Conhece as provas de campo no atletismo? Os eventos de atletismo têm uma longa e rica tradição e são algumas das mais antigas competições atléticas da história humana registrada. Em 776 AC, nos primeiros Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, havia apenas um esporte – a luta livre.

Gradualmente, os Jogos foram se expandindo para incluir o arremesso de dardo, o salto em distância e outros. Em 200 AC, estas competições atléticas eram tão populares que havia 4 festivais separados, com participantes de países e cidades vizinhas, como Roma (The Panhellenic Games).

Quais São as Provas de Campo no Atletismo?

As provas de campo no atletismo são o arremesso de peso, o arremesso de martelo, o arremesso de dardo, o arremesso de disco, o salto em distância, o salto em altura, o salto triplo e o salto com vara.

Arremesso de Peso

No arremesso de peso, você atira um objeto esférico pesado chamado shot (se assemelha a uma bola de canhão). O peso do tiro é de 7,26kg para os homens e 4kg para as mulheres.

O arremesso de peso para os homens faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde 1896 e a competição para as mulheres começou em 1948. Primeiro, descanse o tiro perto do pescoço, e mantenha-o lá durante todo o movimento.

Em seguida, solte acima da altura do ombro, usando apenas uma mão, na medida do possível. O arremesso tem que pousar na zona designada da área de arremesso. Aquele que pousar mais longe, ganha.

Arremesso de martelo

O arremesso do martelo envolve uma bola pesada presa a um arame forte. A bola é balançada duas vezes no mesmo local, pernas estacionárias.

Em seguida, você faz três ou quatro rotações com o corpo em movimento circular, com os pés engajados em um movimento de calcanhar para os pés. Em seguida, você libera a bola para a zona designada. Quem conseguir atirar o martelo mais longe, ganha o evento.

Arremesso de Disco

O disco é um disco pesado (como um frisbee) e pesa cerca de 2 kg. Você começa em um círculo de 2,5 m de diâmetro, depois gira em um movimento anti-horário em torno de uma vez e meia para criar um impulso, antes de soltá-lo. Quem o lançar mais longe, ganhará. Não há regras de forma sobre como o disco deve ser lançado.

Salto Triplo

Semelhante ao salto em distância, você tem que correr pela trilha e realizar um salto, um salto e depois um salto para o poço de areia. Segundo o regulamento da IAAF, “o salto deve ser feito para que um atleta aterrisse primeiro no mesmo pé de onde saiu; no degrau, ele deve pousar no outro pé, do qual, posteriormente, o salto é realizado”.

Salto com Vara

O salto com vara tem sido um evento medalhado nos Jogos Olímpicos desde 1896 para os homens e 2000 para as mulheres.

Nele, você desce uma pista, planta uma ponta da vara na caixa de metal e se catapulta sobre uma barra horizontal de 4,5m (sem derrubá-la no chão), solta a vara e cai sobre o colchão de pouso.

O mastro pode ser de qualquer comprimento, diâmetro e feito de qualquer material, mas as regras básicas e a técnica dizem que você não deve mover as mãos ao longo do mastro quando ele estiver ereto; você deve limpar os pés da barra primeiro, e torcer de modo que seu estômago fique de frente para a barra, enquanto você desce.

Salto em Altura

Para fazer o salto em altura, você faz um pequeno salto, salta de um pé sobre uma barra horizontal e cai em uma área de aterrissagem almofadada. O que é interessante foi a evolução da técnica de salto neste evento.

Anteriormente, diferentes saltadores em altura utilizavam métodos diferentes, mas nos Jogos Olímpicos da Cidade do México 1968, um atleta chamado Dick Fosbury foi pioneiro no salto para trás e de cabeça para cima, e capturou o ouro. Esta técnica é hoje o padrão para todos os saltadores de salto em altura e apelidou o Fosbury Flop em sua homenagem.

Arremesso de Dardo

O arremesso de dardo é uma lança de cerca de 2,5 m de comprimento. Você precisa correr dentro de uma área pré-determinada para aumentar a velocidade e lançá-la o mais longe possível. Essa modalidade de arremesso também faz parte do decatlo dos homens e do heptatlo das mulheres.

Salto em Distância

Neste caso, você corre por uma faixa (o mesmo tipo de superfície emborrachada das pistas de corrida), e salta o mais longe possível de uma tábua de madeira de 20 cm de largura.

A tábua é construída nivelada com a pista, e você pula em um poço cheio de cascalho ou areia finamente moída. Se você começar o salto com qualquer parte do pé passando a linha de falta, o salto é desclassificado.

Autor

Previous

Como Funciona o Decathlon no Atletismo?

Next

Como Funciona o Sistema 5 x 1 no Voleibol?