Quando se trata dos melhores tenistas de todos os tempos, o problema é que é particularmente difícil comparar os jogadores de diferentes épocas. A tecnologia avançou a tal ponto que o moderno jogo de tênis parece pouco como antes, mas ainda é possível tentar elaborar uma lista dos maiores tenistas de todos os tempos.
Confira: Encontre sua raquete perfeita
É claro que, nos últimos tempos, temos sido especialmente privilegiados porque temos que testemunhar o brilhantismo de muitos grandes que são inquestionavelmente alguns dos melhores jogadores de tênis de todos os tempos, mas quem faria a lista dos melhores tenistas?
Quais São os Melhores Tenistas de Todos os Tempos?
Rafael Nadal
Muito simplesmente, você não pode deter este homem!
Vamos e voltamos nos perguntando quem é o maior tenista de todos os tempos, mas você não pode simplesmente olhar além de Rafael Nadal.
Ele é um gigante mental, uma máquina física, e um gênio tático.
Jogá-lo com barro é um dos desafios mais difíceis que qualquer esporte já apresentou, e somos simplesmente privilegiados por tê-lo observado durante todos estes anos.
Cada vez que você o anula, ele volta ainda mais forte, e ele merece completamente ter conquistado os títulos de Grand Slam mais importantes de qualquer jogador masculino.
Embora ele possa ser mais conhecido pelo saibro, ele tem sido maravilhosamente adaptável, e como Federer e Djokovic ganhou o Career Slam – ganhando todos os quatro majors em um ou outro ponto.
A incrível carreira de Nadal é algo que todos nós sentiremos falta quando ele eventualmente se aposentar, e isso lhe dá o primeiro lugar na nossa lista dos melhores tenistas de todos os tempos.
A discussão sobre quem é o melhor tenista de todos os tempos continuará, mas para nós, Nadal já fez o suficiente para se tornar o melhor tenista de todos os tempos.
Até que chegue o próximo!
Roger Federer
Houve um tempo em que Roger Federer estava quilômetros à frente da concorrência.
Não tínhamos absolutamente nenhuma dúvida de que estávamos assistindo o maior tenista de todos os tempos.
Adoramos Roger Federer, e ele se manteve na posição de número um desta lista por muito tempo. Entretanto, em 2022, finalmente chegamos ao ponto em que tivemos que aceitar que suas conquistas haviam sido superadas.
Não nos interprete mal! Este cara é e foi absolutamente incrível.
Você não podia esperar assistir a um jogador de tênis mais bonito. As coisas que ele podia fazer na quadra de tênis eram quase incomparáveis, e ele tinha os resultados para apoiá-los.
É possível dizer que o Fed jogou fora alguns títulos do Grand Slam que estavam facilmente ao seu alcance. Ele poderia muito bem estar bem à frente nesta lista se fosse um pouco mais impiedoso, mas é assim que as coisas são.
Então, por que ele aterrissa no número 2 da nossa lista dos maiores tenistas de todos os tempos, em vez do número 3 atrás do Djokovic?
Adaptabilidade
Sim, para todos os seus títulos de Grand Slam, sua elegância e seu brilho, é na verdade sua adaptabilidade que acreditamos que faz de Federer o segundo melhor tenista de todos os tempos.
Quando o Fed entrou em cena, o tênis era um jogo completamente diferente do que é agora.
As pancadas eram completamente diferentes, os movimentos ao redor da quadra eram completamente diferentes, e Federerer veio e estragou tudo em pedaços (aqui está uma quebra de como seu balanço para a frente faz isso).
Anos mais tarde, quando em resposta ao brilho de Federer, caras como Nadal, Djokovic e Murray empurraram ainda mais o jogo, Federer ainda era capaz de se adaptar e manter o ritmo.
Londres, setembro de 2022: Roger Federer se aposenta do tênis profissional. Jogar em duplas na Laver Cup com Rafael Nadal não era o final de conto de fadas que todos nós desejaríamos. Entretanto, depois de 24 anos no ATP Tour, 20 títulos do Grand Slam e 103 títulos individuais do ATP, era hora de dar o dia por terminado.
Até o final amargo, Roger Federer cumpriu com sua cobrança (é um dos mais antigos campeões do Grand Slam) e, além de todos os seus títulos, foi por isso que escolhemos o Fed como nosso segundo melhor tenista de todos os tempos.
Novak Djokovic
Quando se trata do debate sobre quem é o maior tenista de todos os tempos, Novak Djokovic nem sempre é uma opinião popular.
Talvez seja porque Roger e Rafa parecem ser tão amados universalmente que Djokovic às vezes pode ser visto como o outro cara.
No entanto, as estatísticas de Djokovic são simplesmente inacreditáveis. Na minha opinião, se você colocar um Djokovic de primeira linha contra qualquer outro nesta lista, ele ganha pelo menos 6 em cada 10 vezes.
Se você acha que isso faz dele o melhor tenista de todos os tempos é você quem decide, mas é difícil discordar sobre o fato de sua mão de trás ser uma das melhores de todos os tempos.
