Os drills no Jiu-Jitsu utilizam vários movimentos dinâmicos para controlar e eventualmente submeter um oponente. Há milhares de técnicas disponíveis à sua disposição. A beleza é que você pode criar um jogo que é exclusivamente seu.

Você tem a liberdade de escolher as técnicas que funcionam para seu corpo e sua personalidade. Isto pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição.

Ter muitas escolhas beneficia aqueles que querem construir um jogo único, mas você também precisa encontrar tempo para praticar as técnicas para fazê-las funcionar em treinamento e competição.

Melhores Dicas de Drills no Jiu-Jitsu

Por mais que seja um esporte físico, ele também requer muito planejamento cuidadoso para atingir um certo nível de proficiência. Muitas pessoas têm dito que o Jiu-Jitsu brasileiro é semelhante ao xadrez, e é verdade em muitos aspectos. Ambos requerem um sólido entendimento dos princípios básicos, bem como táticas e estratégia.

Um detalhe crítico que é comum em ambos os jogos é o conceito de ser capaz de reconhecer padrões, dependendo de como seu oponente reage. Ao praticar o reconhecimento de padrões, você será capaz de prever instantaneamente os movimentos mais típicos, dando-lhe assim as ferramentas para abrir oportunidades de ataque.

No contexto do xadrez, a maneira mais fácil de treinar o reconhecimento de padrões é praticando temas táticos comuns que você verá nos jogos. Isto geralmente começa com a introdução de um mate fácil em um e dois padrões. Gradualmente, ele se desenvolve até os temas mais complexos que eventualmente levam ao xeque-mate ou a uma enorme vantagem da peça.

O equivalente a temas táticos de treinamento em Jiu-Jitsu é praticar os componentes essenciais de uma técnica (ou série de técnicas). O objetivo dos exercícios é ajudá-lo a entender como aplicar as técnicas corretamente. Ele também constrói a memória muscular, o que lhe dá a capacidade de usar esses movimentos automaticamente em sparring.

Pense em atividades como nadar, andar de bicicleta, ou jogar seu jogo de vídeo favorito. Se você já praticou o suficiente, fazer estas atividades se torna tão fácil que é quase reflexivo. Como diz a citação de Zig Ziglar: “A repetição é a mãe do aprendizado, o pai da ação, o que faz dela o arquiteto da realização”.

Drills para Acelerar Aprendizado

A próxima coisa que precisamos falar é sobre o processo real das técnicas de drills no Jiu-Jitsu. Se você quiser aprender uma nova técnica, a melhor maneira de aprendê-la é quebrá-la até sua forma mais simples. É imperativo que você aprenda técnicas com um bom instrutor para garantir uma instrução de qualidade. Não vale a pena se você estiver fazendo isso errado em primeiro lugar.

Comece aplicando a técnica com um parceiro não existente. Esteja atento à mecânica essencial de agarrar e siga todos os passos da melhor forma possível. Nas etapas iniciais de aprendizagem de um movimento, o foco principal é entender como você deve posicionar seu corpo em relação ao seu parceiro de treinamento. Não apresse seus movimentos, e mantenha a mente aberta enquanto ainda estiver na fase de aprendizagem.

Uma vez que você se sinta confortável com os princípios básicos da técnica, agora você pode se mover com resistência. Estude as principais reações e defesas do movimento que você está estudando e inclua-as em seus drills. Fazendo isso, você aprofunda seu entendimento da técnica. Também força sua mente a pensar em combinações em vez de apenas movimentos singulares.

Autor

Previous

Como Funciona a Chave de Perna no Jiu-Jitsu (Leglock)?

Next

Como Funciona a Raspagem no Jiu-Jitsu?