Conhecce a história do Tênis de Mesa? O Tênis de mesa, também chamado (marca registrada) Ping-Pong, jogo semelhante em princípio ao tênis e jogado em uma mesa plana dividida em duas quadras iguais por uma rede fixada através de sua largura no meio.
O objetivo é bater a bola de modo que ela passe por cima da rede e salte sobre a metade da mesa do adversário de tal forma que o adversário não possa alcançá-la ou devolvê-la corretamente.
A bola oca leve é impulsionada para frente e para trás através da rede por pequenas raquetes (tacos, ou remos) seguradas pelos jogadores.
O jogo é popular em todo o mundo, sendo que, na maioria dos países, é muito organizado como um esporte de competição, especialmente na Europa e Ásia, particularmente na China e Japão.
Qual o a História do Tênis de Mesa?
O jogo foi inventado na Inglaterra no início do século 20 e foi originalmente chamado de Ping-Pong, um nome comercial. O nome tênis de mesa foi adotado em 1921-22 quando a antiga Associação do Pingue-pongue, formada em 1902, foi reavivada.
A associação original havia se desmembrado por volta de 1905, embora aparentemente o jogo continuasse a ser jogado em partes da Inglaterra fora de Londres e nos anos 1920 já estava sendo jogado em muitos países.
Liderada por representantes da Alemanha, Hungria e Inglaterra, a Fédération Internationale de Tennis de Table (Federação Internacional de Tênis de Mesa) foi fundada em 1926, sendo os membros fundadores a Inglaterra, Suécia, Hungria, Índia, Dinamarca, Alemanha, Tchecoslováquia, Áustria e País de Gales. Em meados da década de 90, mais de 165 associações nacionais eram membros.
O primeiro campeonato mundial foi realizado em Londres em 1926, e desde então até 1939 o jogo foi dominado por jogadores da Europa Central, sendo o evento da equipe masculina vencido nove vezes pela Hungria e duas vezes pela Tchecoslováquia.
Em meados dos anos 50, a Ásia emergiu como um viveiro de campeões, e desde então os eventos individuais e de equipe (tanto para homens quanto para mulheres) foram dominados por atletas da China.
A popularidade do jogo na China foi notável por dar origem à chamada “diplomacia do Ping-Pong”, um período durante os anos 70 em que as tensões da Guerra Fria entre a China e os Estados Unidos foram aliviadas através de uma série de jogos de tênis de mesa altamente divulgados entre os atletas dos dois países.
O primeiro desses eventos – realizado em Pequim em 1971 – é amplamente creditado com a abertura do caminho para a visita histórica do Pres. Richard Nixon à China no ano seguinte. Em 1980 foi realizada a primeira Copa do Mundo, e Guo Yuehua da China ganhou o primeiro prêmio de US$ 12.500. O tênis de mesa se tornou um esporte olímpico em 1988, com competição de solteiros e duplas para homens e mulheres.
Equipamento, regras e jogo do jogo
O equipamento de tênis de mesa é relativamente simples e barato. A mesa é retangular, 9 por 5 pés (2,7 por 1,5 metros), sua superfície superior é plana 30 polegadas (76 cm) acima do chão. A rede tem 6 pés (1,8 metros) de comprimento, e sua borda superior ao longo de todo o comprimento está 15,25 cm (6 polegadas) acima da superfície de jogo.
A bola, que é esférica e oca, uma vez foi feita de celuloide branca. Desde 1969, um plástico semelhante ao celuloide tem sido utilizado. A bola, que pode ser de cor branca, amarela ou laranja, pesa cerca de 0,09 onça (2,7 gramas) e tem um diâmetro de cerca de 1,6 polegadas (4 cm).
A lâmina de uma raquete, ou taco, é geralmente feita de madeira, é plana e rígida, e pode ser coberta com uma fina camada de borracha comum, ou borbulha, que pode ser colocada sobre uma fina camada de borracha esponjosa e pode ter as borbulhas invertidas.
Qualquer que seja a combinação utilizada, cada um dos dois lados de uma palheta deve ter uma cor diferente. A raquete pode ser de qualquer tamanho, peso ou forma.
Uma partida consiste no melhor de qualquer número ímpar de jogos, cada jogo sendo vencido pelo jogador que primeiro alcançar 11 pontos ou que, após 10 pontos cada um, ganhar dois pontos claros à frente.
Um ponto é marcado quando o sacador falha em fazer um bom serviço, quando qualquer um dos jogadores falha em fazer um bom retorno, ou quando qualquer um dos jogadores comete uma infração especificada (por exemplo, toca a superfície de jogo com uma mão livre enquanto a bola está em jogo). O serviço muda de mão após cada dois pontos até que se atinja 10-all, quando muda após cada ponto subsequente.
O saque é feito por trás do final da mesa, o sacador joga a bola para cima da palma da mão livre e a golpeia ao descer, de modo que primeiro ela salte na própria quadra do sacador e depois, passando por cima da rede, salte na quadra do adversário.
Ao servir, nenhum giro pode ser dado à bola pelos dedos, mas nem sempre foi assim. O giro dos dedos, especialmente nos Estados Unidos, chegou a um estágio em que os especialistas podiam produzir serviços inatingíveis e o jogo se tornou uma farsa. O giro dos dedos foi universalmente proibido em 1937.
O interesse do espectador está em observar a capacidade de um jogador de derrotar outro por uma estratégia bem pensada. Aumentar a velocidade do jogo, diminuir a velocidade, variar a direção ou o ritmo de giro da bola e empregar finalizações suaves sobre a rede quando o adversário está fora de posição são algumas das táticas que podem ser usadas para apoiar a estratégia planejada.
Conclusão
O tênis de mesa pode ser jogado com um jogador em cada extremidade da mesa ou com dois jogadores em cada extremidade que podem ser ambos homens ou ambas as mulheres ou um de cada um.
Mundialmente, o jogo feminino é comparável em organização ao masculino, e as mulheres participam de campeonatos mundiais e de todos os outros eventos organizados.
O tênis de mesa, além de ser totalmente organizado, também é extremamente popular como um jogo recreativo e é jogado em todos os tipos de clubes esportivos, clubes sociais e salas de jogos, em casa e até mesmo ao ar livre quando as condições são razoavelmente calmas.