Depois da partida amistosa contra o América do México, Messi conversou com um repórter do portal TN, da argentina. O jogador de 37 anos, do Inter Miami, comentou sobre a possibilidade de jogar a próxima Copa do Mundo e sobre o que espera dos próximos passos da carreira.
O Inter Miami enfrentou o América do México em sua primeira apresentação em 2025. A partida terminou em 2 x 2, e nos pênaltis, o clube estadunidense levou a melhor. Os gols do Miami foram marcados por Messi, com assistência do seu parceiro de ataque Luis Suárez, e por Tomás Avilés.
Messi em 2025: bons números, desempenho e entusiasmo
O retrospecto de Messi segue impressionante na MLS. Em 2024, foram 21 gols e 11 assistências em 22 jogos. O que pode ajudar a explicar isso é que, ainda que seja considerada inferior, a liga norte-americana tem jogos menos truncados, nos quais a bola corre mais. Ela não está, por exemplo, entre as ligas com mais empates no mundo na lista feita pelo portal ClubSport. Outras ligas mais disputadas e com futebol mais técnico e físico a superam com boa vantagem.
Já pensando no futuro, ao ser questionado sobre a importância de jogos preparatórios como a partida contra o América, Messi respondeu: “Temos poucos treinamentos. Portanto, isso nos ajuda a continuar crescendo com um novo técnico e a continuar melhorando”. O camisa 10 ainda disse estar “entusiasmado” e que espera fazer um bom início de ano para chegar bem às partidas oficiais.
O argentino enfrentará o Palmeiras no Super Mundial de Clubes
No meio do ano, o Inter Miami participará do Mundial de Clubes da Fifa 2025, que trará um novo formato, como se fosse uma Copa do Mundo de clubes. O time de Messi está no grupo A, junto com Palmeiras, Porto e Al Ahly. O argentino o considera um grupo “difícil”, no qual terão que “lutar”. A competição ainda conta com as participações de Real Madrid, Manchester City, Bayern, Inter de Milão, entre outros.
O torneio promete ser muito disputado, e tem despertado o interesse dos fãs de futebol pelos confrontos inusitados que poderão acontecer ao longo da competição. Além dos gigantes europeus citados acima, ainda estarão presentes grandes clubes do futebol sul-americano.
Representando o Brasil estarão, além do Palmeiras, que está no mesmo grupo do time de Messi, Botafogo, Flamengo e Fluminense. Os rivais e experientes Boca Juniors e River Plate, da Argentina, também estarão lá.
Seleção e Copa do Mundo 2026: o futuro de Lionel Messi
Sobre a participação na próxima Copa, Messi foi discreto. Ele se limitou a dizer apenas que espera “acumular minutos” e “estar bem” até lá. O craque conduziu a Argentina ao título em 2022 e os torcedores esperam que ele esteja presente em 2026 para repetir a façanha.
Muitos acham possível, visto que, mesmo atuando em uma liga alternativa, com um menor nível de competitividade, Messi vem desempenhando um importantíssimo papel na seleção argentina. A alviceleste foi a campeã da Copa América de 2024 e está na primeira colocação nas Eliminatórias da Copa, cinco pontos à frente do Uruguai, vice colocado.
Até a Copa América de 2021, Messi jamais havia ganho um título oficial pela Argentina. Na final, contra o maior rival, o Brasil, isso caiu por terra. O gol de Angel Di Maria garantiu o título aos argentinos, e Messi foi eleito o melhor jogador da competição.
Um ano depois da conquista da América, o mundo se rendeu a Lionel Andrés Messi Cuccittini. Ele levou a Argentina ao título do torneio mais importante do futebol mundial, contrariando todas as expectativas, visto que seu time não era considerado um reduto de craques e começou mal na competição.
Mas, a garra e a genialidade de Messi mudaram o panorama argentino. Ficava claro como a equipe jogava e se sacrificava por ele, para que ele resolvesse as partidas quando tivesse a oportunidade. E resolveu.
O show de um dos maiores da história não acabou
Messi fez uma Copa impecável em 2022. Terminou a competição com sete gols e como melhor jogador. Além disso, tornou-se o primeiro a marcar em todas as fases do torneio. Na final, fez dois dos três gols da Argentina, que superou nos pênaltis a França de Mbappé, no que provavelmente tenha sido a final mais emocionante da história das copas.
Em 2026, as chances de que ele surpreenda e ainda chegue em alto nível são altas. Sem mencionar diretamente sua participação ou não, ele já chegou a dizer em 2022 que a final desse ano foi a sua última partida em Copas do Mundo. Mas, será que ele conseguirá manter a sua palavra?