Estudar karatê infantil ou outras formas de artes marciais oferece às crianças a oportunidade de se desenvolverem tanto física quanto emocionalmente, dando-lhes a oportunidade de atingir seu potencial máximo, caminhar em direção ao respeito de si, respeito pelos outros, respeito por figuras de autoridade saudáveis, bem como saúde física e equilíbrio emocional.

A participação em aulas de karatê infantil oferece inúmeras vantagens para as crianças. O principal benefício são as lições que elas absorvem no treinamento, incluindo as que se seguem, são transferidas para outras áreas de suas vidas, como na sala de aula, durante atividades extracurriculares e até mesmo em casa.

Quais os Benefícios do Karatê Infantil?

Ensina defesa pessoal

Construir reflexos para fazer frente a uma ameaça é importante para as crianças. Aprender manobras de autodefesa é uma habilidade chave que é desenvolvida através do aprendizado do karatê ou de outras artes marciais.

Quando as crianças são confrontadas por valentões, as técnicas que elas aprendem no karatê lhes dá a capacidade de se defenderem.

Constrói a confiança

Enquanto os encontros defensivos requerem habilidade, ter confiança para enfrentar os problemas é inestimável, especialmente para aqueles que estão em idade maleável.

Nas aulas de karatê, os instrutores fornecem encorajamento e feedback contínuos, o que, em combinação, constrói os níveis de autoconfiança dos alunos, bem como a técnica adequada.

Em programas de artes marciais, as crianças aprendem rapidamente que o tamanho físico de um adversário não importa mais do que a dureza mental.

Os níveis de confiança das crianças pequenas sobem quando elas descobrem em suas aulas de artes marciais que uma técnica sólida pode superar um adversário que é duas vezes maior ou mais forte.

Desenvolvimento de Habilidades de Liderança

As classes de karatê, especialmente, giram em torno de um sistema de classificação, onde cintos mais altos equivalem a uma maior habilidade.

Conforme as crianças progridem e ganham cintos de nível superior, elas servem como líderes para estudantes de nível inferior, muitas vezes auxiliando no treinamento e oferecendo apoio. A liderança de si é um benefício colateral concorrente.

As características de liderança dependem tanto do autorrespeito quanto do respeito pelos outros. Ambas as formas essenciais de respeito são desenvolvidas durante o treinamento regular dos jovens estudantes de artes marciais.

Como os participantes da classe se curvam aos seus professores ou esperam pelos comandos do instrutor, o respeito pela autoridade é incutido.

Desenvolve o caráter

Para que as crianças possam avançar para as próximas fileiras, elas devem provar suas habilidades. Para fortalecer sua competência é preciso perseverança. O uso de faixas requer uma demonstração de técnica correta, que só pode ser alcançada através de um esforço consistente e dedicação à disciplina.

Além disso, nas artes marciais, os jovens aprendem a estabelecer metas individuais para as quais devem trabalhar. Os jovens participantes das aulas de karatê infantil estão interessados em ganhar seus cintos, sendo o cinturão negro, e os graus e níveis subsequentes de instrutor a mais alta distinção. Os alunos aprendem a priorizar atividades para alcançar seus objetivos pretendidos, talvez até mesmo ultrapassá-los.

A resistência também é desenvolvida quando as crianças estudam artes marciais. Por exemplo, jovens alunos de karatê que são confrontados por valentões invocam sua resiliência aprendida e mecanismos de enfrentamento para lidar com a ameaça. Além disso, a resiliência que eles constroem se transfere para o desempenho acadêmico e a eficácia social e emocional.

Encoraja a disciplina

Nas artes marciais, a repetição constante de vários movimentos é realizada a fim de alcançar a perfeição na habilidade. As crianças aprendem que a única maneira de progredir nas aulas de karatê é dar murros ou chutes usando técnicas corretas – e façanhas como estas só são alcançáveis através da prática disciplinada.

Considerando que as aulas de karatê infantil, ao contrário dos esportes escolares sazonais, estão disponíveis durante todo o ano, as crianças têm a chance de aprimorar suas habilidades através do treinamento disciplinado durante todo o ano, e construir uma prática para toda a vida.

Com a consistência das aulas de karatê, as crianças que aprendem a se tornar cada vez mais disciplinadas aperfeiçoam sua técnica a um ritmo mais rápido.

As artes marciais não são um esporte; ao contrário, este estilo de desafio físico e mental é um estilo de vida que requer o compromisso total da mente e do corpo do lutador. Como resultado, a autodisciplina desenvolvida nas aulas de artes marciais se estende a outras áreas da vida da criança.

Promove o corpo e o peso saudáveis

A atividade física regular de qualquer forma ajuda as crianças a desenvolver e manter um peso corporal saudável.

As crianças que abraçam as artes marciais aprendem a enriquecer seu corpo com alimentos e nutrientes saudáveis, bem como com as quantidades certas de atividade física.

À medida que estes estudantes de artes marciais crescem na idade adulta, suas aulas de karatê infantil terão despertado seu interesse em manter um estilo de vida forte e em forma.

Autor

Previous

Como Funciona o Karatê Goju-Ryu?

Next

Como Funciona o Kumite no Karatê?