Pode fazer natação e musculação no mesmo dia? Se sim, é importante a ordem em que você completa seus treinos, ou é irrelevante em termos de seu sucesso no treinamento? Nadar antes de uma sessão em terra firme destrói seu ganho de força?

Tudo depende de seu objetivo de treinamento. Antes de mergulharmos nisso, vamos explorar os prós e os contras de qualquer ordem:

Pode Fazer Natação e Musculação no Mesmo Dia?

Sim, você pode fazer natação e musculação no mesmo dia. Por outro lado, a depender dos seus objetivos, um exercício pode se sobressair em relação ao outro.

Tudo depende de seu objetivo de treinamento. Antes de mergulharmos nisso, vamos explorar os prós e os contras de qualquer ordem:

Nadando primeiro

Natação antes é ótimo porque lhe dá a oportunidade de queimar mais calorias ao longo da sessão de musculação, elevando inicialmente seu ritmo cardíaco. Isto aumenta sua temperatura interna e eleva as exigências metabólicas impostas a seu corpo.

Isto garante que seu ritmo cardíaco permanecerá elevado, aumentando assim a queima calórica geral durante todo o treino. A desvantagem é que você estará mais cansado após nadar e não terá tanta energia para gastar em treinamento de resistência, o que é melhor para fazer mudanças físicas duradouras.

Musculação primeiro

Como o sistema aeróbico é muito mais eficiente em termos de geração de ATP, o treinamento de peso em primeiro lugar pode ser benéfico porque permite que você chegue à porção de queima de gordura do treino mais rápido do que se você tivesse ido nadar primeiro.

Concentrar a maior parte de sua energia em fazer melhorias na sala de peso resultará em melhores ganhos de força. Depois que todo o glicogênio estiver esgotado na academia, você queimará mais gordura durante seu treino de natação.

A desvantagem desta técnica é que pode ser difícil se empurrar através de uma sessão de natação imediatamente após um duro treino de ginástica. Seus músculos ficarão cansados e você poderá notar que sua técnica de natação se desfaz mais rapidamente.

Então, qual é a melhor? Depende de seu objetivo!

Qual o melhor: natação ou musculação?

Para construir músculo e maximizar a força

Se o seu objetivo é construir músculo e aumentar sua força máxima, faça sua sessão de força antes de nadar. Você não deve tentar um treino de fortalecimento quando seus músculos já estão cansados da piscina. Você não pode fazer exercícios com a intensidade necessária para proporcionar um estímulo ideal de treinamento.

Se você estiver levantando pesos pesados, a fadiga excessiva dos músculos pode aumentar seu risco de lesões durante a natação. Sua coordenação sofrerá e seus músculos estabilizadores ficarão cansados.

Para melhorar o desempenho na natação

Se seu objetivo é melhorar seu desempenho na natação, nade antes do treinamento de força. Para produzir um estímulo de treinamento eficaz, seus músculos devem ser descansados antes de longos ou intensos treinos de natação.

Músculos cansados antes de nadar impactam negativamente sua técnica e eficiência na água. Isto pode então levar a lesões por esforço e uso excessivo em suas articulações e músculos.

Para perder peso

Se a perda de peso é seu objetivo, faça seu treinamento de força antes de nadar para esvaziar suas lojas de carboidratos. Isto forçará seu corpo a produzir energia principalmente a partir da gordura em vez de carboidratos durante seu banho.

No entanto, você precisa ser inteligente com seu treinamento usando este método. Você não será capaz de esmagar um treino longo e desafiador com as lojas de carboidratos vazias.

Embora seja verdade que uma porcentagem muito maior de gordura é queimada por energia, a queima calórica, por outro lado, é relativamente baixa devido à baixa intensidade do exercício.

Se você está procurando perder peso, um balanço energético negativo é fundamental: se você queima mais calorias do que consome, você perderá peso. No final das contas, o que importa é quantas calorias você queima no total durante o seu treino.

Espalhe seus exercícios ao longo de vários dias em vez de fazer vários exercícios a cada dia. Dessa forma, você pode treinar com alta intensidade e queimar muitas calorias, enquanto dá ao seu corpo o tempo necessário para se recuperar adequadamente antes do próximo exercício físico.

Em geral, não se deve fazer dois treinos de trás para frente no mesmo dia. Você alcançará melhores resultados tanto em sua força quanto no treinamento de natação se você der tempo suficiente para a recuperação de seu corpo. Se você quiser combinar seu treinamento de força e resistência, deve seguir a ordem mais adequada para seu objetivo específico de treinamento.

Autor

Previous

Quais São as Modalidades da Natação?

Next

Quais os Benefícios da Hidroginástica?