O goleiro no Handebol é o jogador mais importante para a eficácia do resultado de sua equipe. As regras do handebol extraíram este jogador como jogador separado, individual dentro do jogo de equipe, e lhe deram ações técnicas e táticas específicas que são significativamente diferentes das ações de outros jogadores no campo.

Como Funciona o Goleiro no Handebol?

  • Em comparação com todos os outros jogadores em campo, um goleiro no handebol é o único que mais diretamente afeta o resultado da tentativa de cada adversário de terminar o ataque;
  • Ao contrário dos outros jogadores em campo, o goleiro atua independentemente no espaço limitado – área do goleiro;
  • O goleiro tem a oportunidade mais frequente de começar o ataque de seu próprio time;
  • Juntamente com todas as características declaradas, as regras permitem ao goleiro participar ativamente na organização e implementação do fim do ataque de sua equipe, da mesma forma que outros jogadores em campo;
  • Devido à responsabilidade especial do goleiro, mais significativo que outros jogadores, faz um estado emocional positivo ou negativo de toda a equipe;
  • O goleiro de confiança dá segurança extra a toda a equipe, o que contribui para um maior nível de confiança na equipe durante a partida;

Devido ao tamanho do campo em que estão jogando, os outros jogadores estão mais orientados para a mobilidade espacial e a resistência à velocidade.

Devido às dimensões limitadas da área na qual ele pode se mover, e devido ao tempo significativamente menor disponível para atividade motora do que outros jogadores de campo, o goleiro está mais focado na velocidade máxima e na implementação explosiva de movimentos simples em espaço restrito e em condições de tempo restritas que não são particularmente exigentes em termos de energia.

O goleiro é um jogador com um significado especial e tarefas específicas no jogo de handebol. A posição que o goleiro tem no jogo permite a máxima exposição da qualidade individual e criatividade motora, mas também impõe uma necessidade de cooperação funcional com os colegas de equipe.

Como a ação de um goleiro no handebol é tão específica, é muito importante cuidar da individualização e diversidade do trabalho no processo educacional e de treinamento.

Uma abordagem de treinamento de alta qualidade é particularmente importante no trabalho com goleiros iniciantes e jovens goleiros, onde devemos respeitar as diferenças biológicas e psicológicas entre categorias de idade e características antropológicas específicas de cada goleiro.

Movimentos do Goleiro

Os movimentos básicos do goleiro são passos curtos (pés a pés). Sua dinâmica e comprimento geralmente dependem das condições físicas e do temperamento do goleiro.

Se um jogador é alto, ele se preocupa com a defesa de posição, pois ele está se movendo na linha em frente ao objetivo e a direção do movimento é determinada pelos passes dos atacantes. Seus passos são mais curtos e mais lentos, mas a linha de seu movimento é diferente

A forma de movimentação é escolhida por um goleiro, porém depende também da experiência e das habilidades do jogador.

Se um jogador é mais curto, a defesa é mais dinâmica e o jogador se move mais rápido. A distância entre os pés é mantido. Ele toca o chão com o peito do pé. Os joelhos dobrados fazem os movimentos de fechar o ângulo do arremesso adversário.

Em situações perigosas com alta possibilidade de arremesso, um goleiro pode saltar para a frente, parar em ambas as pernas e depois voltar à posição e ao modo de movimento anteriores. Isso lhe permite reduzir um ângulo de tiro e, além disso, dá muita energia para a seguinte intervenção.

Autor

Previous

Como Funcionam as Faltas no Handebol?

Next

Como Funciona a Recepção no Handebol?