Se você é novo no esporte ou está procurando uma academia, trazemos algumas dicas de jiu-jitsu para iniciantes. Há uma série de tópicos importantes a cobrir.

Quais as Dicas de Jiu-Jitsu para Iniciantes?

Academia

Encontre uma academia perto de sua casa ou do trabalho, para que você possa facilmente assistir às aulas em um horário que funcione para você. Quando você começar o Jiu-Jitsu pela primeira vez, você se impressionará tanto que você vai querer estar no tatame o máximo quanto possível.

Ao selecionar uma academia que esteja perto de você, você pode eliminar uma das muitas maneiras que você tentará justificar a permanência em casa. Se possível, encontre um ginásio que esteja a 15-20 minutos de sua casa ou do trabalho. Qualquer coisa mais distante que isso, e você poderá ser tentado a ficar em casa quando lhe faltar motivação.

Uma vez encontrada uma academia com presença on-line, você pode começar a examinar os principais detalhes. Onde eles estão localizados em relação à sua casa e ao seu local de trabalho? Como são as imagens deles? É uma instalação com bom aspecto? Eles têm um horário com dias e horários de aula? Eles oferecem aulas em horários que funcionam para você? Assegure-se de encontrar um ginásio onde você se sinta confortável, possa chegar facilmente e se alinhe com sua rotina semanal.

Outro elemento chave para escolher um ginásio é encontrar várias reviews on-line que sejam atuais e pareçam sinceras. O Google Maps ou Facebook será provavelmente sua melhor aposta para encontrar resenhas reais e relevantes.

Ao ler resenhas, procure detalhes específicos sobre a cultura, as pessoas e as instalações. Não é incomum para uma academia crescer muito com vários instrutores de alto nível, apenas para um dos instrutores se separar e formar sua própria academia.

Isto pode acontecer de forma amigável ou com muitas consequências, portanto, procure por avaliações que possam indicar se algo como isto aconteceu recentemente.

Especialmente como um iniciante, você provavelmente vai querer procurar reviews que falem sobre o quanto os instrutores são acolhedores, técnicos e conhecedores.

Jiu-Jitsu Pode ser Extenuante

Especialmente se você rolou duro em sua primeira aula, você pode achar difícil se concentrar no trabalho no dia seguinte. Certifique-se de estar bebendo muitos líquidos para reidratar, mas você também pode achar que vale a pena tomar uma xícara extra de café.

Isto dependerá em grande parte de quão ativo você era antes de experimentar o esporte. Algumas pessoas serão energizadas no dia seguinte, enquanto outras se sentirão lentas.

O sparring é um treino de corpo inteiro que muitas vezes envolve movimentos corporais explosivos e de alta intensidade, portanto você deve esperar sentir-se drenado após essas sessões intensas de sparring. Se você trabalha em um escritório, talvez queira dar uma caminhada durante o intervalo do almoço para se esticar e fazer o sangue fluir.

Você Ficará Dolorido

Mesmo se você levantou pesos ou fez outras atividades físicas antes de tentar o jiu-jitsu, há áreas do corpo que normalmente não são alvo em outros esportes (fora da luta livre e do judô). Isto pode levar a dores e dores incomuns.

Por exemplo, suas costelas podem estar extremamente doloridas ao toque. Algumas pessoas se referem a isto como “costelas de jits”, e é comum para os mais novos. Também é possível que você se sinta ótimo. Talvez você tenha lutado na faculdade, e seu corpo tenha sentido falta de estar nos tapetes. Ou, talvez sua primeira aula tenha sido bastante leve e você não tenha participado das lutas.

De qualquer forma, as dores e dores provavelmente o alcançarão eventualmente. Pratique boas atividades de restauração e cuide de seu corpo. Você ficará grato por ter feito isso a longo prazo.

Amizades

Você provavelmente vai deixar seus amigos loucos quando iniciar pela primeira vez. Por um tempo, tudo que não é Jiu-Jitsu Brasileiro pode parecer um pouco chato, ou simplesmente não tão divertido como era antes.

Mesmo quando você está se divertindo fazendo outra coisa, você ainda pode se encontrar fantasiando em fazer aquela nova submissão ou varredura na qual você tem trabalhado.

Faça seu melhor para não ser muito chato, e tenha em mente que seus amigos provavelmente não querem ouvi-lo falar sem parar sobre BJJ ou vir com você para sua próxima aula. Deixe-os saber o quanto você pensa que é ótimo, convide-os para se juntarem a você e depois desista.

Se eles perguntarem sobre isso depois disso, responda a qualquer pergunta, mas seja breve. Além disso, não seja aquele amigo que tenta resolver todos os problemas, oferecendo um desafio de rolo.

Família

Enquanto seus amigos podem facilmente evitá-lo ignorando suas ligações e textos, sua família não terá tanta sorte. Devido a isto, tenha cuidado extra para não inundá-los com longas histórias daquela sessão épica de luta de 10 minutos que você teve na noite passada.

Além disso, se você acabar levando seus filhos para o Jiu-Jitsu, lembre-se que eles podem não estar tão interessados nos aspectos técnicos da variação do umbigo para baixo como você está.

Dito isto, as aulas para crianças são frequentemente uma hora de mania emocionante e divertida que inclui muito exercício, jogos e alguma técnica. Se você quiser desfrutar com seus filhos, considere o voluntariado como um assistente na aula infantil de sua academia.

Pode ser uma maneira fantástica de se conectar com seu filho e compartilhar as alegrias com eles, sem fazer com que seja inteiramente sobre você.

Autor

Previous

Quais os Golpes de Jiu-Jitsu Mais Comuns?

Next

Como Funciona a Mão de Vaca no Jiu-Jitsu?