O karatê é uma versão das artes marciais que teve origem durante o período da Dinastia Ryukyu e se espalhou pelo mundo durante a Segunda Guerra Mundial.

Agora um esporte olímpico, o karatê está muito presente no zeitgeist da cultura global. Existem duas formas gerais de karatê: kata (formas) e kumite (sparring).

Quais as Regras do Karatê?

Ambas demonstram os movimentos ofensivos e defensivos dos lutadores, mas a diferença é que em kata, não há adversário e o competidor está completando estes movimentos contra um alvo imaginário, não luta real.

Alguns fatores-chave para o kata incluem força, força, velocidade, ritmo e equilíbrio de golpes e chutes. Geralmente, os movimentos têm que mostrar aos juízes as habilidades do concorrente e que eles entendem e podem completar os movimentos.

O kumite é a forma tradicional do que a maioria das pessoas acredita ser o karatê: lutar entre dois concorrentes até que um seja declarado o vencedor. Os fatores-chave para isso são geralmente os mesmos, mas outros fatores também são considerados.

Equipamentos

Existem formas específicas de proteção que os concorrentes utilizam para se proteger e mostrar respeito ao esporte. Primeiro, o karateca (concorrente) deve usar um uniforme de karateca tradicional chamado ‘gi.

Isto não inclui nenhuma personalização e está em branco. Os competidores também devem usar um cinto. Em uma partida de luta, este cinto não representa sua posição; um adversário usa um cinto azul e o outro um vermelho. Isto é para mantê-los reconhecíveis para as pessoas que os observam.

Além disso, os concorrentes devem usar um bocal (para proteger os dentes e a boca), proteção de tronco para mulheres e pessoas com menos de 17 anos de idade, caneleiras, protetores de pés e proteção opcional de virilha para homens. Geralmente há menos proteção do que esportes como Judô e Taekwondo.

Pontuação

Marcar pontos no karatê é simples e direto, mas pode ficar confuso se você estiver aprendendo pela primeira vez. O objetivo principal é marcar oito pontos. Os golpes e chutes têm que atender a um certo critério de controle e poder para que eles sejam considerados pontos.

Os pontos só podem ser pontuados de um a três pontos de cada vez. Além disso, como no judô, a pontuação é dividida em três categorias: um Ippon, um Wazari e um Yuoko.

Para aqueles que não estão familiarizados, quando um Ippon é pontuado no judô, a partida inteira termina. No caso do karatê, um Ippon vale três pontos e não termina a rodada, mas dá uma enorme vantagem na forma de três dos oito pontos de vantagem necessários para vencer a partida. Um Wazari vale dois pontos, e um Yuko é considerado apenas um ponto.

Luta

As lutas de karatê são disputados em um tatame de oito metros por oito metros, semelhante ao judô e ao taekwondo, mas os jogos são muito diferentes.

A duração das partidas varia de acordo com o nível em que você está lutando. Nas regras dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, os lutadores lutam por três minutos, mas para as regras da NASKA (Associação Norte-Americana de Karatê Esportivo), os karatecas lutam por apenas dois minutos.

Quer o tempo seja ou não de três ou dois minutos, estes são lutas extremamente curtas. Há algumas maneiras de ganhar uma partida:

  • Marque oito pontos a mais do que seu oponente dentro do tempo limite. Termine o tempo previsto com mais pontos do que seu oponente
  • O oponente é desclassificado
  • A luta termina em empate e os juízes decidem sobre o vencedor
  • Se seu adversário não for capaz de terminar a partida

Penalidades

Há muitas penalidades no karatê e pode dificultar significativamente uma pista que um oponente pode ter sobre outro. Segundo a Federação Mundial de Karatê (WKF), existem dois tipos de penalidades.

Há um comportamento proibido e depois advertências e penalidades. Comportamentos proibidos incluem coisas como contato facial e qualquer contato que tenha a intenção de prejudicar.

Além disso, há advertências e penalidades. Estas são divididas em categorias de gravidade e são muito rigorosas:

  • Chukoku: primeira instância de uma infração menor
  • Keikoku: segunda instância de uma infração menor
  • Hansoku-chui: aviso de desqualificação
  • Hansoku: penalidade de desqualificação
  • Shikkaku: desclassificação de todo o torneio

Podem ser acrescentadas penalidades para casos como ferir um concorrente de propósito ou realizar movimentos não permitidos pela federação.

Autor

Previous

Como Funciona o Nado Medley?

Next

Qual a História do Karatê?