Um levantamento no vôlei realmente bom e consistente é crucial para cada equipe de vôlei, pois ele é idealmente o segundo toque após a bola cruzar a rede. O primeiro é a recepção e o terceiro é, espera-se, um ataque.
Às vezes os fãs casuais pensam que o levantador é a mesma coisa que o voleibol e todos no time podem fazer isso. O levantamento é realmente uma habilidade especializada para ser capaz de executar o ataque.
Como Funciona o Levantamento no Vôlei?
Esteja pronto para se mover.
Como a recepção está fazendo contato, você deve estar antecipando para onde eles estão enviando a bola. Eles estão fazendo um bom contato? Eles estão em uma posição de passe sólida? Esteja se movendo para onde a bola está indo imediatamente!
Sua equipe deve ter um local estabelecido (geralmente o canto direito da zona de ataque, chamado posição 2), mas se seu colega de equipe está passando para aquele local ou não, se você é o levantador, você tem que ir buscá-la ou pedir ajuda!
Chame “AJUDA” como último recurso, geralmente somente se o passe for absolutamente terrível.
Esteja debaixo da bola a tempo de recebê-la na posição correta.
Imagine por um momento que eu lhe dei 2 litros de seu refrigerante favorito e o desafiei a bebê-lo o mais rápido possível. Você o seguraria com as duas mãos, inclinaria sua cabeça para trás e levantaria a garrafa de 2 litros acima de sua cabeça. Se você apontasse a garrafa diretamente para o teto, você estaria na posição perfeita.
Você precisa se mover para estar sob a bola de forma que possa iniciar o conjunto nesta posição. Seus pés devem estar aproximadamente à largura dos ombros separados. Seus joelhos devem estar flexionados. Suas mãos devem estar afastadas uns poucos centímetros, com os polegares e os dedos indicadores formando um triângulo.
Suas mãos devem estar relaxadas e macias. Seus cotovelos devem ser dobrados e apontados para os lados. Você precisa se mover para onde se olhasse para cima e não tocasse a bola com as mãos, a bola ricochetearia bem na testa entre suas sobrancelhas e sua linha de cabelo.
Antes de poder se preparar, você tem que planejar.
Onde você está passando a bola, onde está seu alvo? Você precisa escolher qual atacante você está definindo. Espero que você já tenha um plano, mas se não tiver, esta é sua última chance de decidir.
À medida que você se desenvolve como um levantador, você terá mais e mais responsabilidade para chamar a ofensiva. Como iniciante, seu treinador pode dizer a toda a equipe o que ele ou ela quer que você faça, mas à medida que progredir, você terá treinadores que simplesmente lhe dizem e eles contam com você para liderar a equipe.
Então, neste ponto do jogo, você precisa mudar seus planos? Qual atacante está na melhor posição para realmente atacar a bola?
Para tomar esta decisão, esteja ciente de seus companheiros de equipe. Onde eles estão na quadra e quem está pedindo a bola? Assim que você tiver tomado sua decisão, chame seu atacante para que eles saibam que a bola está chegando.
Passe a bola.
Você está passando a bola para seu companheiro de equipe. Você não pode simplesmente levantar a bola e ver o que acontece. Você está mandando a bola para o lugar perfeito no ar, onde o atacante fará a ofensiva!
Ao entrar em contato com a bola, esteja visualizando onde ela precisa ir parar. A bola precisa viajar mais alto do que onde o atacante (oposto ou ponta) planeja golpeá-la para que eles tenham tempo de se aproximar.
Use suas mãos macias com dedos fortes e empurre a bola em direção a esse alvo. Não bata a bola com as palmas das mãos. Você está tentando tocar a bola com todos os 10 dedos, mesmo que a maior parte da força esteja no polegar e nos primeiros 2 dedos de cada mão.
Ao entrar em contato com a bola, você endireitará rapidamente seus braços, balançará os pulsos e empurrará para cima com as pernas ao mesmo tempo. Você deve estar empurrando com o corpo inteiro. Você deve ter os joelhos ligeiramente dobrados ao iniciar seu conjunto e empurrar para cima através do conjunto.
Levantamento no Vôlei Requer Prática
Como a maioria das habilidades no esporte, é necessário praticar para desenvolver conjuntos consistentes. Não desista porque você não é bom nisso desde cedo. Você precisará colocar em prática muitas repetições para desenvolver força e coordenação. Você precisará se concentrar no uso da boa forma para reforçar as boas técnicas.
Se você estiver em um time iniciante com jogadores que não têm funções específicas, seu treinador deverá escolher 1 ou 2 levantadores logo no início. Se você estiver interessado em ser o levantador, comunique isso ao seu treinador o mais rápido possível. Se lhe for dada a oportunidade, espere gastar a maior parte de seu tempo em seus treinos.
Como Fazer o Levantamento sem Spin (Giro)?
Executar o levantamento no vôlei sem produzir o spin (giro na bola) é realmente importante apenas para evitar o duplo toque. O giro na verdade não importa para a jogabilidade.
Quando o atacante golpear a bola, qualquer giro que estava sobre a bola será insignificante. Para colocar a bola sem spin(giro), é preciso praticar 2 coisas:
- Você tem que colocar a bola a partir de uma base calma e estável. Se você estiver esticando, voando pelo ar e se inclinando para um lado à medida que você se prepara, adivinhe? Seu levantamento não ficará bom. Se você estiver em posição, corpo sob controle e empurrar a bola, sairá com muito mais controle.
- Concentre-se em seu empurrão e no toque de seus pulsos. Você quer ter dedos fortes para que possa empurrar a bola o suficiente para que ela chegue à posição de seu batedor, e usar os pulsos de forma suficientemente rápida para que ela viaje muito rapidamente até o batedor para que ele não esteja esperando que a bola chegue até eles no ar.
Como saber se o seu Levantamento no Vôlei é Bom?
Seu levantamento no vôlei deve ter muito pouco som, pois a bola deve sair de suas mãos com pouco ou nenhum giro. A bola precisa ser colocada suficientemente alto para permitir que o batedor tenha tempo para se aproximar e atacar.
O levantamento precisa colocar a bola suficientemente perto da rede para que o rebatedor tenha um grande ângulo de ataque, mas longe o suficiente para que o outro time não seja capaz de jogar a bola ou bloquear com muita facilidade.
O Levantador é sempre o jogador mais baixo da equipe?
Muitas vezes o levantador é um dos jogadores mais baixos da equipe, mas nem sempre é o caso. Na verdade, se você é um levantador alto, isso pode ser uma enorme vantagem para seu time.
Como tal, você estará sempre ao redor da rede, então se você tiver a altura ou a vertical para bloquear, você traz uma camada extra para a defesa que muitos times não têm. Não há nada de errado em que o levantador seja o jogador mais baixo da equipe, mas não assuma que isso deve ser sempre o caso.