Sabe a diferença entre karatê e taekwondo? A prática das artes marciais pode oferecer benefícios para a saúde física e mental.

Além de aprender a autodefesa, você também terá um exercício aeróbico de corpo inteiro, construir músculos e melhorar o equilíbrio. Para aqueles que acham difícil aderir a um plano de exercícios, a ideia de aprender e desenvolver uma nova habilidade pode ser um bom incentivo para continuar voltando.

Karatê e taekwondo são duas formas comuns e amplamente praticadas de artes marciais. Eles são tão populares, de fato, que ambos são agora esportes olímpicos. O karatê estará nos jogos de 2020 em Tóquio, e o taekwondo foi acrescentado em 2000.

Embora os dois estilos tenham algumas semelhanças, eles também têm diferenças distintas. Continue lendo para saber mais sobre cada um deles.

Qual a Diferença entre Karatê e Taekwondo?

O karatê e o taekwondo começam ambos com o aprendizado de regras fundamentais e movimentos básicos para iniciantes. Estes formam a base para o aprendizado dos movimentos mais avançados.

Em cada forma de arte marcial, você aprenderá diferentes “posições” e maneiras de dar um soco, chutar e bloquear um oponente. Estas serão feitas lentamente, e cada movimento é realizado para ajudá-lo a obter a forma correta.

É importante saber que manter posições por um período mais longo tanto no karatê quanto no taekwondo não será útil em uma luta real.

As posturas devem ser usadas como uma ferramenta de treinamento. Os movimentos de luta precisam fluir rapidamente de um para o outro para serem eficazes.

O karatê é mais conhecido na cultura pop por seu shuto uchi, ou costeleta de karatê. Este estilo de luta enfatiza as técnicas de mão e usa chutes como apoio.

O Taekwondo envolve mais pontapés do que karatê. Ele dá mais ênfase aos pontapés e usa as mãos como apoio. Você aprenderá uma variedade de movimentos de pontapés, incluindo chutes de giro e saltos.

Como o karatê usa muito mais ataques com as mãos, as pernas muitas vezes ficam de castigo. O Taekwondo, por outro lado, usa uma postura diferente das pernas porque o corpo precisa estar pronto para executar chutes rápidos.

Técnicas

O karatê é mais conhecido popularmente como a arte de atacar. Ela apresenta chutes, socos e outras técnicas de mão aberta. Embora manipulações articulares, golpes de pontos vitais, garras e arremessos sejam ensinados com a mesma ênfase dentro de uma sala de aula. O karatê permite à pessoa derrotar seu oponente usando dois métodos: chutar e golpear.

Para o karatê, o praticante tem que passar por um treinamento físico duro para desenvolver um conjunto de habilidades que requerem disciplina mental e física extenuante. Karatê significa “mãos vazias”, que se refere ao fato de que o Karatê é um sistema de autodefesa que se baseia inteiramente no uso de um corpo desarmado.

O Taekwondo, entretanto, é popular por utilizar técnicas de pontapés, o que o torna diferente do Karatê. A razão por trás disto é que a perna é a arma mais forte e mais longa que um artista marcial tem, e os chutes têm a capacidade de executar golpes poderosos.

Fisicamente, o Taekwondo desenvolve velocidade, força, flexibilidade, equilíbrio e resistência. Domina a técnica de concentração e simboliza a união da disciplina física e mental de cada um.

Estilo/Forma

O Taekwondo é ensinado de duas formas diferentes. Kata e kumite. Kata, semelhante ao karatê, é conhecido como “forma”, que é uma rotina coreografada de movimentos de artes marciais. A luta de Taekwondo, por outro lado, é uma luta de contato total usando uma combinação de truques e técnicas ofensivas e defensivas contra seu oponente.

O karatê, por outro lado, tem todos os movimentos básicos e fundamentais presentes em seu sistema de aprendizagem. Ele consiste nos Três K que incluem Kata, Kihon e Kumite. Kihon representa o básico e são as raízes do estilo e da arte.

Quando se trata de karatê, o básico inclui nossas posturas, chutes, blocos, socos e greves. Para termos uma base forte de karatê, devemos primeiro praticar o básico do Kihon na repetição.

Kata representa a forma e é uma sequência de movimentos juntos para formar um padrão que você tem que memorizar em seguida. O treinamento do Kata envolve elementos como velocidade, técnica, direção, ritmo e potência.

Quando ele vai a um nível mais profundo, a análise do kata pode lhe proporcionar descobertas para a autodefesa na vida prática. Se Kihon é nosso vocabulário, então o kata é a gramática do karatê.

O último K significa Kumite, o que significa luta ou trabalho em parceria. O trabalho do parceiro ajuda a apresentar os exercícios que, em troca, ajudam a se acostumar a chutes, bloqueios, socos e greves.

Através destas furadeiras, você pode aplicar seus contra-ataques e movimentos defensivos contra cenários reais de autodefesa. Kumite é a formação de frases do karatê e depende de como você se expressa usando vocabulário (Kihon) e gramática (kata).

Regras

Quando se trata de regras, a pontuação em competições de karatê é muito simples. É limitado às seguintes áreas do corpo do desafiante: cabeça, pescoço, rosto, peito, lado, abdômen e costas.

A pontuação é atribuída quando um praticante executa uma técnica que está de acordo com os seguintes critérios e aterrissa nas partes do corpo acima mencionadas:

  • Boa forma
  • Distância exata
  • Aplicação vigorosa
  • Bom timing
  • Conscientização
  • Atitude esportiva

Os lutadores podem marcar um, dois ou três pontos por técnicas de ataque; três pontos são concedidos por um chute de Jodan ou qualquer técnica de pontuação realizada em um adversário caído. Dois pontos são dados por pontapés de nível médio, e um ponto é dado por um soco de nível médio ou superior.

Por outro lado, a pontuação para uma partida de taekwondo é muito simples. Um jogador recebe três pontos por um chute na cabeça, dois pontos por um chute giratório no tronco do adversário e um ponto por um ataque básico em seu tronco.

Nas principais competições de Taekwondo, são utilizados sistemas eletrônicos de pontuação que são fixados no peito dos jogadores e são ajustados para calcular os pontos, de acordo com a pressão exercida sobre o sistema.

Para chutes de cabeça, quando a pontuação eletrônica não é utilizada, painéis de quatro juízes têm que apertar um botão quando vêem os pontos de pontuação, e quando três juízes concordam com a pontuação, um ponto é concedido.

Equipamento

Um uniforme de Taekwondo é branco e é conhecido como o do bok. Um cinto colorido é amarrado ao redor do meio, o que significa que grau você é.

As cores do cinto variam de branco a amarelo, verde, azul, vermelho e, por último, preto, especificamente nessa ordem. Os cintos pretos são então fornecidos com notas “dan” quando progridem mais na perícia e experiência.

Por outro lado, todos os concorrentes para o Karate têm que usar um gi tradicional, que também é simples. O karatê também usa diferentes cores de cinto para significar sua classificação, mas também tem listras para indicar o progresso dentro dessa cor de cinto.

Outros equipamentos incluem proteção corporal, protetores para os pés, protetores de gengiva e caneleiras. Os protetores de virilha também podem ser usados, mas não são obrigatórios.

Autor

Previous

Como Funcionam os Chutes no Karatê?

Next

Como Funciona o Wado-Ryu no Karatê?