Conhece os fundamentos do vôlei? O vôlei é um esporte excitante e desafiador, com tantas habilidades diferentes para trabalhar para melhorar à medida que você começa sua jornada no vôlei.

Jogadores jovens, pais que são novos no voleibol e novos treinadores muitas vezes se perguntam: “Quais são as principais habilidades fundamentais no voleibol” e o que devemos trabalhar para dominar primeiro?

Não faz sentido dominar suas habilidades de bloqueio quando você ainda não aprendeu a servir! À medida que você progredir, é claro que haverá habilidades que você usará muito mais do que outras, mas todas estas são habilidades fundamentais que você aprenderá à medida que crescer como um jogador.

Quais São os Fundamentos do Vôlei?

Os fundamentos de vôlei são o saque, o passe, o levantamento, o ataque, a defesa, o bloqueio e a manchete. Cada um possui suas características e habilidades específicas.

Saque

Como um novo jogador, este é o primeiro grande obstáculo que você enfrenta. Quando for sua vez, pode ser muito assustador pisar na linha com todos que o observam. Você pode sentir muita pressão ou até mesmo vergonha.

Lembre-se que todo jogador que já praticou o esporte do vôlei em todo o mundo já esteve em seu lugar! Todos os jogadores na quadra com você tiveram que enfrentar essa experiência. Todos eles sabem como é e ainda estão jogando.

Por isso, seja calmo e paciente e leve seu tempo para dar o melhor de si. Lembre-se, no vôlei, servir é o único momento em que você está no controle total da situação e você pode tomar um momento para reunir seus pensamentos e concentrar-se no uso de uma boa técnica.

Todas as outras habilidades serão usadas no movimento do jogo, mas servir é feito tão lentamente quanto você precisa.

Confira: Como sacar no vôlei?

Passe

O passe é quando você está fazendo o primeiro contato, quando a bola vem sobre a rede. Quer você esteja recebendo o saque, jogando uma bola livre ou defendendo um ataque, você quer passar a bola para seu colega de equipe para ajudar sua equipe a criar um ataque.

Muitas vezes, como iniciantes, tentamos simplesmente passar a bola para o outro lado da rede e esperamos que o outro time faça besteira, mas quanto mais cedo você puder aprender a fazer um passe, melhor ficará no vôlei.

Fazer um passe não é apenas impedir que a bola atinja o chão, é escolher para onde você vai mandar a bola em seguida. Antes de fazer o contato, pense em onde está seu alvo. Seu levantador está contando com você para dar a eles uma bola jogável para que eles possam armar um ataque.

Você usa seus antebraços para criar uma superfície plana da qual a bola irá ricochetear. Você está criando o ângulo correto para que a bola vá na direção do seu alvo.

Não balance seus braços, o normalmente tem velocidade suficiente para passar sem muito mais energia adicionada. Ao invés disso, você está tentando redirecionar essa energia. Use suas pernas para adicionar qualquer energia extra que você precise em seu passe, saindo de sua posição de agachamento à medida que você faz contato.

Levantamento

Um levantamento é normalmente o segundo contato com a bola em seu lado da rede. O set é o que decide se sua equipe vai mandar de volta um ataque, uma bola livre ou talvez não mandá-la de volta.

Os levantadores quase sempre usam um voleibol que é o passe com a ponta dos dedos. Você está usando mãos flexíveis para redirecionar a bola para um alvo que seu rebatedor pode atingir.

Você precisa ter uma comunicação clara com sua equipe, chamando o que você está definindo e para quem. Para isso, você precisa entender o que seu treinador quer como um plano de jogo e estar ciente de onde seus colegas de equipe estão na quadra.

Em geral, você estará tentando colocar a bola suficientemente alta para que seu atacante tenha tempo de fazer uma aproximação e tentar fazer um ponto, então você está colocando a bola muito mais alta do que eles podem alcançar quando eles estão no topo de seu swing.

Você quer colocá-los suficientemente perto da rede para que eles tenham um ótimo local para bater, mas não tão perto que o outro time tenha a chance de jogá-la antes que seu rebatedor possa. Tente mantê-lo entre 1 e 2 comprimentos de braço da rede.

Ataque

O ataque é o terceiro contato que sua equipe faz com a bola quando se trata do seu lado da quadra. Há muitos tipos de ataques, mas a habilidade fundamental é bater a bola com força em direção aos adversários.

Quando você está atacando a bola, você tem que estar pronto, estando mais longe do local que você quer, para que você possa fazer uma aproximação. Sua aproximação será de 3 passos e depois um salto, então você precisa estar longe o suficiente da rede para acomodar isso.

À medida que o levantador começar a armar a jogada para o atacante, você dará um passo de esquerda-direita-esquerda e depois saltará com os dois pés (se você for um batedor destro). Durante seu último passo, você está voltando para trás com seus braços para levantá-los e criar força e impulso com seu salto.

Ao pular, alcance alto e então lidere seu alvo com sua mão sem bater, estendendo-o para fora à sua frente enquanto enrola seu braço que bate para trás. O cotovelo deve apontar diretamente atrás de você, enquanto a palma da mão que está batendo deve estar voltada para longe da sua cabeça.

Defesa

A defesa é uma habilidade mais avançada e fundamental no voleibol, que é receber e salvar a bola do ataque duro de um adversário.

À medida que se avança no voleibol, os ataques se tornam cada vez mais refinados. A bola vem mais rapidamente e os adversários atacam com mais estratégia.

Como defensor, você precisa de habilidades sólidas para manter seu time no jogo. Jogar uma boa defesa tem muito a ver com suas habilidades de observação enquanto a bola está do outro lado da rede.

É fácil ver líberos e especialistas em defesa fazerem defesas incríveis e pensar que eles têm sorte ou que apenas têm bons reflexos. Embora os reflexos tenham um papel a desempenhar, esta parte do jogo é muito mais mental do que parece.

Bloqueio

Acredito que o bloqueio é a mais avançada das habilidades fundamentais do voleibol porque realmente vem mais tarde em seu desenvolvimento do voleibol.

Até que você esteja jogando em um nível que tenha atacantes consistentes, não há muito uso para o bloqueio. Dito isto, um bloqueador médio forte pode fazer uma enorme diferença em algumas equipes da escola média.

Bloquear realmente tem dois objetivos; negar o ataque do adversário e quando isso falha, limitar aonde esse ataque pode ir. Muitas vezes, seu bloqueio restringe para onde eles podem mandar a bola e isso ajuda sua defesa com muito mais sucesso.

O bom bloqueio é mais do que um simples salto vertical, pois você precisa de bom trabalho de pés, bom timing e boa técnica de mãos para todos trabalharem juntos.

O que é uma dupla falta no voleibol?

Quando um jogador de cada equipe comete uma falha simultaneamente, o árbitro pode chamar uma dupla falta e o ponto será jogado novamente. Por exemplo, isto pode acontecer quando 2 jogadores estão competindo pela bola na rede e ambos se tocam na rede ao mesmo tempo.

O que os juízes de linha fazem no vôlei?

Os juízes de linha fazem parte da equipe oficiante durante um jogo de voleibol. Suas responsabilidades incluem chamar a bola para dentro ou para fora, chamar um sacador para pisar sobre a linha e vigiar o toque se um jogador fez contato com a linha da quadra antes que tocar na bola.

Autor

Previous

Como Sacar no Vôlei?

Next

Quais São as Posições do Vôlei?