A cruzado no boxe é o segundo soco mais usado depois do jab. É um soco reto com a mão traseira, direito para ortodoxo e esquerdo para canhoto sul e é o golpe mais potente com maior alcance.
Tecnicamente falando, um “cruzado” é um soco que vem sobre o jab do adversário. O nome correto para a técnica da cruz é um reto de direita também chamado de “2”, mas para facilitar o uso, é predominantemente chamado de “cruzado”.
O cruzado segue a mesma fórmula do jab, pois se desloca para o adversário em linha reta, mas com muito mais potência do que o jab.
Como Funciona o Cruzado no Boxe?
- A partir de uma boa postura de boxe, soque com a mão traseira sem carregar para cima. Diretamente na frente, de onde está a mão.
- Pivoteie na bola do pé traseiro, girando seu joelho traseiro, quadril e tronco com o soco.
- Pouco antes do contato, gire ligeiramente o punho, de modo que o polegar seja girado em direção ao chão. Esta é a forma de boxe do livro didático.
- Tudo deve ser feito em um movimento, de modo que a força do corpo seja transferida para o soco.
- Retornar rapidamente a mão para a posição inicial
O cruzado no boxe é um dos golpes básicos, é relativamente fácil de executar, pode ser preparada de muitas maneiras e também pode ser usada sozinha.
A força da greve é gerada pela reviravolta no corpo. Em primeiro lugar, dirija o pé de trás para o chão, gere a força através de seus quadris e incline-se ligeiramente para frente distribuindo o peso de trás para a frente. Não conduza a mão primeiro, a cruz começa com a rotação do corpo e a mão segue e distribui a força gerada através do corpo. É assim que se dá um soco mais forte.
Erros comuns no Cruzado no Boxe
Falta de Pivoteio do Quadril
Não posso enfatizar isto o suficiente. O erro mais comum, especialmente para os boxeadores iniciantes que têm medo de se comprometer com o soco, é não virar os quadris. Isto deixa o soco completamente impotente. Além disso, sem a torção e o pivô, a cruz não consegue cobrir nenhuma distância significativa.
Mãos Caindo
Este é um erro comum entre todos os socos. Enquanto a mão traseira está dando o soco, a outra deve estar sempre em posição de se proteger contra qualquer ataque que chegue.
Carregando o Soco
O soco reto é feito para ser rápido e forte, começando a partir da guarda. Qualquer tentativa de trazer a mão de volta para carregar irá telegrafar o soco e torná-lo-á muito mais fácil de defender. Enquanto a carga pode aumentar a força, torna-se irrelevante se não for possível pousar em primeiro lugar.
Como Adicionar Força no Cruzado
A técnica apropriada do cruzado é feita sem levantar o cotovelo, mas se você quiser acrescentar mais potência ao soco, você pode levar o cotovelo para fora. Isto faz com que o soco se torne mais lento, mas definitivamente traz muito mais potência.
A outra coisa que você deve fazer para gerar mais energia para a cruz é dobrar os joelhos e manter seu peso com centro de gravidade baixo e centrado, girando fortemente sobre seu pé de trás, mas sem levantá-lo do chão.
Batendo com o ombro relaxado, um soco reto é como um chicote. Contraia seus músculos um pouco antes do contato. Se você estiver tenso durante todo o movimento, o cruzado será lento e se tornará mais um empurrão do que um soco de verdade.
1-2 (Combinação Jab-Cruzado)
A combinação mais fundamental no boxe é o jab-cruzado, ou seja, o 1-2. Por mais simples que pareça, é um dos combos mais utilizados, desde os novatos até os boxeadores de classe mundial. Portanto, mesmo se você for mais avançado, certifique-se de revisar e analisar seus 1-2 com frequência e encontre maneiras de utilizá-los melhor.