Caso seja um skatista em busca de desafio, trazemos para você a modalidade de skate downhill. Já ouviu falar dela?

O que é o skate downhill?

O skate downhill é um estilo não competitivo de patinação no qual os skatistas andam de longboard por uma colina íngreme em alta velocidade.

O objetivo do skate downhill é atingir a velocidade mais rápida possível, mantendo o controle total de sua prancha – alguns skatistas downhill conseguiram quebrar velocidades de mais de 85 milhas por hora. Altas velocidades e maior risco de lesões qualificam o skate downhill como um esporte radical.

Equipamento essencial para o skate downhill

O skate downhill seguro requer o equipamento adequado para proteger seu corpo.

  • A prancha certa : O skate que você escolher para descer deve ser rígido e estável. Os caminhões devem suportar altas velocidades e o convés deve ser ligeiramente côncavo para evitar que os pés escorreguem. Muitos skatistas de downhill preferem longboards, que têm decks mais largos e longos do que os skates comuns, tornando-os mais fáceis de manobrar. A distância entre eixos do longboard também é maior, dando ao skatista mais controle em velocidades mais altas. O longboard é mais adequado para transporte ou skate downhill, não para truques.
  • Um capacete confiável : O capacete de skate é uma peça essencial do equipamento de segurança porque protege sua cabeça de uma lesão quando você cair. Você deve sempre usar um capacete multiesportivo ou de skate que se ajuste perfeitamente à sua cabeça (procure um com almofadas instaláveis ​​- ele não deve se mover quando você balançar a cabeça). Um capacete de skate deve ficar baixo na testa e ter tiras laterais que formam um “V” ao redor de cada orelha, bem como uma fivela que se prende firmemente sob o queixo. Se você conseguir encaixar mais de dois dedos entre a alça e o queixo, não está apertado o suficiente. Além disso, certifique-se de que seu capacete seja multiuso e capaz de aguentar mais de um golpe.
  • Luvas duráveis : embora possam não ser necessárias para cruzeiros casuais, um par de luvas deslizantes é essencial se você planeja executar curvas fechadas, truques e paradas repentinas. Em caso de queda, essas luvas protegem os dedos e as palmas das mãos do pavimento durante a descida em alta velocidade.
  • Joelheiras e cotoveleiras : quando você cai – e você vai cair – as almofadas previnem ou reduzem a gravidade de cortes, arranhões, contusões e queimaduras. Certifique-se de que suas almofadas tenham enchimento suficiente e uma tampa de plástico externa projetada para suportar abusos.

Dicas para Iniciantes de Skate Downhill

Antes de se tornar o skatista de downhill mais rápido, você precisa aperfeiçoar sua técnica. Depois de pesquisar o suficiente e ter o equipamento essencial, considere as dicas a seguir para aprender os fundamentos do skate downhill.

  1. Aprenda a parar . Antes de experimentar qualquer tipo de patinação de velocidade, você deve saber como chegar a uma parada completa com segurança e eficácia. A frenagem com o pé é uma habilidade essencial para os skatistas de downhill. A frenagem com o pé é uma técnica em que você toca levemente o pé de trás no chão para gerar atrito com o pavimento, ajudando a desacelerar até parar. A derrapagem controlada é a forma mais eficaz de controlar a velocidade nas descidas. Essa técnica envolve virar a prancha de lado durante o movimento, de modo que as rodas desacelerem ou derrapem até parar. Para criar conforto com essas técnicas, localize uma rua montanhosa em uma área de baixo tráfego e pratique frenagem a pé e derrapagens controladas na parte inferior da colina.
  2. Equilibre seus caminhões . A oscilação da prancha piora quando você está andando em alta velocidade e ocorre com mais frequência quando os trucks traseiros estão mais soltos do que os frontais. Certifique-se de que seus caminhões estejam uniformemente apertados – ou afrouxe levemente os caminhões dianteiros. Você pode reduzir a oscilação de velocidade agachando-se e mantendo a maior parte do seu peso sobre o caminhão dianteiro.
  3. Aprenda a ganhar velocidade . Aprender os fundamentos da aceleração é fundamental para os skatistas downhill. Tucking é uma técnica de aceleração útil na qual você torna seu quadro o menor possível para reduzir a resistência do vento e aumentar sua velocidade, mantendo o pé da frente inteiramente no convés e o pé de trás na ponta dos pés. Você também deve aprender e praticar o desenho, que envolve seguir de perto um ciclista em declive para aproveitar a diminuição da resistência do vento para que você possa ganhar velocidade suficiente para ultrapassá-los eventualmente.
  4. Pratique curvas de navegação . Ao viajar em alta velocidade, você precisa saber como fazer curvas corretamente. Você pode usar o freio de pé ou o pré-derrapagem – um leve desvio que o ajuda a desacelerar para fazer uma curva com segurança. O equilíbrio é fundamental ao navegar nas curvas; pouca velocidade significa que você perderá impulso na curva, e muita velocidade pode fazer você errar a curva e cair.
  5. Seja destemido . O skate downhill de alta velocidade requer um certo grau de destemor. Embora seja essencial ser inteligente e seguro, você também deve ter confiança para dominar a técnica. O nervosismo e o medo podem fazer com que seus músculos se contraiam, o que pode afetar a maneira como a prancha é manuseada. Mantenha-se calmo e relaxado para maximizar suas habilidades no skate downhill e evitar lesões.
  6. Aprenda a cair . Sempre tente curvas amplas ou frenagem com o pé antes de pular em uma descida, mas se você estiver prestes a perder o controle e não souber como se salvar, saber a maneira correta de cair pode ajudá-lo a evitar ferimentos graves. Ao viajar em alta velocidade, nunca use as mãos para amortecer a queda, pois você pode danificar gravemente as mãos e os pulsos. Em vez disso, aprenda quando dobrar o queixo e rolar, e sempre procure um ponto macio (como a grama) para pousar.

Confira:

Autor

Previous

Quais as Manobras de Skate Mais Comuns?

Next

Quais são as Partes do Skate Mais Comuns?