Sabe a diferença entre kickboxing e boxe? Muitas pessoas se apaixonam pelo boxe depois de ver filmes como Rocky e Creed ou depois de ouvir histórias sobre grandes nomes como Muhammad Ali, Mike Tyson e Floyd Mayweather.
Por outro lado, algumas pessoas se interessam pelo kickboxing depois de ver lutas de UFC ou de assistir filmes como Bloodsport e Never Back Down.
Antes de se inscrever em uma aula em qualquer estilo de luta, você precisa ser claro sobre o que cada um deles implica para que você possa tirar o máximo proveito de suas sessões de treinamento.
O boxe e o kickboxing podem parecer similares, mas são esportes totalmente separados, com regras e regulamentos muito diferentes. Aprender a diferença entre boxe e kickboxing é útil se você quiser determinar qual esporte você quer aprender.
O kickboxing usa as mãos, pés, canelas, cotovelos e joelhos, além de atirar pessoas ao chão, enquanto o boxe simplesmente permite que os lutadores usem seus punhos.
Qual a Diferença entre Kickboxing e Boxe?
Se você perguntar a alguém se o boxe ou o kickboxing é melhor, você receberá várias respostas baseadas no que está procurando e como planeja usar estas técnicas.
No boxe, o lutador usa blocos e socos para impulsionar através da cabeça e da parte superior do corpo do adversário. Um kickboxer é capaz de dar socos como um boxeador, mas também pode usar chutes e joelhos, batendo na cabeça, no corpo e nas pernas do adversário. Esta diferença entre kickboxing e boxe é apenas uma das muitas variações entre os dois esportes.
Antes de mergulhar mais fundo nos contrastes, é uma boa ideia aprender também as vantagens e desvantagens de cada forma de artes marciais.
Prós do boxe
Ao aprender a diferença entre boxe e kickboxing, você também notará ajustes entre os estilos e habilidades de luta que cada um usa.
Com o boxe, você se concentra muito em socos, trabalho de pés e uma ênfase muito mais pesada no movimento da cabeça. Por causa disso, muitos boxeadores são mais rápidos a dar socos e a dar socos ou ganchos com rapidez do que muitos kickboxers.
Ter aulas de boxe pode lhe proporcionar uma série de benefícios físicos impressionantes como aumentar sua resistência e melhorar sua coordenação mão-olho. Com o tempo, você pode fortalecer sua parte superior do corpo e seus músculos centrais. O boxe também o ajuda a melhorar seu equilíbrio, aumentar seu humor e aguçar seu estado de alerta mental.
Enquanto o kickboxing se concentra em uma variedade de coisas, o boxe tem tudo a ver com os socos que você joga. Se você entra em uma luta com um adversário desconhecido, é fácil dizer quem treinou como boxeador pela forma como ele joga suas mãos. Como pugilista, você pode fortalecer seu corpo e praticar um estilo de luta comprovado pelo tempo.
Como a maioria das artes marciais, o boxe também é excelente para a construção de sua resistência física e autoconfiança. Se você for atacado, o boxe é uma ferramenta chave de autodefesa. Esta confiança adicional também pode aumentar sua auto-estima e sua auto-imagem.
Contras do boxe
Ao pesquisar a diferença entre o kickboxing e o boxe, é importante considerar também os potenciais inconvenientes. A principal desvantagem de aprender a boxear envolve suas pernas. Enquanto o kickboxing constrói a força das pernas, os boxeadores concentram seu treinamento principal na parte superior do corpo.
Um dos maiores inconvenientes de só fazer boxe é que ele limita suas habilidades ao uso de sua parte superior do corpo para golpear. Isto significa que você não aprenderá coisas como defesa básica de takedown ou como bloquear chutes lançados por um adversário.
Se você acabar no chão, você também não estará preparado ou não conhecerá nenhuma técnica que você possa usar para tirar um atacante ou para submetê-lo. Com isto em mente, as táticas de boxe por si só podem não ser suficientes para se proteger em uma situação de autodefesa.
