Em termos simples, o saque no tênis é o fundamento que inicia cada ponto em uma partida. Se você observar os melhores jogadores, no entanto, é muito mais do que isso.
Pode ser uma elegante demonstração de coordenação, timing e força, permitindo que um jogador de tênis produza saques a grandes velocidades ou rotações surpreendentes.
Regras do Saque no Tênis
Os maiores sacadores, exemplificados por Ivo Karlovic, ganham milhares de pontos durante suas carreiras com a precisão e o poder de seu serviço, e vê-los em ação em primeira mão pode ser genuinamente inspirador. Se você quer tentar imitar estas lendas, quais são as regras que você deve seguir?
As regras básicas do serviço de tênis são que os jogadores devem servir a bola diagonalmente para dentro da caixa de serviço do adversário através da rede. O sacador deve ficar atrás da linha de base ao servir e tem duas chances de acertar um bom saque por ponto. As regras de saque no tênis diferem um pouco entre partidas simples e duplas.
Ao se preparar para servir, você deve ficar atrás da linha de base, segurando uma bola em sua mão não jogadora. No meio da linha de base, você notará uma pequena marca, conhecida imaginativamente como a “marca central”. Se um número par de pontos tiver sido jogado em um jogo, você deve ficar de pé à direita desta marca ao servir. Caso contrário, você precisa ficar de pé à esquerda.
Para que um saque seja legal, você deve soltar a bola de sua mão não dominante (há regras especiais para pessoas que não têm uso de ambos os braços), e bater a bola com sua raquete, antes que ela atinja o chão, sobre a rede. Qualquer ação está bem, desde que a bola só seja atingida uma vez.
A bola deve pousar na ‘caixa de serviço’, marcada pela linha central, a linha de serviço, e a linha interna, ou ‘singles’, do bonde, diagonalmente oposta ao lado de onde você está servindo.
Se a bola for parada pela rede, ou não pousar na caixa de serviço, é uma ‘falha’. Se o primeiro saque for uma falha, um segundo saque pode ser feito, mas o ponto é perdido se o segundo saque também for uma falha.
Uma vez que um jogo de serviço tenha sido concluído, um novo servidor assume o controle. O servidor muda mais frequentemente em um desempate, ou seja, após o primeiro ponto e a cada dois subsequentes.
Saque nas Duplas
As regras para servir em duplas são praticamente idênticas àquelas para os simplistas. Apesar do fato de a corte ser mais ampla para duplas, as caixas de serviço permanecem as mesmas que para solteiros.
A única diferença para se servir em duplas ou simples é que, nas duplas, os jogadores podem servir a partir de uma posição atrás das linhas do corrador, já que estas agora fazem parte da quadra.
Em duplas, as regras para trocar de sacador são as mesmas que para simples, exceto que, quando é a vez de uma equipe servir, os parceiros se revezam para servir a cada jogo.
Em um desempate, cada um de vocês servirá por dois pontos (além do primeiro ponto) alternadamente quando for a vez de seu time de servir.
Regras do Toss no Tênis (Lançamento da Bola ao Sacar)
Há muito poucas regras de tênis sobre o arremesso de bola. O ponto-chave a lembrar é que a bola é lançada ou solta com a mão que não segura a raquete, e é preciso acertá-la antes que ela quique na quadra. Se você decidir que a bola não está onde você quereria, você pode pegá-la ou deixá-la cair e tentar novamente sem penalidade.
Entretanto, isto não se aplica se você tiver completado sua ação de serviço – portanto, se você balançou a bola e a perdeu, isto é uma falha.
Os jogadores não precisam necessariamente jogar a bola sobre a cabeça – eles podem sacar por baixo, que são considerados legais (embora vistos como não-profissionais por alguns jogadores).
Confira: