O que é tênis em cadeira de rodas? Como funciona o Tênis em Cadeira de Rodas? Prepare-se para aprender sobre o tênis em cadeira de rodas e descobrir como ser fã, jogador ou treinador. Comece aqui sua jornada para entender o Tênis em Cadeira de Rodas.
Como Funciona o Tênis em Cadeira de Rodas?
O tênis em cadeira de rodas começou nos Estados Unidos em 1976, quando foi criado por Brad Parks e Jeff Minnenbraker. O esporte se espalhou pelo mundo durante a década de 1980 e apareceu pela primeira vez em um cenário nacional em 1988, quando foi experimentado nos Jogos Paraolímpicos.
Apenas quatro anos mais tarde, o Comitê Paralímpico o tornou um esporte oficial dos Jogos Paraolímpicos, em 1992.
O esporte é praticado entre 2-4 atletas que não têm a capacidade de utilizar plenamente suas pernas. Há duas competições diferentes dentro do tênis em cadeira de rodas: individuais e duplas.
Em uma partida de solteiros, um jogador compete contra outro competidor. Em duplas, dois jogadores se juntam e enfrentam outro par de jogadores. O objetivo do jogo é bater a bola de tênis por cima da rede dentro dos limites do lado do adversário da quadra.
Você ganha o ponto quando a bola salta mais de duas vezes para o lado deles sem que eles devolvam a bola para o seu lado. O jogo requer uma quantidade imensa de força na parte superior da quadra enquanto os jogadores manobram ao redor da quadra em uma cadeira de rodas autopropulsada.
O esporte profissional tem cerca de 150 torneios anuais em 40 países diferentes. Alguns dos nomes dos principais eventos são o US Open, Wimbledon, French Open, Australian Open e as Paralimpíadas.
Quando se trata de perder pontos, de acordo com as regras oficiais, isto acontece quando:
- O jogador não devolve a bola antes de ter tocado o chão três vezes; ou
- Sujeito à regra abaixo com a propulsão da cadeira. O jogador usa qualquer parte de seus pés ou extremidades inferiores como freios ou como estabilizadores enquanto presta serviço, acaricia uma bola, gira ou pára contra o chão ou contra qualquer roda enquanto a bola está em jogo; ou
- O jogador não consegue manter uma nádega em contato com seu assento de cadeira de rodas ao entrar em contato com a bola.
Quando um tenista em cadeira de rodas estiver jogando com ou contra uma pessoa fisicamente apta em simples ou duplas, as Regras do Tênis em Cadeira de Rodas deverão ser aplicadas para o tenista em cadeira de rodas, enquanto as Regras do Tênis deverão ser aplicadas para o tenista fisicamente apto.
Neste caso, ao jogador em cadeira de rodas são permitidos dois ressaltos enquanto que ao jogador apto é permitido apenas um ressalto.
Nota: A definição de extremidades inferiores é: – o membro inferior, incluindo as nádegas, quadril, coxa, perna, tornozelo e pé.