O sparring, também conhecido como rola ou soltinho no Jiu-Jitsu, é o que faz dele a arte marcial mais dinâmica e eficaz em todo o mundo.

Além disso, ele oferece a oportunidade de crescimento sem limites, promovendo a luta constante, o que aumenta as habilidades de cada um.

Infelizmente, a maioria das pessoas desiste antes de atingir a marca dos 6 meses na academia por causa do sparring. Qualquer um que luta pela primeira vez classifica a experiência como desmoralizante, desanimadora, humilhante e dolorosa.

Os alunos tendem a abandonar o Jiu-Jitsu nos primeiros 6 meses porque suas aulas não são tratadas corretamente. Então o que fazer em caso de alguém propor um rola com você?

Como Funciona o Soltinho no Jiu-Jitsu (Rola)?

Rener e Eve Gracie propõem a postergação do soltinho no Jiu-Jitsu para dar aos novos iniciantes a oportunidade de aprender algumas habilidades e conhecimentos.

Entretanto, as academias de Jiu-Jitsu são administradas de forma diferente e os instrutores também têm suas próprias habilidades de ensino. Além disso, os alunos também são diferentes; há aqueles faixas brancas que preferem entrar de cabeça, outros preferem o crescimento gradual. Mas o que acontece se você se encontrar em uma escola que introduz o sparring imediatamente nos primeiros 6 meses de treinamento?

Rener e Eve oferecem excelentes dicas que podem ajudar a evitar sentir-se desanimado, desmoralizado, derrotado, dor e a cada sessão sempre os encoraja a desistir.

Diga que é a sua primeira vez

Seu primeiro sparring pode ser desorientador. Primeiro, você esquece as técnicas que aprendeu na aula e segundo – você está indo contra alguém que parece querer se vingar. Não se assuste e dê um passo de cada vez. Você pode até dizer a seu parceiro que é sua primeira vez de rolar. Desta forma, ele vai ter calma com você (desta vez, por enquanto).

Mova-se

Caso esteja nervoso antes de seu primeiro soltinho e sente que tudo o que seu instrutor lhe ensinou não parece funcionar, fique tranquilo

Se você já disse a seu parceiro que é sua primeira vez e ainda não tem certeza do que fazer, continue. Se seu parceiro conseguir passar sua guarda ou se você estiver em uma posição em que não tenha tanta certeza, não desista!

Não se preocupe, quanto mais você se poupar e quanto mais aulas frequentar, tudo acabará se tornando uma segunda natureza, porque você entende mais de Jiu-Jitsu e de seu corpo. Dê tempo a isso!

Fique atento a sua volta

Quando você está rolando pela primeira vez, é natural sentir que não tem ideia do que está fazendo. Como você está se movendo tanto, provavelmente há uma boa chance de chutar acidentalmente ou cotovelar seu oponente, ou talvez até mesmo alguém lutando nas proximidades.

Antes de lutar, tente garantir que você e seu parceiro estejam a uma boa distância dos outros estudantes. Além disso, cuidado com as paredes!

Não tenha medo de tentar coisas novas

Ao contrário do que você possa ser levado a acreditar, a luta não é uma competição. É apenas uma extensão do treinamento e outra maneira de levar seu Jiu-jitsu ao próximo nível.

O sparring é o momento perfeito para experimentar as novas técnicas que você aprendeu na aula, porque você verá imediatamente se elas funcionam ou não. Aproveite ao máximo esta oportunidade e vá para aquele berimbolo – se ele não funcionar, tente novamente durante seu próximo soltinho no Jiu-Jitsu.

Role com faixas superiores ao seu

Só porque alguém tem uma faixa de cor diferente, isso não significa automaticamente que você vai ficar absolutamente esmagado.

Pelo contrário, eles são mais propensos a facilitar os faixas brancas, especialmente para aqueles que acabaram de começar a lutar.

Eles sabem o que é estar inseguro quanto à técnica e ter medo de lutar. Afinal de contas, eles mesmos já foram estiveram lá. Se uma faixa superior lhe pedir para rolar, não hesite e diga sim! É uma grande experiência de aprendizado para ambos.

Faça perguntas

A menos que você esteja completamente aterrorizado com a luta (você não deveria estar), você deve reservar todas as perguntas que tiver até depois do rolo.

Entendemos que você tem suas preocupações mas um rolo tem apenas 5 minutos de duração! Um ou dois minutos de conversa podem facilmente levar a uma conversa de 5 minutos. Se você realmente precisa fazer uma pergunta, faça-a rapidamente!

Rolo é aprendizado

O sparring é uma ótima maneira de colocar tudo o que você aprendeu em ação. Não comece um rolo sem saber o que você está prestes a fazer – mergulhe fundo e lembre-se do que seu instrutor lhe ensinou.

Vá em frente e não hesite. Se você acabar caindo fora em menos de um minuto, está tudo bem. Aprenda com esse erro e tente novamente!

Autor

Previous

Como Funciona o Armlock no Jiu-Jitsu?

Next

Como Funciona a Americana no Jiu-Jitsu?