O forehand no tênis é um dos golpes mais básicos e frequentemente utilizados no esporte. Esse fundamento tem a palma interna da mão dominante segurando a raquete voltada para frente, e balançando a raquete através do corpo na direção em que o tenista quer colocar a bola.

Conforme os jogadores avançam, eles podem usar uma das quatro empunhaduras para mudar e levantar a mão dianteira. As quatro pegadas principais utilizadas são: a Western, a Semi-Western, a Eastern e a Continental.

Depois de usar o forehand, é importante que o tenista siga adiante, garantindo que a bola caia no local desejado na quadra.

A terminação correta do movimento faz com que a raquete se mova em um movimento em arco, subindo do ponto de contato com a bola perto de sua cintura, até bem acima de seu ombro não dominante.

Como Funciona o Forehand no Tênis?

O forehand tem o potencial de ser um golpe que muda o jogo, pois permite tanto mais rotação quanto mais potência do que outros fundamentos, portanto, os jogadores devem tirar proveito disso. Entretanto, para fazer isso, é preciso ter a técnica de forehand correta e praticá-la incontáveis vezes.

Em geral, quando as pessoas se referem ao forehand, elas significam um forehand com spin – o que significa que o jogador bate em cima da bola, fazendo com que ela gire para frente.

Tecnicamente, um “forehand” pode ser atingido com slice, mas as pessoas se referem principalmente a esses como slice (escovar a bola por baixo, o que causa um tipo de “backspin”).

Para jogadores destros, um forehand é executado do lado direito. Para jogadores canhotos, ele é executado do lado esquerdo.

Um forehand é normalmente executado com topspin. Um golpe com topspin salta bem alto depois que aterrissa na quadra do adversário e tende a empurrar o adversário de volta. Estes tiros são usados para manter um oponente em uma posição defensiva.

Algumas das pegadas que mencionamos acima naturalmente adicionarão mais topspin à mão (como o Western e o Semi-Western), enquanto que a pegada Eastern normalmente resultará em tiros mais planos. Eles são ideais para superfícies lentas e saltitantes, como saibro ou algumas quadras lentas e duras.

Para acertar um tiro com topspin, você deve escovar por cima da bola, basicamente começando no meio e se movendo para frente. Isto fará com que a bola gire para frente.

Dicas Extras

Estas são algumas das melhores dicas para se atingir um forehand fantástico:

  • É Tudo Sobre as Pernas: Embora possa parecer que a maior parte de sua força forehand virá de um balanço rápido, a força real virá de suas pernas. Trabalhe essas pernas e certifique-se de usá-las bem nas suas mãos.
  • Use a posição correta: Não fique muito preso ao uso de uma postura de frente. O tênis é um jogo onde você precisa se adaptar o tempo todo, portanto cada tiro requer uma postura diferente. Trata-se de usar a postura correta para essa postura específica.
  • Sempre avance: Sempre tente ter certeza de que seu peso corporal está se movendo para frente quando você acerta seu antebraço. Isso reduzirá os erros na rede e lhe dará mais poder.
  • Acerte-o na frente: Tente sempre fazer contato com a bola bem na frente de seu corpo, de preferência na altura do quadril. Não deixe a bola ficar muito alta, caso contrário, será mais difícil cronometrar a tacada corretamente.
  • Concentre-se no tiro completo: Não se esqueça de fazer o follow-through adequado!
  • Mais rápido nem sempre é melhor: Um grande equívoco para os iniciantes (e alguns jogadores avançados) é que você precisa acertar com força para ganhar pontos. Isso é completamente incorreto e, na maioria dos casos, um bom forehand será melhor do que um rápido.
  • Variedade: sempre tive um forehand bastante decente, mas não foi a velocidade do forehand que o fez bom. Eu sempre tentei mudar as coisas para cima, como ângulos, direções e velocidade. Isso fará seu oponente ficar perdido, o que é uma grande vantagem. Portanto, certifique-se de estar treinando todo tipo de forehand por aí!

Tenistas com os Melhores Forehands

No tênis masculino, Roger Federerer, Rafael Nadal, Juan Martín del Potro, Fernando Verdasco, Kyle Edmund e Novak Djokovic são todos considerados como tendo excelentes forehands como parte de seu conjunto de habilidades.

No tênis feminino, Sloane Stephens, Naomi Osaka, Madison Keys, Ashleigh Barty, e Aryna Sabalenka são todos considerados como tendo fortes forehands.

Confira outros fundamentos:

Autor

Previous

Quanto Tempo Dura uma Partida de Tênis?

Next

Praticar Tênis Emagrece Mesmo?