Já ouviu falar do saque por baixo no voleibol? Uma das partes mais desafiadoras do voleibol inicial é aprender como sacar. Para a maioria dos iniciantes, especialmente as crianças, o saque por baixo é a única maneira de gerar energia suficiente para enviar a bola para o outro lado.
Também é mais fácil dominar e se tornar consistente para que você possa construir confiança e colocar sua equipe em posição de ganhar o ponto. Por esta razão, é uma ótima maneira de começar para um novato, independentemente da idade.
Como Funciona o Saque por Baixo no Voleibol?
Use sua mão não dominante para segurar a bola
Para o saque por baixo no voleibol, você vai usar sua mão dominante para golpear a bola.
Você segurará a bola com a bola baixa no nível da cintura e para fora na sua frente. Você deve ter o mesmo pé para frente que o lado da mão segurando a bola.
Por exemplo, um jogador destro segurará a bola em sua mão esquerda e seu pé esquerdo será para frente. Isto é importante para ter equilíbrio e gerar poder.
Feche o Punho ao Sacar
Agora você vai fazer um punho com sua mão que bate. Isto não é um punho normal como se você estivesse dando um soco em alguém, você quer criar uma superfície o mais plana possível com seu punho para que a bola voe reto. Você vai contatar a bola com o lado da palma da mão virada para cima.
Dê Direção ao Saque
Se você não mirar, você não tem ideia de onde a bola vai parar! Mesmo que possa parecer que você não tem controle no início, adquira o hábito de mirar.
Certifique-se de que seus ombros estejam alinhados ao seu alvo e você está balançando o punho na direção que você quer que a bola vá.
Balançar (swing) na bola
Agora é a parte sobre a qual costumamos pensar mais, o balanço (swing)!
Você quer realmente trazer seu braço de volta para longe e depois bater muito rapidamente. O balanço precisa ser através da bola – balance como se a bola estivesse mais longe, não deixe a mão parar imediatamente após o contato.
Muitos iniciantes têm medo de fazer asneira e bater errado, para não balançar com muita força. Bem, se você não conseguiu depois de algumas tentativas, balance com mais força! Dê a si mesmo permissão para parecer um pouco bobo se der errado. Uma vez que você começar a fazer isso, você pode trabalhar em sua mira.
Dicas úteis para dominar o saque por baixo no voleibol
Portanto, talvez você esteja tentando e tentando e simplesmente não parece conseguir dominar o saque por baixo no voleibol, ou mais provavelmente não está gerando a energia necessária para colocar seus serviços em jogo. Aqui estão algumas coisas a serem tentadas:
- Tenha certeza de que você está mirando alto o suficiente. Não olhe para a rede! Escolha um ponto sobre a rede, talvez um ponto na parede ou mesmo no teto, e use-o como seu alvo. Às vezes, obter esse ângulo mais alto ajudará você a impulsionar a bola mais alto e lhe dará uma melhor chance de passar por cima da rede.
- Peça para outra pessoa observá-lo e dar feedback. Peça a essa pessoa que leia a lista de técnicas acima para evitar que ela entenda o que deve ser observado, e depois peça que ela observe seus serviços. Peça a eles que observem vários, para ter certeza de que você está usando consistentemente uma boa forma. Muitas vezes é difícil, como jogadores, ver os erros que estamos cometendo.
- Pratique e não desista! Muitos novos jogadores passam por momentos difíceis e se sentem embaraçados ou frustrados e desistem muito cedo. Todos que jogam vôlei tiveram que passar pelo mesmo processo de aprendizagem para servir. Não desista! Se você continuar assim, um dia ele só vai clicar. Nesse dia, continue a jogar! Continue servindo e servindo para capitalizar sua melhoria.
- Sirva de mais perto da rede. Se você está praticando sozinho ou se está em um ambiente de aprendizagem casual (prática ou noite de vôlei familiar em sua igreja ou algo similar) se aproxime mais. Comece em algum lugar próximo à meia quadra. Quando você puder fazer um serviço de forma consistente a partir dessa distância, dê um passo gigantesco para trás. Praticando esse movimento a partir de uma distância mais próxima, você ganhará confiança e começará a construir a coordenação necessária.