Conhece os benefícios do judô? O aprendizado do judô requer equilíbrio, empurra e puxa, a canalização de energia dentro de você e contra seu oponente. Para ter sucesso, você também precisa ser equilibrado, tanto mental quanto fisicamente.

Aprender uma arte marcial pode fomentar esse equilíbrio, tendo um efeito profundamente positivo em seu bem-estar físico e mental.

Quais os Benefícios do Judô?

Os benefícios físicos do treinamento em judô falam por si, portanto, neste artigo vamos nos concentrar especificamente em como o judô pode beneficiá-lo mentalmente.

Melhora da aptidão física geral

O judô é uma atividade física que pode melhorar a aptidão física geral. Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que um programa de treinamento de judô de 12 semanas melhorou a força muscular e a resistência cardiovascular em jovens.

Desenvolvimento da coordenação motora

O esporte requer uma boa coordenação motora, o que pode ser desenvolvido com o treinamento. Um estudo publicado no Journal of Human Kinetics descobriu que a prática por 12 semanas melhorou significativamente a coordenação motora em crianças.

Aumento da autoestima e confiança

O judô aumenta a autoestima e a confiança em si mesmo, demonstrado por um estudo publicado no Journal of Martial Arts Anthropology, sendo eficaz na promoção de atitudes positivas em relação a si mesmo em jovens.

Melhoria da saúde mental

O judô incrementa a saúde mental e reduz sintomas de ansiedade e depressão. Um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Research descobriu que o judô pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade em adultos.

Controle emocional

O judô é bem conhecido por seus valores. O judô enfatiza a importância de executar as técnicas com a máxima eficiência e o mínimo esforço.

Para alcançar o equilíbrio é preciso manter a calma e agir a partir de um lugar racional, não de um lugar de raiva. Isto pode ser difícil, pois você pode experimentar frustração ou raiva ao treinar e cometer erros.

Quando você aprender a controlar suas emoções para aperfeiçoar suas técnicas, você notará a capacidade de regular melhor suas emoções também em seu dia-a-dia. O judô lhe mostrará como manter sua mente e corpo em equilíbrio, usando ambos juntos para aperfeiçoar sua arte.

Quanto mais você praticar esta regulação emocional, mais ela o ajudará fora do treinamento. Regulamentar suas emoções o ajudará a tomar decisões mais racionais, torná-lo menos reativo, menos rápido para a raiva, e mais calmo em geral.

Conclusão

Para ter sucesso no judô, é preciso praticar e treinar continuamente. Enquanto estiver fazendo isso, você falhará de vez em quando e cometerá erros. Para a maioria das pessoas, o fracasso é um obstáculo, um ponto no qual se deve desistir. O judô ensina a superar o fracasso e mostra como tratar os erros como oportunidades para aperfeiçoar sua técnica.

Esta mudança mental não se aplica apenas ao seu treinamento de Judô. Você notará que quando você se aproxima de algo novo, diferente ou desafiador em outras áreas de sua vida você está menos apto a desistir ou a tratar seus fracassos como finais se você também estivesse praticando Judô.

Ao continuar em seu treinamento de judô, você terá a oportunidade de trabalhar em diferentes níveis. Isto também lhe ensina a ser paciente e a atingir objetivos maiores, trabalhando para objetivos menores ao longo do caminho.

Por estas razões, o Judô é uma ótima maneira de promover seu desenvolvimento pessoal e aprender sobre o estabelecimento de metas, trabalhando para algo a longo prazo e gerenciando o fracasso como uma força para o bem.

Confira:

Autor

Previous

Qual a Diferença entre Kickboxing e Boxe?

Next

Como Funcionam as Faixas do Judô?