Conhece os princípios básicos do Judô? O judô, que é traduzido como o “caminho suave”, ensina o princípio da flexibilidade na aplicação da técnica.

Este é o uso flexível ou eficiente do equilíbrio, alavancagem e movimento no desempenho dos lançamentos de judô e outras habilidades. Habilidade, técnica e timing, ao invés do uso da força bruta, são os ingredientes essenciais para o sucesso no Judô.

O objetivo final no Judô é desenvolver-se ao máximo, sempre buscando a perfeição, para que você possa contribuir com algo de valor para o mundo. O judô é um esporte divertido, uma arte, uma disciplina, uma atividade recreativa ou social, um programa de fitness, um meio de autodefesa ou combate, e um modo de vida. É tudo isso e muito mais.

Quais os Princípios Básicos do Judô?

Os princípios básicos do Judô são o treinamento físico, shizentai (postura natural), cortesia, sen (iniciativa), kuzushi (quebra de equilíbrio), estabilidade e o Ju-no-ri (princípio da gentileza).

Treino Físico

É um dos princípios básicos do Judô a realização de exercícios em proporção à força corporal. O judô como um jogo pertence aos jogos de luta e, portanto, muitas vezes assume todos os aspectos de um feito intensivo de força que requer esforços extenuantes.

Na prática do judô, no entanto, este mal pode ser evitado por meio do Kata (formas). Ou seja, o kata permite ao estudante de judô ajustar a quantidade de exercício de acordo com sua força corporal e idade, e ainda é totalmente eficaz tanto em relação ao interesse quanto ao benefício.

O judô inclui os três pontos seguintes em seu objetivo no lado físico:

  • Dureza (dar firmeza, elasticidade e poder de permanência aos músculos)
  • Flexibilidade (dando mobilidade à coluna vertebral e outras articulações juntamente com a elasticidade total dos músculos)
  • Agilidade (acelerar a função dos nervos motores e fazer movimentos ágeis e estáveis)
  • Do ponto de vista da fisiologia atlética, estas qualidades estão correlacionadas entre si, e as atividades corporais nos exercícios de judô são mais bem adaptadas a estas exigências.

Postura Natural (Shizentai)

O shizentai, ou postura natural, é a postura de uma pessoa de pé em silêncio, com a cabeça e a parte superior do corpo mantidas eretas, os braços pendurados sem restrições e as pernas não tão firmes e muito afastadas.

Esta é a descrição da postura adequada no que diz respeito à sua forma, mas tem um significado mais profundo e amplo. Quando esta postura é mantida, pode-se considerar que 1) o corpo mantém a estabilidade e não cai e 2) como os membros são mantidos macios, eles podem mudar para qualquer ação a qualquer momento.

No parágrafo anterior, a postura natural é explicada como uma postura de pé. Se, entretanto, a forma ou postura exterior for deixada fora de consideração, e a postura natural for uma atitude do corpo que seja capaz de repelir o ataque do oponente, e além disso de assumir a ofensiva sempre que houver uma abertura na guarda do oponente, pode-se dizer que a postura natural é possível não apenas quando em pé, mas também quando sentado ou deitado.

Na verdade, em um concurso de judô, o competidor que caiu não é derrotado. Pelo contrário, ele pode fazer um ataque contra seu oponente enquanto deitado sobre as esteiras. Na verdade, a postura natural é uma atitude do corpo que é sempre capaz de assumir a liderança.

Cortesia

A cortesia é a manifestação formal do espírito de respeito, sendo um dos princípios básicos do Judô mais curiosos. Com o espírito de respeito, reconhecemos a dignidade da personalidade do outro. Em outras palavras, é o espírito de viver em harmonia uns com os outros na vida social.

Em um concurso de judô, os competidores devem se enfrentar na postura correta, olhando-se adequadamente uns aos outros e usando moderação em suas ações.

Assim, eles estão em um estado de harmonia no qual nunca se colocam uns aos outros em desafio, e mantêm a dignidade da personalidade. Assim se ensina que os exercícios no Judô devem começar com cortesia e terminar com cortesia.

Iniciativa (Sen)

Em todos os esportes atléticos é preciso, para obter a vitória, superar o adversário em poder mental, habilidade técnica e força física. Estes três fatores devem estar unidos na conquista do domínio sobre um oponente.

O domínio é trazido em jogo na forma de várias técnicas, e embora haja um grande número delas, elas podem ser resumidas e resolvidas em uma palavra sen (iniciativa ou liderança).

No antigo densho (livros de princípios secretos) a forma de tomar a iniciativa é explicada em três etapas.

