Conhece as curiosidades do atletismo? O atletismo é um dos esportes mais antigos da história, sendo originado na Grécia e tem sido um passatempo olímpico há séculos.

A modalidade tem criado alguns dos momentos mais suspensivos e emocionantes das Olimpíadas. Aqui estão alguns fatos interessantes que você talvez não tenha conhecido sobre o atletismo:

Quais São as Curiosidades do Atletismo?

  • A primeira corrida olímpica foi na Grécia em 776 a.C. A pista tinha 600 pés de comprimento, muito diferente da pista padrão atual de 400 metros (aproximadamente 1312 pés).
  • Aos 100 anos de idade, Fauja Singh bateu 8 recordes mundiais para centenários no atletismo em um dia. Singh bateu os recordes dos 100, 200, 400, 800, 800, 1500, 3000, 5000 metros e da milha, apesar de não ter desenvolvido a capacidade de caminhar até os cinco anos de idade.
  • A primeira corrida universitária moderna foi realizada entre Oxford e Cambridge, na Inglaterra, em 1864.
  • A corrida olímpica de 100 metros determina quem é o “mais rápido do mundo”. Usain Bolt venceu com um tempo de 9,81 segundos nas Olimpíadas Rio 2016 e detém o recorde de todos os tempos com um tempo de 9,58 segundos.
  • Usain Bolt se tornou o primeiro homem a ganhar três medalhas de ouro consecutivas na corrida de 100 metros.
  • O evento da prova de obstáculos teve origem na Irlanda. Esta corrida de 3.000 metros em estilo de corrida com obstáculos foi feita para imitar as corridas de cavalos. Na corrida original, cavalos e cavaleiros correram de um campanário de uma cidade para o outro. Isto foi então modificado para a corrida moderna, onde os atletas correm 3.000 metros ao redor de uma pista enquanto desobstruem 28 barreiras e sete saltos de água.
  • O salto com vara mais alta por um macho é de 6,18 metros por Armand Duplantis da Suécia. O salto com vara mais alto por uma mulher é de 5,06 metros (16 pés 7 polegadas) que foi alcançado pela russa Yelena Isinbayeva.
  • O implemento usado no arremesso do martelo pesa uns gritantes 16 libras. A distância recorde mundial para o lançamento do martelo é de 79,42 metros (260 pés, 6 polegadas) para as mulheres e 86,74 metros (284 pés, 6 polegadas) para os homens.
  • Em 2012, Galen Rupp terminou a seca de 44 anos dos Estados Unidos de não ganhar uma medalha em nenhuma corrida de pista superior a 800 metros, excluindo a maratona. Ele ganhou a medalha de prata na corrida masculina de 10.000 metros atrás do Mo Farah da Grã-Bretanha.
  • John Taylor foi o primeiro homem afro-americano a ganhar uma medalha de ouro olímpica, correndo os 400 metros no revezamento medley da equipe de 1.600 metros.
  • Em 1984, Al Joyner e Jackie Joyner-Kersee se tornaram os primeiros irmãos a ganhar medalhas de atletismo nas mesmas Olimpíadas. Al ganhou o ouro no salto triplo masculino, e Jackie levou a prata no heptatlo.
  • Após terminar em segundo lugar na corrida de 200 metros nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, Allyson Felix ganhou seu primeiro ouro olímpico solo em Londres em 2012 nos 200, antes de dobrar em 2016 e ganhar o ouro na corrida de 200 metros mais uma vez.
  • Dick Fosbury é considerado como um dos atletas de pista e campo mais influentes de todos os tempos por sua contribuição para o evento de salto em altura. Ele foi o primeiro atleta a tentar o método “back first” para o salto em altura. Este é agora conhecido como o “Fosbury Flop”. Com este método, os atletas sprintam diagonalmente em direção à barra, depois curvam seu corpo e saltam de volta primeiro sobre a barra.
  • A marca atlética ASICS é um acrônimo para “anima sana in corpore sano” que se traduz como “uma mente sadia em um corpo sadio”.
  • David Katz é um fotógrafo legalmente cego da Inglaterra, ele fotografa milhares de eventos esportivos, a publicação de um livro 50 Faces de Israel, aclamado pela crítica.
  • Os atletas de elite têm uma área do cérebro que tem um desempenho 82% mais rápido do que a média sob pressão intensa.

O atletismo é um esporte fascinante porque combina aspectos individuais e de equipe do atletismo em um único esporte. Estes fatos são apenas algumas das dezenas que foram criadas desde seu início.

Confira: Regras do atletismo

Autor

Previous

Quais São as Regras do Atletismo?

Next

Como Funcionam os Saltos no Atletismo?