No entanto, quando você joga tudo, nós fomos com Nadal, mesmo que Djokovic possa acabar com o maior número de Grand Slams.
Pete Sampras
Antes da chegada de Roger Federer, o recorde do Grand Slam de Pete Sampras, “Pistol”, parecia quase impossível de ser batido.
Com 14 títulos do Grand Slam e 7 em Wimbledon, Sampras se consolidou como um dos maiores tenistas de todos os tempos, mesmo que Federerer, Djokovic e Nadal tenham todos ultrapassado sua marca de 14 títulos.
Armado com o que certamente deve ser um dos maiores serviços de todos os tempos, o americano foi um mestre dos grandes pontos, garantindo uma carreira incrível.
Ele saiu do topo após vencer o rival de longa data André Agassi na final do US Open 2002.
Bjorn Borg
Se havia alguém que pudesse afirmar ter brincado com a beleza e o estilo de Roger Federer, então é Bjorn Borg.
Apesar de ter se aposentado aos 26 anos de idade, o sueco ganhou 11 títulos impressionantes de Grand Slam, que certamente poderiam ter sido tantos mais se ele tivesse continuado por mais tempo.
Talvez mais famoso por sua rivalidade icônica com John McEnroe, Borg foi um pioneiro do jogo de base e, como tantas pessoas nesta lista, teve uma influência real na forma como o jogo é jogado hoje.
Uma das características mais notáveis nas estatísticas de Borg foi sua capacidade de jogar em todas as superfícies, ganhando 6 Open’s franceses e 5 Wimbledon’s.
Muito, muito poucas pessoas foram capazes de alcançar isso, e é por isso que Bjorn Borg certamente se apresenta como um dos melhores tenistas de todos os tempos.
Rod Laver
Podemos ter ido com três grandes modernos para nossas três primeiras posições, mas não conseguíamos passar de uma lenda para o quarto lugar.
Australiano, Rod Laver foi o rei do tênis nos anos 60, ganhando o Grand Slam (todos os quatro principais títulos em um ano) duas vezes.
Desde que Laver alcançou seu segundo Grand Slam em 1969, nenhum jogador masculino repetiu a façanha, e isto só serve para mostrar o brilhantismo do homem.
Laver teve o azar de ser apanhado no meio de todo o debate armador/profissional, mas mesmo assim teve uma carreira incrível.
Você pode pensar que tudo isso o colocaria em primeiro lugar na lista, mas para nós, o aumento do nível de profissionalismo e competitividade no jogo hoje em dia apenas impulsionou as coisas em direção aos três grandes modernos.
Ivan Lendl
Embora Borg possa ter sido conhecido pela beleza de seu estilo de jogo, a maioria das pessoas não diria o mesmo sobre Lendl.
Entretanto, não se trata da sua aparência, mas de como se apresenta na quadra, e isso certamente é algo que Ivan Lendl sabia fazer.
Tcheco, Lendl tomou tênis de assalto nos anos 80 com seu grande saque, pancadas no chão, e aptidão superior.
Isto lhe valeu 8 títulos de solteiro no Grand Slam e um recorde no topo do ranking mundial.
Naturalmente, ele também fez grandes coisas como treinador, principalmente com um homem que quase fez esta lista, Andy Murray.
Andre Agassi
É aqui que as coisas começam a ficar realmente difíceis porque você começa a pensar nos grandes jogadores que não vão fazer sua lista.
Entretanto, André Agassi não é um deles, e ele merece completamente seu lugar como um dos melhores tenistas de todos os tempos.
Descobrimos que era muito próximo entre os 8,9 e 10 lugares nesta lista, mas fomos com Agassi aos 8, porque ele conseguiu fazer a carreira Grand Slam.
É fácil subestimar como é difícil vencer em superfícies tão diferentes como barro e grama, e é algo que poucos jogadores conseguiram.
Marido de Steffi Graf, um dos melhores lugares nas melhores jogadoras de tênis de todos os tempos, Agassi aparece no número 8.
Jimmy Connors
A carreira de Connors abrangeu 24 anos e o viu ganhar 147 títulos de carreira, incluindo 8 títulos do Grand Slam.
Se estivéssemos classificando esta lista apenas nas vitórias em torneios, então Connors estaria acima até mesmo do grande Federer.
O americano foi um jogador de ação integral que teve algumas rivalidades incríveis ao longo de seu tempo, e é conhecido por direito como um dos melhores jogadores masculinos de tênis que já houve.
John McEnroe
Você não poderia fazer esta lista e deixar o menino mau John McEnroe fora dela.
Com 105 títulos e 7 triunfos no Grand Slam, as estatísticas de McEnroe foram extremamente impressionantes, pois ele prosperou em uma das maiores épocas do tênis.
Sua personalidade maior do que a vida também fez grandes progressos no tênis ao longo dos anos, e agora ele é um amado comentarista de TV.
O homem que terminou a corrida de Borg em Wimbledon, e que fez parte do maior tiebreak da história do tênis (talvez), John McEnroe completa nossa lista dos melhores tenistas de todos os tempos.