Os tipos de corridas no atletismo são compostos de modalidades de 600m, 800m, 1.000m 1500m, 1600m, 3.000m, 3200m, 5000m e 10000m. Todos os eventos de distância seguem um comando de duas largadas e não permitem que blocos de largada sejam usados nestas corridas.

Todas as modalidades de distância são muito semelhantes quando se analisa como se prepara para elas e como se faz uma corrida. Em cada prova de distância, há uma largada, uma aceleração à velocidade sub-máxima ou ritmo de corrida, manutenção de sua velocidade ou ritmo de corrida, desaceleração gradual ou perda de velocidade por erosão mecânica e fadiga, e se sobrar alguma coisa, um sprint final para a linha de chegada.

Quais os Tipos de Corridas no Atletismo?

Os tipos de corridas no atletismo incluem: as de velocidade (100m, 200m, 400m), as de distância média (800m, 1500m), as de longa distância (3000m, 3000m, com barreira, 5000m, 10.000m), revezamentos (4×100m, 4×400m), e corridas com barreira (110/100m, 400m).

Corridas de Velocidade

Um sprint é uma corrida de corrida curta, formada por três distâncias diferentes de sprint: 100m, 200m, e 400m.

Uma corrida de sprint começa com os corredores em blocos de partida em sua pista. O oficial dirá “em suas marcas”. Neste ponto o corredor deve estar concentrado na pista, ter os pés colocados nos blocos, dedos no chão atrás da linha de largada, mãos ligeiramente mais largas do que a largura dos ombros, músculos relaxados. Em seguida, o oficial dirá “set”.

Neste ponto, o corredor deve colocar seus quadris ligeiramente acima do nível dos ombros, os pés empurrados com força nos blocos, prendendo a respiração e pronto para correr. Depois há o estrondo e a corrida já começou.

A parte inicial da corrida, o corredor está acelerando para a velocidade máxima. Uma vez atingida a velocidade máxima, o corredor tenta manter essa velocidade durante o resto do sprint.

Os sprinters devem permanecer relaxados enquanto correm e mover seus braços em um movimento reto para frente e para trás. Eles devem estar concentrados em sua pista e na pista na largada e na linha de chegada para a última metade da corrida ou assim.

Corridas de Média Distância

As provas de meia distância são os 800m, os 1500m e as corridas de 1 milha. Estas corridas exigem diferentes habilidades e táticas para vencer que os sprints. Elas dependem mais da resistência e do ritmo do que apenas da velocidade pura.

Além disso, os corredores não ficam em uma única pista durante toda a corrida. Eles partem em pistas escalonadas, para fazer a distância igual para cada corredor, mas a corrida logo se torna aberta sem pistas e os corredores devem passar uns pelos outros para ganhar a liderança.

Corridas de Longa Distância

Há três corridas principais de longa distância: as corridas de 3000m, 5000m e 10.000m. Estas corridas são semelhantes às corridas de meia distância, mas a ênfase é ainda mais no ritmo correto e na resistência.

Corrida com Barreira

Uma corrida de obstáculos é aquela em que são colocados obstáculos em intervalos ao longo da pista que os corredores devem pular em seu caminho na linha de chegada. As provas de obstáculos típicas são os 100m e 400m para as mulheres e 110m e 400m para os homens.

O tempo, o trabalho de pés e a técnica são fundamentais para vencer os obstáculos. É claro que você ainda precisa ser rápido, mas saltar os obstáculos a passos largos sem muita lentidão é como vencer nos obstáculos.

Revezamentos

As corridas de revezamento são onde equipes de corredores competem entre si. Normalmente há 4 corredores para a corrida. O primeiro corredor começa com o bastão e corre a primeira perna passando para o segundo corredor.

A mão fora deve tipicamente ocorrer dentro de uma determinada área da pista. O segundo então passa para o terceiro e o terceiro para o quarto. O quarto corredor corre a perna final, ou âncora, até a linha de chegada. As provas comuns de revezamento são os 4x100m e os 4x400m.

Corrida com Obstáculos

A corrida com obstáculos é um evento de atletismo que teve origem na Irlanda e é agora um evento popular em muitos países ao redor do mundo. É uma prova de longa distância que requer resistência, velocidade e habilidade técnica.

Seu nome vem da origem da corrida, onde cavalos e cavaleiros correriam sobre obstáculos naturais, como riachos e paredes de pedra. Nos tempos modernos, os obstáculos são barreiras feitas pelo homem que os corredores devem remover.

Essa prova normalmente cobre uma distância de 3000 metros e envolve uma série de obstáculos, como saltos de água, obstáculos e barreiras estrategicamente colocados para desafiar os corredores e testar sua agilidade, coordenação e equilíbrio.

Os saltos com água, por exemplo, exigem que os corredores passem por uma vala cheia de água, enquanto os obstáculos e barreiras são projetados para atrasar os corredores e dificultar a manutenção de seu ritmo.

Marcha Atlética

A marcha atlética é uma disciplina única no atletismo que combina elementos de corrida e caminhada e exige que os atletas mantenham sempre contato com o solo e se mantenham dentro de um padrão de caminhada específico.

Tais provas variam de 20 quilômetros para homens e mulheres a 50 quilômetros para homens, sendo normalmente cronometrados e os atletas são desclassificados se forem julgados por terem quebrado o padrão de caminhada ou levantado seu pé traseiro do chão.

O esporte requer uma combinação de resistência, técnica e resistência mental, tornando-o um dos eventos mais desafiadores em pista e campo. Em termos de técnica, devem manter uma postura reta, manter os joelhos ligeiramente dobrados e balançar os braços de maneira específica para manter o equilíbrio e a velocidade.

Além disso, há regras e regulamentos rigorosos para garantir uma competição justa, com juízes estacionados ao longo do percurso para monitorar a técnica de caminhada dos atletas.

Qual é o tipo de corrida no atletismo mais popular?

O evento de corrida mais popular no atletismo é o sprint de 100m, pois mostra a velocidade e o poder dos melhores velocistas do mundo.

Autor

Previous

Como Funciona o Lançamento de Dardo no Atletismo?

Next

Como Funciona o Revezamento no Atletismo?