Conhece as regras do Jiu-Jitsu? Nada supera a adrenalina e o desafio mental de competir em torneios de Jiu-Jitsu. É uma oportunidade fantástica de se divertir enquanto melhora suas habilidades.

Entretanto, quebrar uma ou mais regras de competição nunca é aceitável ao competir nestes extraordinários eventos de jiu-jitsu.

Quais São as Regras do Jiu-Jitsu?

Compreender as regras e regulamentos do torneio é tão importante quanto satisfazer sua categoria de classe de peso, estar fisicamente/tecnicamente preparado, e assim por diante.

Nesse caso, você reduzirá suas chances de ser punido ou desqualificado por fazer algo que você não sabia que era ilegal.

Caso contrário, o jiu-jitsu brasileiro não é padronizado, portanto, o que é permitido em uma competição pode não ser permitido em outra. No entanto, aqui estão algumas das principais regras de competição que você deve estar ciente.

Pular na Guarda é Proibido

Pular na guarda é uma solução fácil para muitos competidores brasileiros de jiu-jitsu no início de uma luta competitiva. Eles acreditam que serão derrubados e podem perder a partida se não o fizerem.

Infelizmente, não é mais permitido pular na guarda em competições. Isto porque este movimento severo e explosivo tem ferido muitos competidores, particularmente os iniciantes de faixas brancas.

Pegar alguém do chão, levantar e jogá-lo (Slamming) é Proibido

Alguns concorrentes podem não gostar mais do que levantar alguém do chão e jogá-lo de volta à terra como um meteoro. Este movimento de batida, no entanto, não é permitido em torneios.

Um movimento de slamming, por exemplo, pode ocorrer quando o lutador que está em pé fica preso em um chave de braço enquanto está de pé. Muitos lutadores preferem golpear seu oponente nesta situação para quebrar a tentativa de submissão.

Em resumo, slamming em seu oponente não é legal, razão pela qual é proibido em competições de jiu-jitsu.

Sem Socos ou Chutes

Todas as competições brasileiras de jiu-jitsu não permitem socos. Como resultado, dar um soco ou um chute em seu adversário é considerado uma falta que o desqualifica para a competição.

Sem interação com o árbitro

Houve um tempo em que você podia contestar a decisão de um árbitro durante uma luta, mas esse não é mais o caso.

Você será punido se falar com o árbitro agora, mesmo se estiver certo. Portanto, não reclame sobre os pontos. Ao invés disso, aperte a mão deles no início da partida e deixe seu jiu-jitsu falar por si mesmo.

Sem Agarrar os Dedos

Outra coisa que você não deve fazer em um torneio é agarrar os dedos de seu oponente. Isto é feito muito provavelmente por faixas brancas iniciantes ao escapar de alguma submissão.

Caso contrário, agarrar e torcer os dedos de seu oponente é contra os regulamentos, pois pode resultar em um dedo torcido ou fraturado.

Não mais do que 20s para amarrar sua faixa

Continue batalhando mesmo que seu cinto escorregue. Não questione o árbitro, e não pare até que eles lhe digam para fazê-lo. Você tem 20 segundos. Se demorar muito, você pode enfrentar uma penalidade.

Não Deixar o Tatame para Evitar Submissão

Outra regra do torneio é não deixar o tatame para evitar uma submissão em tempo real. Entretanto, se você cair do tatame para escapar de um segurão, seu oponente receberá 2 pontos.

Nenhum ponto concedido para controle lateral

Algumas posições do jiu-jitsu brasileiro valem mais pontos do que outras, como a montada por trás (4 pontos), montada completa (4 pontos) e joelho sobre barriga (2 pontos).

A posição de controle lateral, por outro lado, é inútil. Entretanto, o mais provável é que você chegue lá passando a guarda adversária, dando-lhe três pontos.

Há muitas outras regras e regulamentos de competição que você deve conhecer, como por exemplo:

  • Faixas brancas não podem fazer uma trava de compressão de guarda fechada, travas de pulso, joelheiras, ganchos de calcanhar, etc.
  • Além disso, os suplexos, a trava espinhal e a tesoura podem não ser permitidos.

Critérios Materiais do Gi (Roupa)

O Gis deve ser feito apenas de tecido de algodão que não deve ser tão grosso ou duro que um adversário não possa agarrá-lo.

Os Gis devem ser uniformemente coloridos. Portanto, é permitido Gis branco, azul real e preto. Entretanto, não é permitido usar um casaco gi com uma cor diferente de suas calças.

De fato, Gis com um colarinho com uma cor diferente da parte superior também não é permitido.

Quando o braço do atleta é estendido paralelamente ao chão, o topo da IG deve alcançar a coxa, e as mangas não devem ficar a mais de 5 cm do pulso do atleta. De fato, as calças não devem se estender mais do que 5 cm acima do osso do tornozelo.

Requisitos de Bermudas

Para Homens

Os competidores devem usar bermudas pretas, brancas e/ou a cor da classificação do atleta.

Caso contrário, a bermuda não deve ter bolsos, botões, cordões expostos, zíperes ou qualquer plástico ou metal que possa colocar em perigo o adversário. Ele deve estar na metade da perna e não mais do que o joelho.

Para Mulheres

As bermudas devem ser pretas, brancas, pretos e brancos, ou da cor da classificação do cinto do atleta.

Caso contrário, devem estar livres de bolsos, botões, zíperes ou qualquer plástico ou metal que possa colocar em perigo o adversário. Deve ser longo o suficiente para alcançar a metade da coxa, mas não mais do que o joelho.

Conclusão

As lutas de jiu-jitsu oferecem a muitos praticantes excelentes oportunidades de avanço e crescimento. De fato, eles proporcionam uma adrenalina e uma fantástica oportunidade de se divertir enquanto aperfeiçoam suas habilidades.

Embora muitos competidores inexperientes estraguem a diversão ao quebrar as regras e regulamentos da competição. É inaceitável que as pessoas sejam desclassificadas após meses de planejamento e preparação.

Consequentemente, o estudo e a compreensão das regras e o treinamento físico e técnico devem fazer parte de sua preparação para a competição. Para mais ajuda, verifique as normas e regulamentos anteriores para mais informações ou consulte diretamente o site oficial do anfitrião da competição.

Autor

Previous

Qual a História do Jiu-Jitsu?

Next

Como Funciona o Kimura no Jiu-Jitsu?