O motocross freestyle é um esporte motorizado onde os motociclistas se esforçam para ser os maiores, mais ousados e mais brilhantes enquanto apanham ar e fazem acrobacias desafiadoras da morte na frente de um painel de juízes.
De backflips a chicotes, os truques com FMX são incrivelmente acrobáticos e criativos, com os motociclistas sempre procurando aperfeiçoar seu ofício e testar os limites.
Embora o motocross exista desde os anos 20, experimentou um boom de popularidade nos anos 70 e cresceu para ter várias sub-disciplinas, incluindo FMX e BMX.
Como Funciona o Motocross Freestyle?
O motocross freestyle é uma disciplina de motocross na qual os motociclistas fazem saltos e realizam acrobacias desafiadoras da morte.
Nas competições, os motociclistas são classificados em uma escala de 100 pontos por um painel de juízes por suas performances com dificuldade, estilo, engenhosidade e execução do truque, tudo levado em conta.
As competições podem ser de grande porte ou no formato clássico freestyle. Em grandes eventos aéreos, os pilotos fazem dois grandes saltos, enquanto em eventos de motocross estilo livre, os pilotos executam rotinas de acrobacias com uma série de saltos em 14 minutos ou menos.
A elevação do FMX como seu próprio esporte foi um esforço coletivo de muitos pilotos talentosos, mas o pioneiro decorado Mike Metzger é considerado o padrinho do motocross freestyle.
Motociclistas de toda a América, Nova Zelândia e Austrália, em particular, haviam praticado e realizado acrobacias anos antes da realização das primeiras competições de freestyle.
O motocross freestyle tornou-se popular o suficiente para ser gradualmente introduzido nas competições de motocross no final dos anos 90 e início dos anos 2000.
Equipamentos para Motocross Freestyle
O equipamento que um ciclista usa para FMX é o mesmo que para todos os esportes de motocross: capacete, óculos de proteção, luvas, botas, calças MX, camisa e colete protetor, incluindo um protetor de peito, cotoveleiras e joelheiras.
Embora o equipamento de proteção seja o mesmo de qualquer esporte de motocross, a motocicleta em si é especialmente modificada.
As motocicletas para freestyle são tipicamente menores e mais leves para pegar mais ar, com suspensões muito fortes e pneus de alta qualidade para garantir uma aterrissagem segura.
Motocross Freestyle no Brasil
O motocross freestyle é uma modalidade relativamente nova no Brasil, e ainda não é tão popular quanto o motocross tradicional ou outras modalidades esportivas mais estabelecidas no país.
No entanto, o motocross freestyle tem ganhado espaço nos últimos anos, especialmente com a realização de eventos e competições, como o X-Fighters, que trouxe alguns dos melhores pilotos do mundo para se apresentar no Brasil.
Além disso, há um número crescente de pilotos brasileiros de motocross freestyle que têm se destacado em competições nacionais e internacionais, o que tem ajudado a popularizar o esporte no país.
Apesar disso, o motocross freestyle ainda é considerado um esporte de nicho no Brasil e não tem a mesma popularidade e visibilidade que outras modalidades mais tradicionais.