A subida da corda (rope climb, em inglês) é um dos exercícios mais antigos, e talvez mais naturais, conhecidos pelo homem, ao lado de pegar algo e colocá-lo para baixo.

Tenho certeza de que os homens das cavernas mesmo uma vez usaram a escalada por corda (ou uma espécie de cipó) para escapar do perigo ou escalar em busca de alimento. Foi até mesmo um evento olímpico de uma vez.

O ressurgimento da aptidão funcional viu mais uma vez uma explosão de entusiastas da aptidão física e a concepção errônea sobre subir uma corda é que ela requer uma tremenda quantidade de força na parte superior do corpo.

Uso dos Pés para o Rope Climb

Isto só é possível se você souber como usar qualquer uma das técnicas dos pés conhecidas como S wrap, J wrap frontal e J wrap.

Cada um usa um método diferente para prender os pés à corda e permitir que você empurre para baixo com suas pernas para subir em vez de puxar-se para cima com seus braços.

Uso do Pé para Prender a Corda (S Wrap)

O S wrap é considerado uma das travas de pé mais seguras, pois utiliza a maior quantidade de contato para criar atrito entre a corda e o corpo.

  • Neste método, o atleta enrolaria sua perna ao redor da corda a 360 graus, de modo que a corda fosse aparafusada ao redor da perna inferior.
  • O atleta então pisaria o pé livre em cima do pé da base, apertando a corda entre os pés.

Este método é extremamente seguro, mas também provavelmente o método mais lento, pois o atleta tem que sacudir um pouco a corda e depois enrolá-la novamente ao redor da perna em cada subida. O aumento do atrito também promove as descidas mais lentas. Esta é também a técnica que mais fere as pernas do alpinista devido à abrasão da corda.

J Wrap Rápido

O método J Wrap utiliza a menor quantidade de corda para contato com o corpo e depende principalmente da alavancagem da corda, guiando a corda pela parte externa da perna e sob o pé, onde ela é apertada entre os dois pés.

Este método utiliza a menor quantidade de atrito e, portanto, é provavelmente a mais rápida das 3 técnicas, mas também a que mais desgastam a força de aderência do alpinista.

Para descer, o escalador simplesmente tem que separar os pés permitindo que a corda deslize livremente entre os sapatos. O alpinista deve ter cuidado para não separar muito os pés, o que pode resultar em uma queda livre repentina causando ferimentos após o impacto com o solo.

J Wrap Seguro

A 3ª técnica é o J Wrap seguro, porque é seguro e rápido, usando a combinação certa de fricção e maior alavancagem para criar uma trava segura mas rápido para os pés.

Confira:

Autor

Previous

Como Funciona o Thruster no Crossfit?

Next

Como Fazer Push Press no Crossfit?