Prós do Kickboxing
Muitas pessoas escolhem fazer kickboxing porque querem usar o corpo inteiro quando lutam. Com o kickboxing, você acaba fortalecendo e treinando todo o seu corpo. Você trabalha com seus joelhos, pés, cotovelos, cabeça e mãos.
Como você usa estas armas no ringue, você também aprende como se defender contra elas. Isto é importante porque significa que você é melhor em se defender contra uma série de ataques diferentes dentro e fora da academia.
Se você entrar em uma altercação inesperada onde a autodefesa se torna necessária, você será capaz de usar todo o seu corpo tanto defensivamente quanto ofensivamente.
Grande parte da diferença entre boxe e kickboxing depende da classe que você também assume. Há aulas de aeróbica para pessoas que querem um treino intenso de kickboxing. Devido aos requisitos de alta energia das artes marciais, muitos destes estilos têm treinamento para pessoas interessadas em fitness, bem como para pessoas que querem desenvolver suas habilidades de luta.
As aulas de kickboxing são uma excelente opção se você quiser construir sua força física e equilíbrio. Se você quiser se parecer com Bruce Lee, o kickboxing o ajudará a queimar rapidamente calorias e promover a definição muscular. Além disso, o kickboxing é uma forma de usar de forma construtiva sua frustração e raiva.
Contras do Kickboxing
Embora o kickboxing seja uma boa escolha se você quiser ficar em forma ou aprender habilidades de autodefesa, é também um grande esporte de contato. Ao contrário do boxe, o kickboxing usa tanto chutes quanto socos em uma luta oficial.
Isto significa que você tem que aprender movimentos defensivos para contrariar possibilidades mais ofensivas e estar melhor preparado para qualquer coisa que um adversário jogue contra você.
Uma desvantagem do kickboxing é que você não aprenderá como se mover tão bem quanto os boxeadores que estão frequentemente praticando e melhorando seu trabalho de pés. Sua postura será quadrada, o que abre o meio do corpo e seu movimento da cabeça também não será tão bom quanto alguém que tenha treinado boxe.
Com o boxe e o kickboxing, os socos são bastante similares, embora os boxeadores tendam a ter muito mais prática e experiência nesta área. Ambos os estilos usam golpes, cruzamentos, ganchos e uppercuts, mas alguém que tenha treinado extensivamente em boxe terá uma vantagem maior do que um kickboxer para causar danos ao arremessar estes golpes.
Como os kickboxers gastam tanto tempo aprendendo chutes, cotovelos e joelhos também, eles não serão tão especializados em seus golpes. Semelhante ao boxe, alguém que treina em kickboxing também é limitado quando se trata de lutar no chão.
Devo Aprender Boxe ou Kickboxing?
Aprender a diferença entre estas duas formas de arte é apenas o passo inicial no processo. Uma vez que você saiba como estas artes marciais diferem, você pode decidir se você deve aprender boxe ou kickboxing. Em última análise, esta decisão é uma questão de opinião e seus objetivos de aprendizagem a longo prazo.
Um kickboxer golpeia um bloco segurado por um colega estudante de artes marciais.
Por exemplo, o kickboxing é um excelente treino para suas pernas, então você pode querer experimentar o kickboxing se quiser um treino de corpo inteiro durante cada sessão. Enquanto que aqueles que têm aspirações de se tornar o campeão mundial de boxe de peso livre precisarão colocar seu foco neste estilo específico de luta.
Há algumas vantagens e desvantagens compartilhadas para ambas as opções. Ambas as artes marciais lhe darão ferramentas para usar se você for atacado, assim você será capaz de contra-atacar e escapar mais efetivamente para não ter que sofrer danos. E como você está acostumado a levar um golpe em sessões de luta, também é menos provável que você entre em pânico quando uma luta real acontece.
O treinamento em qualquer arte marcial o ajudará a se preparar mais para enfrentar um atacante, portanto a decisão entre boxe e kickboxing depende inteiramente de você.