  • Sen-sen-no-sen (iniciativa superior). A iniciativa superior é jogada em uma situação delicada onde se enfrenta um oponente que pretende atacar, e ganha domínio sobre ele adivinhando sutilmente sua mentalidade e prevendo suas ações. Este é o maior alcance do cultivo mental em qualquer arte militar e é considerado como não facilmente alcançável. Mas se você o considerar mais profundamente, descobrirá que é tarde demais para tentar ganhar o comando sobre qualquer coisa quando ela tomou uma forma concreta, e você deve ter a preparação mental para segurá-la de antemão. Para isso, é necessário aprender a manter a abertura e a serenidade da mente, como significa a velha expressão “claro como um espelho inoxidável e calmo como água parada”. Lao-tse ensina este estado de espírito quase divino com as seguintes palavras: “É o caminho do céu para prevalecer sem contendas”.
  • Sen (iniciativa). Isto é para prevenir seu oponente iniciando uma ação antes que ele comece a atacar você.
  • Ato-no-sen (iniciativa em defesa). Isto não é para adivinhar a mentalidade de seu oponente e verificar sua ação antes que ela seja feita, mas para iniciar uma ação em defesa no momento em que você tiver um indício da ofensiva de seu oponente. É para evitar o ataque do adversário no momento em que ele está prestes a ser lançado sobre você, e para fazer um contra-ataque aproveitando uma pausa no movimento do adversário e uma perturbação em sua postura. Um homem que toma a iniciativa na defesa se levanta em oposição ao ataque de seu oponente, e se detém ou evita o ataque. Parece que é um movimento defensivo. A fim de evitar o ataque do adversário no último momento e restaurar sua posição, é preciso manter a atitude moral de iniciativa para não ser agravado pelo adversário.

Quebra de Equilíbrio (Kuzushi)

Na seção anterior sobre o princípio da postura natural, foi dada uma explicação sobre como se tornar invulnerável a todos os ataques possíveis e como se ganha a vitória. Nesta seção sobre o princípio de kuzushi (quebrar a postura), ele mostrará como é que se é derrotado.

Pois para deixar clara a teoria da vitória, é preciso ao mesmo tempo conhecer a teoria da derrota. O judô Kodokan descobriu que o princípio das técnicas (seja com os punhos nus, ou usando uma arma como a espada, lança, taco, etc.) do jujutsu da velha guarda consiste em quebrar a condição do corpo que perdeu o equilíbrio.

É chamado kuzure-no-jotai (estado de equilíbrio quebrado). Às vezes o próprio adversário perde o equilíbrio, e outras vezes destrói positivamente o equilíbrio do adversário, levando-o a uma postura vulnerável. No judô, cada técnica é analisada em tsukuri (ação preparatória) e kake (ataque).

A ação preparatória é ainda dividida em aite-no-tsukuri (preparação do oponente) e jibun-no-tsukuri (preparação do próprio). A preparação do oponente consiste em destruir o equilíbrio do adversário antes de executar uma técnica e colocá-lo em uma postura onde será fácil aplicá-la.

No mesmo instante, o próprio adversário deve estar em uma postura e posição em que seja fácil aplicar uma técnica. Isto é a preparação de si mesmo.

A bondade das técnicas de judô não está na ação de executar técnicas, mas sim na habilidade com a qual a preparação é feita como preliminar.

Foi a idéia clara e original do fundador do Judô Kodokan que analisou a técnica que é aplicada em um instante, e atribuiu importância ao estudo e à prática da ação preparatória.

No caso da preparação do adversário, a teoria e prática do princípio da quebra do equilíbrio deve ser estudada, enquanto que no que diz respeito à preparação do eu é necessário estudar a postura natural e também a teoria e prática do ma-ai (condição espacial).

Estabilidade

O centro de gravidade do corpo de um homem de pé está quase na região hipogástrica. Quando a linha perpendicular traçada do centro de gravidade passa pelo fulcro ou pelo meio da base formada pelos dois pés, a postura do homem é estabilizada.

Um homem está pronto para cair quando seu corpo balança para frente e para trás ou de lado a lado, e a linha perpendicular traçada a partir do centro de gravidade parte do fulcro.

Entretanto, quando o corpo de uma pessoa viva perde seu equilíbrio, ele tenta recuperá-lo. Embora o centro de gravidade vacile, ele é capaz de manter sua postura ereta. Caso o centro de gravidade de uma pessoa de pé vacile bruscamente e ela seja incapaz de manter a estabilidade, ela apóia seu corpo colocando o pé para frente na direção em que o centro de gravidade tende.

Em resumo, a postura de um homem em pé parece instável à primeira vista, mas o equilíbrio é mantido inteligentemente através de medidas adequadas. Se alguma força externa age sobre o homem no momento em que ele perde o equilíbrio, ele cai imediatamente, como é descrito abaixo

  • O corpo cai facilmente, quando algo impede o pé que é colocado na direção em que o centro de gravidade tende, por exemplo, quando o pé colocado para fora tropeça em um seixo.
  • Quando o equilíbrio do corpo é perdido, o tempo em que o centro de gravidade é perdido é menor que o tempo necessário para o órgão sensorial periférico comunicar a perda do equilíbrio do corpo ao centro nervoso e este último para ordenar os músculos do pé através do nervo do pé para colocar o pé para frente; por exemplo, quando o corpo se inclina para frente e cai para frente porque uma força repentina é aplicada de trás, não dando à pessoa tempo para colocar o pé para frente.

Princípio da Gentileza (Ju-no-ri)

Nas seções anteriores foi afirmado que nunca seremos derrotados se mantivermos nossa postura e presença de mente adequadas, e ao realizarmos movimentos e ações utilizamos o corpo de maneira natural e razoável.

Também foi demonstrado como somos derrotados facilmente quando o equilíbrio do corpo é perdido.

Em seguida devemos aprender como estes dois princípios devem ser colocados em prática no concurso de judô, ou seja, como lidar com o poder do adversário quando aplicado sobre nós, e para obter a vitória final. As regras desta atividade são chamadas de ju-no-ri, ou o princípio da gentileza.

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