Quer você já tenha ouvido falar ou não deste esporte, lhe apresentaremos as regras do padel de forma acessível, assegurando que você entenda o jogo de forma rápida e fácil.
Acreditamos profundamente que o padel tem o potencial de se tornar seu novo esporte favorito. Você está pronto? Vamos começar o jogo.
Quais São as Regras do Padel?
Número de Jogadores
Padel é um esporte de equipe no qual jogamos com um parceiro para enfrentar outra dupla. Isso significa que precisamos de 4 atletas para jogá-lo.
Jogo
- Padel importa o sistema de pontuação do tênis. Os jogos são jogados com o melhor de 3 sets. Os jogos seguem a pontuação de 15, 30, 40, Vantagens e/ou Iguais. Desde 2020, o uso do ponto decisivo no 40-40 tem sido implementado no circuito profissional.
- Como no tênis, mudamos as quadras laterais nos jogos ímpares. Assim, mudaremos de lado com 1-0, 2-1, 3-2, 4-3, 5-4…
- A bola pode ser atingida indistintamente por qualquer jogador em qualquer zona da quadra.
- No padel, para que a bola seja considerada boa ela deve tocar o chão antes de bater nas paredes ou nas cercas. A única exceção é com o saque, quando servimos, a bola só pode bater na parede após o salto, nunca na cerca. Durante o curso de um ponto, a bola pode bater nas paredes e cercas. O jogador pode bater a bola com ou sem um ressalto, dependendo da situação do ponto.
Saque
Esta é uma das regras mais importantes do padel. O saque é considerado bom se a bola saltar dentro do correspondente quadrado cruzado.
Como no tênis, o saque deve ser cruzado, ou seja, o jogador que serve da metade direita de sua quadra deve dirigir o saque para a praça à sua esquerda na quadra do adversário.
Ao contrário do tênis, a bola não é jogada sobre a cabeça para servir. No padel, o jogador deve ressaltar a bola e não pode acertar acima da cintura. O saque pode ir para qualquer área do quadrado do adversário, mas nunca pode acertar a cerca lateral após o salto.
Em cada saque temos duas oportunidades de colocar a bola em jogo, o que significa que se perdermos nosso primeiro saque na rede ou a bola saltar para fora, ainda temos outra chance.
E quando eu sirvo, a bola toca a rede e vai para o outro lado da quadra? Quando a bola toca na rede após o saque e vai para o outro lado da quadra, há várias situações:
- Se depois de tocar a rede, a bola não saltar no quadrado correspondente, será sempre ruim.
- Se depois de tocar a rede, a bola saltar no quadrado correspondente, estas situações podem acontecer:
- A bola salta uma vez e não toca a cerca lateral> É considerada nula e o jogador tem o direito de repetir esse serviço.
- A bola salta duas vezes e não toca a cerca lateral> É considerada nula e o jogador tem o direito de repetir aquele serviço.
- A bola salta uma vez e toca a cerca lateral> É considerada ruim e o jogador não tem o direito de repetir aquele saque
Dicas Extras
- Não é permitido acertar a bola duas vezes na mesma tacada.
- Não é permitido jogar sem ajustar a corda de segurança da raquete. Habitue-se a ela, pois a segurança de seu parceiro é muito importante.
- Se o adversário acerta a bola com força, a bola salta e sai da quadra, o ponto é considerado ganho pelo jogador que a acerta. Entretanto, sempre temos a chance de acertá-la de fora para o lado adversário antes do segundo pulo.
- Quando a bola salta, toca na parede ou na cerca e retorna à quadra adversária, o ponto é considerado ganho pelo jogador que bateu nela, embora tenhamos a opção de “proteger” o ponto e bater a bola novamente, mesmo quando ela tiver cruzado a linha de rede para o tamanho do adversário da quadra. Isto é uma coisa realmente vistosa, mas não é fácil, tenha cuidado, especialmente para os mendigos.
- Se tocarmos a rede com a raquete, a roupa ou qualquer parte do meu corpo enquanto jogamos qualquer ponto, o ponto é ganho pelo meu oponente. Agora você sabe tudo o que precisa para começar a desfrutar deste esporte maravilhoso. Mas você sabe qual é a melhor maneira de aprender alguma coisa? Experimente sozinho!