Júlio Baptista foi um dos diversos brasileiros que passaram pelo Real Madrid. Agora, ele retorna ao clube em uma nova função, como treinador das categorias de base no lugar do ídolo Raúl.
Apontado por muitos como o principal time de futebol do mundo, o Real Madrid aquece as plataformas de aposta esportiva. Saiba quando apostar e quando parar.
Raúl era o comandante do Real Madrid Castilla, o time B, mas decidiu sair. Dessa forma, Álvaro Arbeloa, ex-lateral do Real, subiu do time Sub-19 para o Castilla, deixando a vaga livre, agora ocupada por Júlio Baptista.
Vale destacar que o brasileiro já trabalhou nas categorias de base de outro time espanhol, o Real Valladolid, que era presidido por Ronaldo. Baptista ficou na equipe entre 2019 e 2023.
Como jogador, Júlio defendeu o Real Madrid entre 2005 e 2008, entrando em campo 78 vezes e anotando 13 gols. Ele venceu uma edição do Campeonato Espanhol.
Júlio Baptista já mandou recado para Endrick
A primeira temporada de Endrick no Real Madrid não foi como o esperado. O jovem entrou em campo 37 vezes, a maioria com poucos minutos na segunda etapa, anotando sete gols.
Dessa forma, especula-se que o jogador possa optar por um empréstimo visando ganhar mais minutos na Europa, retornando com mais experiência. É uma situação comum, inclusive, Casemiro passou por esse processo quando chegou ao Real Madrid.
Porém, em entrevista ao jornal Marca, da Espanha, em 2024, Júlio Baptista falou sobre Endrick e deixou um conselho ao jogador.
“O Real Madrid sabe conduzir muito bem essas coisas. Recentemente, o clube teve a chegada de grandes nomes, como Vinicius Jr. e Rodrygo, e Endrick terá o apoio deles para ensinar o caminho. Mas a torcida tem que ter paciência com ele, porque a pressão será grande. Só digo uma coisa: ele tem talento… E muito!”, afirmou na época.
Júlio Baptista teve uma carreira consolidada
Formado no São Paulo, Júlio Baptista defendeu o clube profissionalmente por quatro anos, até chegar ao futebol espanhol para atuar pelo Sevilla. Com boas atuações, chamou a atenção do Real Madrid.
La Bestia, como ficou conhecido na Espanha, também defendeu Arsenal, Roma e Málaga na Europa. A volta ao Brasil foi para o Cruzeiro, onde atuou por três anos. Em 2016 ele jogou a MLS, no Orlando City. A sua carreira foi encerrada em 2018, quando defendia o Cluj, da Romênia.
Pela Seleção Brasileira, o jogador disputou três Copas das Confederações, duas Copas América e uma Copa do Mundo. Entre clubes e seleção foram 575 jogos como profissional, anotando 152 gols. Além disso, ele conquistou os seguintes títulos:
São Paulo
- Copa São Paulo de Futebol Júnior: 2000
- Torneio Rio-São Paulo: 2001
- Supercampeonato Paulista: 2002
Real Madrid
- La Liga: 2007–08
Cruzeiro
- Campeonato Brasileiro: 2013, 2014
- Campeonato Mineiro: 2014
Seleção Brasileira
- Campeonato Sul-Americano Sub-20: 2001
- Copa América: 2004, 2007
- Copa das Confederações FIFA: 2005, 2009