A natação é uma atividade divertida e ótima para se manter em forma, oferecendo enormes benefícios à saúde, melhora o humor, diminui a ansiedade e ajuda a queimar muitas calorias. Além disso, também é bom para aqueles que sofrem de artrite e outras condições de dor.

É necessário concentrar-se no movimento das pernas e dos braços, bem como no controle da respiração e nos traços de natação. Por isso, para se conhecer a habilidade de nadar, é preciso começar com o básico. Aqui estão cinco fundamentos da natação.

Quais os Fundamentos da Natação?

Os fundamentos da natação são a respiração, flutuar, coordenação do corpo, chutar e os nados principais (nado crawl, peito, costas e borboleta).

Respiração

Esta é uma habilidade básica frequentemente negligenciada, mas é uma habilidade importante. Se não se sente à vontade para respirar enquanto nada, você não será capaz de desfrutá-la completamente e aprender coisas novas.

A ideia básica é que você precisa expirar com o nariz e a boca quando sua cabeça está debaixo d’água. Depois, quando você levantar a cabeça para o lado, respire fundo antes de voltar a colocar o rosto para baixo.

Flutuar

Antes de começar a nadar, primeiro aprenda a flutuar na água, pois ajuda você a se acostumar com o hábito de se movimentar adequadamente através da água e ajuda a manter seu corpo sobre a superfície da água.

Nosso corpo experimenta uma força de flutuação vertical quando imerso na água e flutuar ajuda a manter seu corpo na posição horizontal. Flutuar é importante porque se você cair acidentalmente na água, será capaz de flutuar na superfície até ser resgatado.

Corpo coordenado

Na natação, todas as partes do seu corpo devem estar bem coordenadas entre si. Você deve ser capaz de mover os músculos da parte inferior das costas, do abdômen e dos quadris de forma sincronizada para continuar avançando.

Suas mãos devem se mover e cortar primeiro através da água, seguido pelo cotovelo e depois seu corpo deve abrir caminho através da água.

Chute

Pontapear é outra habilidade importante para aprender se você quiser dominar a natação. Os pontapés ajudam seu corpo a se movimentar na direção da frente. Muitos treinadores de natação usam pranchas para apoiar o corpo do nadador.

Nados

Agora que você sabe como flutuar e chutar, é hora de aprender algumas nados, ou seja, movimentos dos braços que ajudam a puxar o corpo através da água. O crawl, o nado de peito, o nado de costas e a borboleta são alguns dos nados comuns de natação.

Autor

Previous

Como Perder o Medo de Água (Aquafobia)?

Next

Como Funciona o Nado Crawl ou Nado Livre?