A luta de sumô é um esporte de combate complexo com uma história rica que remonta ao Japão antigo. Com raízes tradicionais e habilidades técnicas complexas, o sumô é muito mais profunda do que homens grandes lutando em tangas.
Continue lendo para conhecer os fundamentos da luta de sumô e como essa atividade única cresceu e se tornou um elemento básico de entretenimento no Japão.
História do Sumô
O sumô é derivado de antigos rituais de dança japoneses em que os homens mais fortes exibiam suas habilidades para agradar aos deuses e expressar gratidão por terem trazido uma boa colheita.
Mais tarde, em 1192, o sumô tornou-se um teste para comparar a força e determinar os lutadores mais fortes. Durante o Período Edo, a luta de sumô cresceu em popularidade e se transformou no esporte moderno que vemos hoje.
Regras do Sumô
A luta de sumô é realizada no dohyō, a superfície elevada de argila coberta de areia que abriga o ringue, com 4,55 metros de diâmetro. Antes do início da luta, os lutadores ficam atrás de duas linhas brancas chamadas shikirisen, que são pintadas em ambos os lados do ringue.
Como parte das cerimônias pré-combate, o dohyō é “limpo” colocando-se castanhas secas, algas secas, chocos secos, bagas de noz-moscada e arroz limpo em um pequeno buraco no meio do ringue como uma oferenda aos deuses.
Ao contrário de muitos estilos de luta, o sumô não tem classes de peso. Há apenas algumas exceções ao que os lutadores não podem fazer, incluindo puxões de cabelo, arrancamento de olhos e asfixia.
Socos com os punhos fechados e agarramentos na área da virilha do mawashi também são proibidos, mas tapas com os punhos abertos e agarramentos do mawashi fora da área da virilha são manobras legais.
- Não é permitido puxar o cabelo, arrancar os olhos ou sufocar.
- Você pode bater em seu oponente desde que seu primeiro golpe permaneça aberto.
- Não é permitido agarrar a área da virilha do mawashi de seu oponente, mas outras áreas do tecido são permitidas.
Equipamentos de Sumô
Novos dohyōs de argila são construídos antes de cada torneio e devem ser uniformemente revestidos com areia usando um pincel para que os árbitros possam determinar quando um lutador sai do ringue.
Os próprios lutadores vestem apenas um mawashi, que é uma tanga de tecido que normalmente se estende por cerca de 9 metros quando desdobrada. Às vezes, ele pode ser enfeitado com borlas longas e decorativas, o que é arriscado porque os lutadores podem agarrar o mawashi do oponente para desequilibrá-lo.
Estratégias Utilizadas
As estratégias usadas incluem empurrar o oponente até que ele caia e forçar a saída, o que significa prender o oponente com agarrões fortes e empurrá-lo para fora do ringue. Os lutadores também podem empurrar repetidamente em uma sucessão rápida para manter o oponente afastado.
Um bom contra-ataque aos empurrões são os arremessos, em que os lutadores usam os pontos de articulação do oponente para girar e jogá-lo no chão. A estratégia mais dominante é o levantamento, em que o lutador usa a posição e o tempo para levantar o oponente no ar.
Há seis divisões que classificam os lutadores na Associação de Sumô do Japão, sendo a mais alta a makuuchi e a mais baixa a jonokuchi. O nível mais alto de lutadores é o yokozuna, que é o melhor dos melhores.
Enquanto os lutadores flutuam no sistema de classificação, chamado banzuke, com base no desempenho em torneios, um lutador que chega a yokozuna nunca é rebaixado e espera-se que se aposente quando seu desempenho começar a ficar abaixo do esperado.
Aqui estão as divisões da luta de sumô que você deve conhecer (classificadas de alto a baixo):
- Yokozuna
- Makuuchi
- Juryo
- Makushita
- Sandame
- Jonidan
- Jonokuchi