O oposto no vôlei é um dos jogadores mais versáteis da quadra. Eles se destacam tanto na ofensiva quanto na defesa.
Esta posição requer um alto nível de conhecimento do vôlei, e eles devem possuir muitas habilidades técnicas. Eles não só vão bater a bola na linha de frente e de trás, mas também podem defender e preparar a bola quando necessário.
O que é o Oposto no Vôlei?
O oposto é responsável por atacar, defender e passar a bola na linha de trás. Devido à sua localização na quadra, eles também substituem o levantador quando necessário. Ser habilidoso tanto no ataque quanto na defesa é necessário porque eles jogarão ambos com frequência.
O oposto no vôlei joga do lado direito da quadra na linha da frente. Eles são conhecidos como a sombra do levantador. Se este passar a bola no primeiro toque, o oposto muitas vezes será necessário para o levantador.
Às vezes, o oposto é o segundo levantador, e não apenas um apoio, quando eles giram para a linha de trás dando ao time dois levantadores na quadra.
Como este jogador gira na linha da frente, eles mudarão para a posição oposta uma vez que a bola tenha sido servida. Eles precisam ser rápidos em seus pés e saber sempre para onde estão indo.
Os opostos são extremamente úteis na quadra porque são atacantes e defensores, o que os torna um dos jogadores mais flexíveis do time.
Qual a Função do Oposto no Vôlei?
Atacar
Uma das principais responsabilidades do oposto é o ataque. Uma pancada dele pode desestabilizar a equipe adversária porque eles não estão esperando que ela venha daquele lado da quadra.
Isto dá ao oposto uma vantagem, pois muitas vezes eles só devem ir contra um bloqueador. O jogador nesta posição normalmente é preciso porque sabe onde colocar a bola do outro lado da quadra por causa de todo seu treinamento técnico. Ser um bom oposto pode ajudar sua equipe a alcançar grande sucesso.
Servir de Recepção/Defesa
O oposto é, na maioria das vezes, o jogador da primeira linha que é responsável pelo serviço de recepção e defesa. Durante o saque recebem, eles recuam da rede atrás da linha de 3 metros e ajudam a linha de trás com os passes.
Dependendo da rotação que seu time estiver jogando, eles também podem se tornar um jogador extra de defesa quando o time estiver lutando para receber um saque. Na defesa da linha da frente, eles são o jogador que dá apoio aos centrais e pontas.
Bloqueio
Quando a equipe adversária bate de seu lado forte da quadra, o oposto e o bloqueador são responsáveis por bloquear o ataque adversário.
Quando o oposto vê o levantador da equipe adversária dando o set para seu ponta, ele deve comunicar ao bloqueador do meio que ele está vindo na sua direção.
Levantamento
O oposto também pode ser o levantador reserva. Como eles estão na frente direita da quadra, o passe muitas vezes virá até eles para uma jogada.
Eles precisam conhecer a mecânica para manter a bola em bom jogo ofensivo. Muitas vezes, o oposto será o segundo levantador quando eles rodarem para a linha de trás.
Cobrir Outros Jogadores
Como os opostos são tão bons em suas habilidades, cobrir outros jogadores é provavelmente a responsabilidade mais importante que eles têm.
Eles são o jogador com quem se pode contar quando as coisas ficam difíceis na quadra. Eles são o defensor, o atacante, o levantador e o passador, quando necessário. Um bom oposto pode transformar o time.
Confira outras posições:
Regras do Oposto
O oposto é responsável pelo acerto, bloqueio, passagem e ajuste. Há algumas regras a serem observadas quando se joga nesta posição, para não desistir de um ponto para a equipe adversária. Abaixo está uma lista dessas regras.
- O oposto não pode tocar na rede. O contato do corpo com a rede não é permitido entre as antenas e resultará em um ponto perdido.
- O oposto não pode parar sob a rede e não pode pisar sobre a linha do meio da quadra para o lado do adversário, a menos que parte do pé permaneça sobre a linha.
- O oposto pode tocar a bola além da rede enquanto bloqueia. O oposto pode bloquear a bola além da rede se ela não interferir com o jogo do adversário antes ou durante uma pancada de ataque.
- O oposto não pode segurar a bola enquanto ela bate ou bloqueia. O oposto deve ter cuidado para não segurar a bola por muito tempo ao acertar e bloquear, caso contrário, o outro time receberá a bola de volta.
- O oposto deve mudar para sua posição com outro jogador após o saque. Se o oposto estiver trocando com outro jogador da linha de frente para voltar à sua posição, ele deve esperar até que o saque deixe a mão do sacador.
- O oposto não pode bloquear um saque. Quando o adversário serve a bola, o oposto não pode bloqueá-la de vir por cima da rede.
- O oposto pode bloquear e depois passar a bola. Se o oposto bloquear a bola e ela acabar no lado deles da rede, eles podem passar a bola para outro jogador.
- O oposto deve seguir as regras do levantador ao levantar. Se o oposto estiver levantando a bola, eles devem seguir as mesmas regras da posição.
Confira: Quais os equipamentos de vôlei mais comuns?