Criados para entreter os nobres das quadras francesas durante o século XIV, os esportes de raquete uniram a paixão de milhões de pessoas em todo o mundo. A jornada de Emma Raducanu, de dezoito anos, para sua vitória no US Open é apenas o último exemplo de como uma raquete pode transformar um sonho de uma vida inteira em uma realidade.

Os esportes de raquete podem não envolver contato físico, mas não estão de forma alguma aquém da competitividade e da intensidade. Estes esportes podem ser praticados em quase qualquer superfície, desde a grama verde da quadra central de Wimbledon até a areia de qualquer praia ao redor do mundo. Eles exigem uma mistura de coordenação, velocidade e potência e podem até mesmo ser jogados em equipe.

Esportes como o padel adquiriram recentemente uma popularidade crescente, especialmente na Europa, porque são jogados em duplas. Esportes como o tênis, badminton e squash estão entre os esportes de raquete mais populares do mundo.

Quais os Esportes de Raquete Mais Comuns?

Alguns esportes de raquete mais comuns são:

O que São Esportes de Raquete?

Um esporte de raquete é definido como qualquer atividade que envolva o uso das mãos ou de um objeto como uma raquete para devolver a bola (ou um peão em badminton) na metade oposta da quadra. O material e o tamanho da bola variam de acordo com o esporte e as dimensões da quadra.

O objetivo geralmente é ganhar um ponto através da falha do adversário em devolver a bola dentro dos limites da quadra. Na maioria dos esportes de raquete, um jogador também deve devolver a bola por cima da rede ou fora de uma parede, respeitando o número máximo de ressaltos permitidos.

Qual foi o Primeiro Esporte de Raquete?

O “Jeu de Paume”, que significa “jogo de palma” em inglês, é considerado o primeiro exemplo de esporte de raquete de todos os tempos. Este esporte foi criado como uma atividade de lazer para entreter a classe nobre na França durante o reinado de Carlos VI.

Este jogo é extremamente semelhante ao tênis moderno. A bola é do mesmo tipo utilizada no tênis, e mesmo as raquetes se assemelham às de madeira utilizadas nos anos 50 que tinham um cabo mais longo e uma cabeça menor.

Entretanto, ao contrário do tênis, o “Jeu de Paume” é jogado exclusivamente dentro de casa e permite o uso das paredes.

Qual o Esporte de Raquete Mais Popular?

Responsável por uma indústria de 5,6 bilhões de dólares, o tênis é amplamente reconhecido como o esporte de raquete mais popular. Pode ser jogado em qualquer idade, e é comum ver quadras de tênis em quase todos os parques do mundo.

Badminton e o tênis de mesa fecham o pódio, com centenas de milhões de jogadores, especialmente na Ásia. O tênis de praia e o squash são extremamente populares, enquanto o padel tem aumentado nos últimos cinco anos, tornando-se um dos três principais esportes em países como Espanha, Argentina e Itália.

Quais Esportes de Raquete Fazem Parte dos Jogos Olímpicos?

O tênis de mesa, badminton e tênis estão entre as disciplinas de esportes de raquete presentes em todos os Jogos Olímpicos de Verão, assim como os Paraolímpicos.

Outros esportes como squash, tênis de praia e padel estão entre as disciplinas que poderiam ser incluídas nos futuros Jogos Olímpicos, mesmo em Paris 2024.

Entretanto, estes esportes ainda estão abaixo da marca das setenta e cinco federações, que é o requisito para fazer parte do programa olímpico.

Confira:

Autor

Previous

Quais os Esportes de Inverno Mais Comuns?

Next

Quais os Esportes de Taco Mais Comuns?