Já ouviu falar da rotação no vôlei? No voleibol, há seis jogadores de cada vez na quadra para cada equipe, sendo que cada um ocupa um local na quadra, mas esse local muda quando os jogadores são obrigados a rodar.
Locais na quadra
Cada jogador começa em um local específico, que é adequadamente nomeado por sua colocação na quadra. Os jogadores da linha de frente são a entrada de rede, meio e saída de rede. Os jogadores da linha de trás são os da esquerda para trás, do meio para trás e da direita para trás.
Estes locais não devem ser confundidos com a posição que você joga: levantador, central, pontas, oposto, ou líbero. Os locais são suas posições iniciais, ou seja, é onde você começa antes da bola ser ser servida. Cada jogador, com exceção do líbero, gira para cada posição na quadra, tanto na linha da frente quanto na linha de trás.
Os jogadores da linha da frente jogam na rede e são responsáveis pelo bloqueio e cortadas, enquanto os jogadores da linha de trás jogam profundamente na quadra e são responsáveis pela recepção e defesa. Os jogadores da linha de trás (com exceção do líbero) podem atacar a bola, desde que saia para o salto atrás da linha dos 3 metros.
Como Funciona a Rotação no Vôlei?
Cada vez que uma equipe ganha um ponto ou fica com a posse do saque, a nova equipe de saque gira no sentido horário. Cada jogador gira um ponto da quadra – a frente esquerda gira para o meio, o meio gira para a direita, a frente direita gira para a posição traseira direita e assim por diante. O novo lateral direito serve a bola.
Se você for um bloqueador do meio e começar a partida na posição esquerda da linha de frente, você pode passar para a posição do meio logo após o saque ser contatado. Se você mudar para sua posição antes da bola ser servida, você pode estar fora de posição, dando um ponto para o outro time.
Os jogadores sempre precisam estar atentos à sua posição na quadra e ter certeza de que estão no lugar certo em relação aos seus companheiros de equipe na hora da rotação no vôlei.
Sobre o Erro de Posicionamento
No jogo de seis pessoas, cada jogador deve manter um registro de onde está em relação aos jogadores ao seu redor. Quando um jogador sai antes que a bola seja servida ou está na posição errada em relação aos seus companheiros de equipe, chama-se erro de posicionamento.
Para cumprir as regras de rotação no vôlei, os jogadores do lado esquerdo e direito precisam estar atentos aos jogadores diretamente à frente e atrás deles na rotação. Por exemplo, a lateral esquerda precisa ter certeza de que ela está atrás da frente esquerda e à esquerda do meio.
Uma boa regra é pensar nela como uma forma em “L”. Da mesma forma, o dorso direito precisa ter certeza de que ela está à direita do meio das costas e atrás da frente direita. Uma forma em “L” ao contrário também se aplica à frente esquerda e à frente direita.
Os jogadores do meio da linha de ataque e do meio da linha de defesa têm que estar atentos aos jogadores de ambos os lados e diretamente atrás deles. Uma frente do meio tem que estar à direita da frente esquerda, à esquerda da frente direita e na frente da retaguarda do meio. Pense nisto como uma forma em “T”.
Estas regras se aplicam antes que a bola seja colocada em jogo, tanto para a equipe de serviço quanto para a equipe de recepção. Muitas formações diferentes podem ser usadas para receber a bola, desde que estas regras sejam seguidas. Se uma equipe não seguir estas regras, a outra equipe marcará um ponto.