Na natação competitiva, os atletas competem em uma dos tipos de nado na natação: estilo livre, nado de costas, nado de peito ou borboleta. Estilo livre e costas são considerados nados de eixo longo, o que significa que o impulso que o corpo de um nadador cria com a rotação lado a lado é o que dá poder ao nadador.
Com os nados de peito e borboleta, que são nados de eixo curto, a rotação não é lateral, portanto a força vem dos quadris.
No estilo livre e o de costas na natação, os nadadores alternam lados da raia com um giro invertido. Os nadadores de costas usam um conjunto de bandeiras acima de suas cabeças para contar o número de nados que serão necessários para alcançar a parede, virando sobre seus estômagos com um golpe restante.
Na borboleta e no peito, os nadadores tocam a parede com duas mãos, depois giram suas pernas para dentro e empurram para fora da parede.
Quais são os Tipos de Nado na Natação?
Estilo Livre
Também conhecido como crawl, o estilo livre é o mais rápido dos nados e é, portanto, o que os atletas usam para cobrir a maior distância. O freestyle é usado para competição em corridas de sprint e distância, em nadas de 50, 100, 200, 500, 1000 e 1650 jardas.
Os eventos de revezamento, onde os nadadores completam determinadas distâncias consecutivamente, também são normalmente realizados em estilo livre em distâncias totais de 200 jardas (50 jardas para cada um dos quatro nadadores), 400 jardas (100 jardas por nadador) ou 800 jardas (200 jardas por nadador).
O estilo livre é realizado com um chute contínuo de seis batidas, onde as pernas do atleta se movem para cima e para baixo com seus tornozelos apontados.
Os movimentos dos braços se alternam, com o nadador trazendo um braço através da água até sua coxa enquanto o outro braço alcança a frente, fora da água.
A respiração é feita inclinando a cabeça de um lado para o outro no que é conhecido como respiração rotativa. Os nadadores em estilo livre respiram a cada três ou cinco batidas, ou menos, dependendo da distância da corrida.
Uma coisa importante a ser notada: enquanto o nadador parece estar de bruços, seu corpo nunca é completamente plano na água, mas, em vez disso, gira continuamente de um lado para o outro. Sem este movimento de lado a lado, seriam necessários muitos mais golpes para completar a mesma distância.
Nado de Costas
O nado de costas é realizado de maneira semelhante ao estilo livre, com um chute e movimentos de braço giratório. Como no crawl, uma rotação lateral é essencial para um movimento eficiente. Com cada rotação do braço, o nadador gira o ombro oposto para fora da água enquanto o braço submerso puxa para baixo até a coxa do nadador.
Este nado é feito de forma competitiva a 100 e 200 metros de distância. Ao contrário dos outros traços, os atletas que nadam de costas não iniciam cada corrida a partir de um bloco de partida elevado.
Em vez disso, os nadadores entram na água e iniciam a corrida empurrando da parede, seja pela calha da piscina ou com a ajuda de alças de costas presas ao bloco de partida.
Nado de Peito
O peito, que se pensa ser o mais antigo dos quatro traçados, é corrido competitivamente a 100 e 200 metros de distância. Ao contrário do estilo crawl e de costas, os nadadores movem ambos os braços ao mesmo tempo em um amplo puxão.
O puxão combina com um chute parecido com o movimento de um sapo, sendo realizado em uma sequência de puxar, respirar, chutar, deslizar. O planeio, onde as pernas e braços do nadador são totalmente estendidos por um breve período de tempo, é essencial para um movimento eficiente. Os nadadores que nadam de bruços respiram a cada golpe.
Os nadadores que competem em bruços começam dos blocos iniciais e, ao entrar na água, realizam uma arrancada de bruços. Após uma rajada prolongada, onde os braços do nadador permanecem estendidos acima da cabeça, os braços descem até as coxas ao mesmo tempo em que um único chute de golfinho.
A partir daí, os braços e as pernas completam o primeiro golpe de peito, assim como o nadador está quebrando a superfície. Também é realizado um arrancamento de cada parede consecutiva.
Nado Borboleta
A borboleta é corrida competitiva em distâncias de 100 e 200 jardas e originou-se quando um atleta realizou uma borboleta durante um nado de peito.
O atleta insistiu que a borboleta, ao nadá-la, era considerada tecnicamente correta no que diz respeito ao nado de peito, e estava certo, o que levou ao reconhecimento da borboleta como modalidade de competição em 1933.
O nado, como o de peito, envolve movimentos simultâneos dos braços, começando esticados na frente do atleta, depois puxando para baixo até as coxas e saindo da água de volta para sua posição estendida.
Dois chutes de golfinhos são realizados para cada puxão de braço, um quando os braços são esticados e outro quando alcançam as coxas. A cabeça é levantada para respirar quando os braços são puxados até o meio em direção às coxas.
Medley ou Medley Individual
Um medley individual, ou MI, é uma combinação de todos os quatro nados acima na ordem de borboleta, nado de costas, nado de peito e estilo livre. As corridas são de 200 jardas (50 jardas de cada curso) ou 400 jardas (100 jardas de cada curso).
Os eventos de revezamento também podem ser disputados como medleys, em distâncias de 200 ou 400 jardas. Em vez de uma ordem de revezamento borboleta/costas/peito/estilo livre para um revezamento medley, a ordem é costa, peito, borboleta, e depois estilo livre. O nado de costa começam o medley, já que eles começam na água.