A natação é um esporte popular tanto para recreação quanto para competição. Há quatro nados que são disputadas em vários comprimentos (borboleta, peito, costas e estilo livre).

Há também três revezamentos de 4 pessoas e um evento chamado medley individual, que combina os quatro nados que são disputados. O objetivo é ser a primeira pessoa a tocar a parede em uma corrida, assim como alcançar os melhores tempos pessoais em cada evento.

O que é Natação?

As corridas são realizadas em alguma combinação de um dos quatro traços: borboleta, nado de costas, nado de peito e estilo livre. Destes, o nado de peito é o mais precoce a ter sido praticado. Nadar um certo número de voltas de cada uma das quatro pancadas é conhecido como um medley individual.

As corridas dos tempos modernos variam de 50 a 1500 metros de distância. O estilo livre é praticado a distâncias de 50, 100, 200, 400, 800 e 1.500 metros, e os outros três nados só são praticados a distâncias de 100 e 200 metros. O medley individual é realizado em distâncias de 200 e 400 metros.

Há também três eventos de revezamento, onde grupos de quatro nadadores completam uma determinada distância um após o outro: há 4 x 100 e 4 x 200 metros de relés de estilo livre e um revezamento de 4 x 100 medley.

História

A história da natação tem relatos desde 2500 a.C. no antigo Egito, Assíria, Grécia e Roma. Há evidências de corridas de natação ocorrendo no Japão já no século I a.C. com eventos de natação organizados no Japão durante o século XIX.

Em outras civilizações antigas, como a Grécia antiga e Roma antiga, atletas e soldados usavam a natação como parte de seu treinamento.

A natação começou a crescer em popularidade tanto para recreação quanto como esporte no século 19, com a primeira organização de natação se formando em Londres em 1837 e o corpo dirigente da natação na Grã-Bretanha se formando em 1869.

De 1882 a 1889, vários países em toda a Europa fundaram órgãos nacionais de governo da natação. Nos Estados Unidos, a natação foi originalmente organizada como um esporte nacionalmente pela União Amadora de Atletismo quando foi fundada em 1888.

A Fédération Internationale de Natation Amateur (FINA), o órgão dirigente internacional para todos os esportes aquáticos amadores, foi fundada em 1909.

Sobre as Piscinas

A FINA, órgão dirigente da natação, tem um conjunto de diretrizes e requisitos para que as piscinas sejam aceitáveis para uso em competições.

Dentro das competições de natação existem dois tamanhos de piscinas regulamentares: piscinas de cursos curtos (25m de comprimento) e piscinas de cursos longos (50m de comprimento). Além disso:

  • Competições de piscinas curtas devem ter 25m de comprimento e pelo menos 18,29m de largura
  • As piscinas de nado longo ou de tamanho olímpico devem ter 50 m de comprimento e 25 m de largura. Deve haver 8-10 raias com 2,5m de largura e a piscina deve ter pelo menos 2m de profundidade.

Todas as piscinas são divididas em raias usando linhas de faixas e têm bandeiras de fundo em ambas as extremidades da piscina, normalmente a 5m de distância do final da piscina para alertar os rematadores que se aproximam da parede. Cada raia tem um bloco de partida em uma das extremidades da piscina, onde começa a corrida de natação.

Autor

Previous

Quais as Regras da Natação?

Next

Como Funciona a Natação Paralímpica?