Conhece as regras do vôlei de praia? O vôlei de praia é um esporte emocionante e de ritmo acelerado no qual duas equipes, separadas por uma rede elevada, competem para derrubar a bola no lado adversário da quadra.
O vôlei de praia pode ser uma atividade recreativa na praia, mas as partidas formais de vôlei seguem um conjunto de regras que controlam o tamanho da quadra, o número de jogadores, as especificações do equipamento e o jogo.
Quais São as Regras do Vôlei de Praia?
Conhecer e compreender os princípios básicos do vôlei de praia pode ser útil tanto para os novatos quanto para os veteranos da praia. Dito isto, aqui está um esboço dos princípios do esporte:
Não Deixe a bola bater no chão do seu lado da rede
O objetivo principal no vôlei é fazer a bola bater no chão do lado adversário da quadra, ao mesmo tempo em que evita que ela caia no seu lado.
Os jogadores de praia fazem de tudo para evitar que a bola bata na areia – e eles têm os arranhões e hematomas para provar isso.
Limite de Três Toques
Cada equipe tem um máximo de três toques antes de passar a bola por cima da rede. A sequência preferida é uma recepção, seguido por um levantamento (um passe aéreo com as mãos), e depois um ataque (golpe aéreo com uma mão dirigida sobre a rede e em direção ao adversário).
As equipes também têm permissão para bloquear a bola quando ela vier sobre a rede e o contato resultante não conta para os três contatos por lado.
Em teoria, isto significa que uma equipe poderia tecnicamente entrar em contato com a bola quatro vezes (sendo o primeiro contato um bloco) sem penalidade.
Dois Jogadores por Equipe
No vôlei de praia, as equipes são compostas por dois jogadores. A responsabilidade de servir é alternada entre os dois companheiros de equipe.
Como duas pessoas são responsáveis pela cobertura da quadra, os jogadores geralmente escolhem um parceiro com um conjunto de habilidades complementares, mas opostas.
Por exemplo, um jogador que seja um excelente atacante, mas uma passador mediano, gostaria de escolher um companheiro de equipe que fosse um passador acima da média.
Nenhum Jogador Pode Tocar Duas Vezes Seguidas na Bola
As regras estabelecem que nenhum jogador pode bater a bola várias vezes seguidas. Embora este princípio pareça ser simples, pode ficar um pouco confuso: Se o duplo contato ocorre na tacada inicial de um time, é uma jogada legal.
Entretanto, o duplo se torna ilegal se um jogador fizer duas tentativas separadas para acertar a bola. Em outras palavras, você pode bater a bola duas vezes desde que ela esteja no primeiro contato de seu time e você tenha feito um único movimento para entrar em contato com a bola.
Nenhum Jogador Pode Carregar a Bola
O vôlei pode ser classificado como um esporte de rebote porque as regras impedem os participantes de entrar em contato com a bola por um longo período de tempo. Os jogadores não estão autorizados a carregar, palmas ou arremessar a bola.
Não Pode Haver Contato com a Rede
Nenhuma parte do corpo ou uniforme pode tocar a rede, mas os participantes podem jogar a bola fora da rede durante um voleibol e um saque.
Além disso, no vôlei de praia é perfeitamente legal cruzar sob a rede, desde que não interfira na tentativa de um adversário de jogar a bola.
Regras do Vôlei de Praia Durante o Jogo
Como no tênis, as partidas de vôlei são divididas em sets individuais (melhor de três sets) e uma equipe deve ganhar dois sets da série para poder ganhar a partida.
Antes do início de uma partida, o árbitro conduzirá uma reunião de capitão e um lançamento de moeda. O vencedor do lançamento da moeda tem a opção de escolher entre servir ou receber o saque. O privilégio do “primeiro saque” será então alternado entre as equipes nos jogos seguintes.
O primeiro time a fazer 21 pontos ganha o jogo, mas o jogo continua até que um time ganhe por pelo menos dois pontos em caso de empate.
Por exemplo, se o placar estiver empatado em 20-20 e o time “A” marcar 21 pontos, o jogo ainda não está pronto porque nenhum dos dois times ganhou vantagem de dois pontos. O terceiro set – que sempre atua como um desempate – é jogado com 15 pontos.
Como nos dois primeiros jogos da partida, um time deve adquirir pelo menos dois pontos de vantagem para vencer o desempate. Um conjunto decisivo no voleibol é um conjunto que é jogado para determinar o vencedor de uma partida.
Cada equipe tem 1 tempo limite por set. Um tempo limite técnico é chamado pelo árbitro quando o placar aumenta para 21. Isto permite que ambas as equipes tenham um intervalo adicional durante a partida e é um bom indicador de quão extenuante pode ser o vôlei de praia.
Por exemplo, se a equipe A tiver seis pontos e a equipe B tiver sete pontos, as equipes trocarão de lado após o próximo ponto, pois a pontuação total será igual a 14 (um múltiplo de sete). No terceiro jogo, as equipes mudam de lado quando a pontuação total é um múltiplo de cinco.
Quadra e equipamento
O vôlei de praia é jogado em uma superfície retangular de jogo – ou quadra – medindo 16 x 8 metros. A quadra é dividida em linhas de quadra: duas partes iguais divididas por uma linha central e uma rede. A rede reside sobre a linha central e fica a uma altura de 2,43 m para os homens e 2,24 m para as mulheres.
Pontuação
Um ponto é concedido quando o jogo pára no final de cada rally. Uma equipe não precisa estar servindo para marcar pontos. Este método de pontuação é chamado de “sistema de pontos de rali”.
Substituições
Ao contrário das regras do vôlei de quadra, as regras do vôlei de praia não permitem substituições. Se um jogador se machucar durante uma partida e não puder jogar, seu time deve desistir da competição.