O antivibrador no tênis têm sido um acessório em que muitos jogadores pensam. A verdadeira questão é “devo usar um?”. Se você é um jogador apenas começando ou um veterano do jogo, eles são uma questão de preferência pessoal.
Como Funciona o Antivibrador no Tênis?
O único objetivo do antivibrador é reduzir as vibrações da raquete de tênis. Jogadores que gostam o utilizam principalmente porque diminui o som “ping” que a bola faz no impacto. Para muitos jogadores, isto é mais um propósito mental do que físico.
Dois equívocos comuns com antivibradores são que eles ajudam com problemas de cotovelo no tênis e reduzem um nível de potência das raquetes.
Embora muitos fabricantes utilizem isto em truques de marketing, há poucas evidências para apoiar qualquer um destes mitos. Mais do que nunca, os fabricantes incorporaram propriedades amortecedoras aos quadros para dar melhor absorção de choque do que os atuais antivibradores.
A maioria são geralmente bastante pequenos e não fazem mudanças significativas na forma como uma raquete pode jogar.
Onde Colocar o Antivibrador na Raquete?
De acordo com as regras da ITF, os jogadores podem colocar antivibradores em qualquer lugar fora do padrão das cordas. Isto significa que eles podem ser colocados em qualquer lugar nas bordas externas das cordas (esquerda, direita, inferior e/ou superior).
Normalmente, você os verá colocados na parte inferior da raquete onde a corda principal central e a primeira corda transversal se encontram. Embora não haja um limite rígido para quantos antivibradores você pode usar, muitos jogadores usarão apenas uma, já que há pouco ou nenhum efeito de vários na raquete.
Antivibradores ou Bandas de Borracha
Os antivibradores são feitos com borracha e isto permite que sejam flexíveis, mas ainda assim absorvem choques similares aos dos pneus de um carro.
Embora estes amortecedores sirvam a um propósito principal, as bandas de borracha também podem ser utilizadas como amortecedores em sua raquete. Elas serão mais elásticas e virão em vários tamanhos para que você possa moldá-las da maneira que quiser.
Entretanto, com o tempo, os elásticos acabarão se desgastando e cairão da raquete. Não há realmente diferença entre elas com exceção da aparência.
Devo usar um Antivibrador?
Como afirmei no início, os antivibradores são todos sobre preferência pessoal. Alguns jogadores vão gostar de jogar com os amortecedores dos fabricantes, outros vão gostar de usar elásticos e outros simplesmente não vão usar nenhum.
No entanto, mais raquetes estão sendo construídas com características amortecedoras para que você tenha menos “ping” no impacto. A melhor coisa que você pode fazer é experimentar um e ver se você gosta dele.
Confira: