O Street Luge (downhill de carrinho) é um esporte de aventura que envolve a pessoa a andar em uma estrada pavimentada ou em um percurso artificial em um trenó ou trenó de rua.
O esporte é uma recriação do skate onde os participantes montam o trenó em uma posição supinada. Eles viajam a uma velocidade muito alta de cerca de 70-102 mph ou 112-164 km por hora.
Objetivo do Street Luge
O principal objetivo é andar de trenó na pista designada e chegar ao final o mais rápido possível, vencendo os outros participantes.
Os corredores se deitam em sua prancha de trenó ou trenó em uma posição supina, ou seja, deitados de costas na direção ascendente com os pés para baixo.
As corridas podem ser realizadas individualmente ou em equipe de dois. O corredor ou equipe que terminar a corrida mais rápido é declarado como vencedor.
História do Street Luge
O esporte foi originado no sul da Califórnia. Foi inventado quando os skatistas tentaram descer a montanha, deitados em seus skates. Esta forma ainda é popular e é conhecida como “laydown skateboarding”.
As corridas de Luge estavam sendo realizadas há muito tempo no ano 800 d.C. pelos Vikings para competir nas montanhas de Oslofjord.
Em 1975, a Associação de Skate dos Estados Unidos sediou a primeira corrida profissional de trenó de rua em uma colina conhecida como Signal Hill na Califórnia. O vencedor foi decidido com base no tempo mínimo para completar a corrida.
Os skates usados no primeiro evento eram bastante básicos, e o plástico ou fibra de vidro cobria inteiramente os participantes enquanto utilizavam os complexos carros de skate. Infelizmente, em 1978; vários ferimentos, tanto para os pilotos quanto para os espectadores, resultaram na interrupção das corridas de luge no Signal Hill.
Durante o início dos anos 90, várias organizações como a Underground Racers Association (URA), Federation of International Gravity Racing (FIGR) e Road Racers Association for International Luge (RAIL) organizaram várias corridas subterrâneas e profissionais no sul da Califórnia.
Com o advento e popularidade dos esportes nos anos 80 e 90, os organizadores das corridas começaram a levar o esporte a sério. Eles implementaram vários equipamentos e medidas de segurança, juntamente com regras e regulamentos modificados. Enquanto isso, nos anos 90, o esporte abriu suas asas na Áustria Ocidental.
Naquela época, muitas corridas clássicas de trenó de rua comumente conhecidas como Hot Heels, foram organizadas no Vale Kaunertal da Áustria Ocidental. Em meados dos anos 90, uma organização popular, a RAIL e depois a International Gravity Sports Association (IGSA), sancionaram a cobertura de trenó de rua pelos X Games da ESPN.
Mais tarde, com a popularidade em massa, os Gravity Games foram apresentados ao público pela National Broadcasting Company (NBC), sancionada pela Extreme Downhill International (EDI). Enquanto isso, o esporte continuou a crescer em vários países como Suécia, Alemanha, Suíça, Austrália, África do Sul, Reino Unido e Canadá.
Muitos eventos menores foram realizados nestes países onde uma boa quantidade de carregadores começou a participar. Mas, no início dos anos 2000, o esporte mostrou uma queda extrema em termos de popularidade.
Devido à comercialização, os X-Games foram realizados apenas em estádios. As outras variantes ativas como Gravity Games, Hot Heels e Xtreme Games australianos desapareceram completamente.
Com a indisponibilidade dos X Games e dos Jogos da Gravidade, o trenó de rua enfrentou um verdadeiro retrocesso, mas ainda conseguiu florescer em muitos países onde as competições ainda eram organizadas. Hoje, o esporte inclui aproximadamente 1200 carregadores de rua ativos em todo o mundo.
Segurança no Street Luge
Como todos os esportes radicais, o street luge não é para os fracos de coração. Os corredores estão sujeitos a altos níveis de lesões e até mesmo os profissionais admitem que este é um esporte extremamente perigoso.
Com o corpo tão próximo da estrada, algumas das lesões mais comuns são aquelas que ocorrem quando partes do corpo atingem a superfície da estrada. A direção simples pode fazer com que os cotovelos ou ombros batam na superfície da estrada, resultando em colisões e contusões, cotovelos quebrados ou ombros deslocados.
Como os participantes do street luge atingem grandes velocidades, eles também estão sujeitos a frequentes colisões e limpezas.
Isto pode ocorrer se o ciclista perder o controle ao redor de uma curva, colidir com outro ciclista durante uma corrida, ou encontrar obstáculos na estrada.
Quando cair de um trenó em alta velocidade, esteja preparado para lesões graves, que podem incluir ossos quebrados ou mesmo lesões na cabeça e pescoço.
Para diminuir o risco de ferimentos, os pilotos usam equipamento de segurança especializado tanto em passeios recreativos quanto em competições. Os trajes de couro são usados para proteger a pele contra erupções e cortes na estrada.
Os cotovelos, joelhos, ombros e coluna vertebral dos ternos são frequentemente revestidos com armadura corporal para proteger ainda mais o corpo durante um acidente. Luvas de couro para serviço pesado são usadas para proteger as mãos e podem ter almofadas de borracha nos dedos para ajudar a empurrar.
Devido às exigências de frenagem, os sapatos devem ser muito resistentes, com almofadas de borracha extra para resistir ao calor e ao atrito.
Todos os ciclistas de Street luge devem também usar um capacete equipado com uma máscara facial completa. Pode parecer desconfortável andar com um capacete, mas não é nada comparado ao perigo de bater com a cabeça durante uma grande limpeza.
A máscara facial no capacete protege os olhos e o rosto de pedras voadoras e detritos e também pode manter a erupção da estrada à distância durante um acidente.
Confira: