O karatê Uechi-Ryu é um dos estilos mais significativos das artes marciais de Okinawa no Japão que recebeu o nome de Kanbun Uechi. Foi fundado em meados do século XIX e ainda é utilizado de forma eficaz. Este estilo tem um gosto tanto de karatê chinês quanto de Okinawa, razão pela qual é referido como karatê Uechi no Japão e Kung-Fu nos EUA, na China e em outras partes do mundo.

Este estilo de karatê usa tanto habilidades de luta suave quanto dura, que exigem que os praticantes harmonizem sua mente, espírito e corpo. É um estilo popular de karatê no domínio da autodefesa e combate próximo, e é por isso que requer tanto flexibilidade quanto força corporal.

Como Funciona o Karatê Uechi-Ryu?

O karatê Uechi-Ryu é uma das técnicas de combate mais realistas e de aspecto crucial entre todos os outros estilos de karatê. No treinamento do Uechi-Ryu, os praticantes não apenas aprendem a controlar seu corpo, mas o preparam para lutar por períodos mais longos através de respiração controlada e treinamento corporal. Cada kata, soco, postura e chute de Uechi Ryu tem como objetivo proteger a si mesmo de encontros inimigos próximos.

A ênfase básica do é aprender a arte de harmonizar a mente e o corpo e coordená-los em lutas. Os exercícios de endurecimento e cura como Sanchin e Kote fazem com que aprendam quando devem defender e quando devem atacar. É por isso que, para um praticante de Uechi-Ryu é crucial ter força, resistência e flexibilidade em seu corpo.

E não é isso, o estudo destas técnicas de karatê realça as qualidades intrapessoais do praticante, pois aumenta a paciência e a sabedoria nelas.

Orientação de Uechi Ryu

As raízes do Karate Uechi-Ryu voltam para o Templo Shaolin do Norte da China. Era originalmente a forma de karatê que era usada nas lutas do templo chinês sob o nome de Fwange-Nun.

O Fwange Nun foi construído em movimentos de luta semelhantes a tigres, dragões e guindastes. Os movimentos deste estilo se concentravam mais no uso de socos de Knuckle, golpes de lança de mão, bloco circular e pontapés de dedo do pé.

História de Uechi Ryu

Kanbun Uechi, O fundador do Uechi-Ryu nasceu na vila de Izumi no ano de 1877 em Okinawa. Ele passou sua primeira vida em Okinawa, aprendendo artes marciais básicas. Mas, depois de completar 20 anos, ele se mudou para a China, pois não queria servir no exército japonês.

Na província chinesa de Fukien, ele encontrou um sacerdote budista Shushiwa que havia dominado a arte da luta do templo chinês “Fwange Nun”. Uechi ficou tão intrigado com a forma de arte marcial chinesa que se tornou aluno de Shushiwa e aprendeu Fwange Nun durante os dez anos seguintes.

Na cidade de Nanchong, Fukien, o próprio Kanbun tornou-se mestre e ensinou o estudante Fwange Nun por três anos. Em 1910, Mestre Uechi tornou-se popular como o primeiro okinwaniano a ser aceito na China como professor de artes marciais.

Em 1927, a família Uechi mudou-se para Osaka, Japão, onde Kanbun começou a ensinar a seu filho a arte de Fwange Nun. Estas aulas continuaram lentamente e foi quando o termo Uechi-Ryu foi introduzido pela primeira vez no Japão. Em 1940, o estilo recebeu o nome de Uechi no Japão.

Técnicas de Uechi Ryu

A maioria dos movimentos das artes marciais chinesas são inspirados por animais. As formas de luta foram desenvolvidas observando lutas de animais e trazendo essas técnicas para as práticas de luta humana.

Katas

Em japonês, Kata significa forma. Kata é a base de qualquer forma de arte marcial. Ele ensina os movimentos básicos, os chutes e as bolsas da arte. Uechi-Ryu consiste em oito Katas nos quais os três Katas básicos são Sanchin, Sanseiryu, e Seisan.

Sanchin

Sanchin significa “três batalhas”. Refere-se às batalhas de corpo, mente e espírito. Significa também harmonizar o sistema nervoso, a circulação sanguínea e os órgãos. É considerado o kata mais antigo e mais crucial de Uechi-Ryu.

Kanshiwa

Kanshiwa é o segundo kata de Uechi-Ryu. Também é chamado de Tiger Kata devido a seus movimentos. O nome é derivado dos nomes de Kanbun Shushiwa e Kanbun Uechi.

Kanchu

Kanchu também tem o nome de Kanbun e Shushiwa. Este kata foi originalmente chamado de Daini Seisan.

Seichin

Seichin Kata é a mistura de dois Kata’s significativos chamados Seisan e Sanchin.

Seisan

Seisan significa treze em japonês. Este Kata consiste em 13 movimentos e posições de defesa e ataque.

Seiryu

Seiryu kata representa os movimentos do Dragão Azure. Este Kata tem 16 movimentos e posições diferentes de defesa e ataque.

Kanchin

Kanchin é uma combinação de nomes de Kanbun e Sanchin. Isto geralmente vem nos estágios mais seniores do Uechi Ryu.

Sanseiryu

Sanseiryu é o kata mais avançado de Uechi Ryu que tem 36 movimentos e posições diferentes de defesa e ataque.

Kumite

Kumite refere-se à luta de estilo livre contra um oponente humano. Em Uechi-Ryu, existem três Kumites.

  • Kyu Kumite: Este é introduzido no nível inicial da Faixa Branca. Ele é baseado em cinco pontos de ataques e defesas. É necessário para o teste para obter o Cinturão Verde.
  • Kenyukai (Yakusoku) Kumite: Este é introduzido na faixa Marrom. Baseia-se em sete pontos de ataque e defesa. É necessário para que o teste obtenha o a faixa preta.
  • Dan Kumite: Este vem no nível de faixa preta. Para isso, o praticante precisa ganhar onze pontos.

Autor

Previous

Como Funciona o Wado-Ryu no Karatê?

Next

Como Funciona o Shodan no Karatê?