tiverem um par de jogadas para poder virar um zagueiro.
- Velocidade para virar rapidamente e para fazer pequenas jogadas de dardos.
- Precisão no chute para colocar a bola na rede quando surge a chance.
Com essas matérias primas você deve descobrir que pode fazer um pivô muito bom, desde que tenha um pouco de conhecimento tático. Aqui está o que você precisa saber para jogar a posição:
Pivô sem a Bola
Mesmo sem a bola, o pivô desempenha um importante papel de posicionamento. Ao manter uma posição no alto da quadra, eles representam uma ameaça de ataque contínuo, prendendo um defensor dando ‘profundidade’ à jogada.
A profundidade é realmente importante. As pessoas muitas vezes falam em criar espaço por uma equipe com ‘largura’, mas não se deve negligenciar a ‘profundidade’.
É uma maneira fundamental de uma equipe poder ampliar o espaço em que está atacando, dando muito mais opções à equipe e dificultando muito mais a defesa.
Como o pivô deve estar ao receber a bola
Pode parecer fácil receber um passe, mas qualquer um que tenha jogado como pivô saberá que qualquer defensor meio decente estará colado nele.
Para lidar com isso, o pivô precisa obter seu posicionamento e forma corporal corretos ao receber a bola. Em termos práticos, isto significa que eles precisam receber a bola com seu corpo meio-virado.
Jogar assim é algo que pode melhorar seu jogo em todas as posições do campo. Jogar na meia-volta é algo que pode melhorar seu jogo em todas as posições do campo.
É tão importante que nós cobrimos em um artigo próprio, mas é especialmente importante fazer isso quando você está jogando como pivô. Ele permite que o pivô veja mais (incluindo ter mais visão do defensor marcando-os), mas também permite que ele segure o adversário e receba o passe no pé mais afastado do defensor (seguramente fora de seu alcance).
Um bom primeiro toque é vital – controlá-lo fora do alcance do zagueiro. Isto muitas vezes pode ser feito melhor usando a sola do pé – uma técnica que você realmente precisa conhecer.
Pivô com a Bola
Tendo recebido a bola, o pivô no futsal vai ter que usar toda sua força e astúcia para manter o zagueiro roubando-a.
Agora, se o zagueiro se enganar no posicionamento – por estar muito de cada lado do jogador, ou por ficar muito apertado, esse seria o momento de tentar virar.
Alguns pivôs dirão que o momento que eles tentam virar é quando sentem o braço do defensor sobre eles – como isso geralmente é uma indicação de que o defensor acabou de se plantar em uma posição.
Muitas vezes, em vez de virar, pode ser mais apropriado procurar deixar a bola com um passe para um companheiro de equipe que está fazendo a corrida para a frente.
Confira: O que faz um goleiro de futsal?