Sabe como o handebol era praticado no início? O esporte, também conhecido como handebol de equipe ou handebol olímpico, é um jogo de ritmo rápido, jogado em sua concepção moderna em uma competição de sessenta minutos, dividida em dois períodos de trinta minutos.

O objetivo é jogar uma bola em um gol e o time que marcar mais gols, ganha. A configuração atual do handebol, entretanto, é notavelmente diferente de sua forma original.

Como o Handebol era Praticado no Início?

É de consenso geral que a bola é um dos itens mais antigos relacionados ao esporte. É razoável afirmar que atirar objetos desempenhou um papel importante na evolução humana, tendo conexão direta com a diferenciação entre os primatas e os primeiros hominídeos não apenas do ponto de vista bípede, mas especificamente com o uso das mãos e ferramentas (Young, 2003).

Consequentemente, é possível inferir que os jogos jogados com as mãos, ao contrário daqueles jogados com os pés, apareceram em primeiro lugar na história.

O antigo grego jogava um “Jogo de Urania”, um jogo de bola mencionado na Odisseia. O jogo era descrito por Homero como sendo jogado com uma bola feita de lã, na qual os jogadores a jogavam para serem pegos pelo adversário no meio do ar, que então, por sua vez, a jogava novamente. Uma cena deste jogo antigo gravado em pedra foi descoberta em 1926 na cidade de Atenas, evidenciando a história de Homero (Comitê Olímpico Internacional, 1986).

Os romanos também tinham um jogo de bola, chamado Harpaston, de acordo com os escritos do médico romano Cláudio Galeno (130-200 d.C.). Descrições de jogos usando mãos e bolas também foram encontradas na França e na Groenlândia.

A última data do final do século XVII e foi registrada e ilustrada por esquimós, enquanto a primeira é a da virada do século XV para o século XVI, retratada como um jogo jogado usando uma bola e a palma da mão (Comitê Olímpico Internacional, 1986).

O precursor do atual jogo de handebol – para usar a expressão do Comitê Olímpico Internacional – é talvez o Fangballspiel, ou ‘catch ball game’, descrito pelo poeta lírico alemão Walther von der Vogelwide (1170 – 1230). O jogo envolvia a passagem de uma bola decorada entre os jogadores (Comitê Olímpico Internacional, 1986).

Evolução do jogo

Apesar da existência de jogos antigos envolvendo passes e lançamentos de bola, o handebol só começou a se tornar o esporte que é hoje na Europa no final do século XIX. É provável que três jogos tenham sido realizados em toda a Europa e ajudado no crescimento do handebol, embora outras práticas semelhantes, mas menos populares ou organizadas, estivessem sendo jogadas em toda a Europa naquela época (Comitê Olímpico Internacional, 1986).

Na Dinamarca, o administrador esportivo Holger Nielsen proibiu os estudantes de jogar futebol devido ao alto número de lesões, mas permitiu que eles jogassem um “jogo de handebol” com uma bola de futebol (British Columbia Handball Federation, n.d.). Após sua permissão aos estudantes, Nielsen então estabeleceria as regras para tal jogo, nomeando-o Haandbold (Comitê Olímpico Internacional, 2003).

A data em que a invenção de Nielsen aconteceu é, no entanto, controversa. Enquanto alguns documentos emitidos pelo COI afirmam que isto aconteceu em 1848 (Comitê Olímpico Internacional, 1986), a Federação Britânica de Handebol da Colúmbia Britânica argumenta que isto aconteceu nos anos 1890 (British Columbia Handball Federation, n.d.). Esta última é mais precisa[1].

Além de Haandbold, um jogo chamado Hazena estava se desenvolvendo na Boêmia – uma região que hoje compreende os territórios da Alemanha e da República Tcheca – principalmente em escolas da cidade de Praga. Um dos professores do jogo, Vaclav Karas, publicou suas regras em uma revista Bernese em 1905 (British Columbia Handball Federation, n.d.).

Haandbold e Hazena tinham regras semelhantes, pois ambos eram jogados em uma quadra de 45×30 metros entre duas equipes de sete jogadores. Na verdade, as diferenças entre os esportes estavam apenas no tamanho dos gols e na forma das áreas de gol.

Além disso, ambos apareceram mais ou menos ao mesmo tempo na história. Haandbold foi introduzido em um festival de esporte estudantil na Dinamarca no início do século XIX e seu primeiro livro de regras foi publicado em 1906. O próprio livro de regras da Hazena foi publicado em 1908. (British Columbia Handball Federation, n.d.).

Um terceiro jogo apareceria alguns anos mais tarde. O Torball cresceu popular por volta de 1915 e foi, ao contrário de Haandbold e Hazena, jogado em um campo de 20×40 metros. Embora o COI e a Federação Britânica de Handebol da Colômbia discordem sobre o homem responsável pela introdução do esporte, ambos concordam que era um jogo feminino (Comitê Olímpico Internacional, 1986) (Federação Britânica de Handebol da Colômbia, n.d.).

Foi Karl Schelenz (1890 – 1956) que tornou o Torball adequado para a prática masculina em 1919 (British Columbia Handball Federation, n.d.), razão pela qual ele é considerado o fundador do handebol como um esporte moderno (Comitê Olímpico Internacional, 1986).

O handebol foi oficialmente reconhecido como um esporte em 1920 devido aos esforços de Carl Diem, então diretor da Escola Superior Alemã de Educação Física com, no entanto, uma mudança significativa: o jogo começou a ser jogado em uma variedade de 11 jogadores em vez do original 7 jogadores (Comitê Olímpico Internacional, 1986).

Isto foi devido à notória influência do futebol. As primeiras competições internacionais aconteceram pouco depois, entre a Alemanha e a Áustria: a masculina em 1925 e a feminina em 1930 (British Columbia Handball Federation, n.d.).

O crescimento do esporte levou à primeira aplicação para a inclusão do handebol no Programa Olímpico, em 1927. A rejeição da candidatura pelo COI demonstrou a necessidade de uma melhor organização, por isso a Federação Internacional Amadora de Handebol – IAHF foi fundada em 4 de agosto de 1928, seu primeiro presidente um cidadão americano, Avery Brundage (Comitê Olímpico Internacional, 1986) (Comitê Olímpico Internacional, 2015).

Confira:

Autor

Previous

Como Funciona o Tiro Livre no Handebol?

Next

Como Funciona o Sistema Ofensivo do Handebol?