O gancho no boxe é um soco de força com incrível poder de nocaute. Vamos quebrar todos os aspectos do gancho para que você tenha uma forma perfeita e vamos falar sobre como desenvolver também uma incrível potência nesse golpe.
Como Funciona o Gancho no Boxe?
O gancho no boxe pode ser lançado com qualquer mão e é um dos 4 socos básicos no boxe (jab, cruzados, ganchos e uppercuts). Normalmente mirado para o lado da cabeça ou do maxilar tem mais potência que os socos retos, mas o arco do soco torna um pouco mais fácil de bloquear.
O posicionamento do polegar ao arremessar um gancho é de suma importância. As duas opções são que o polegar esteja voltado para cima ou a palma da mão para baixo. E a resposta correta é que ambas são formas adequadas do gancho.
Jogar o gancho com a palma da mão voltada para o chão é a forma “manual” de executar este soco no boxe. Na realidade, esta maneira é melhor quando se lança um gancho de chumbo longo, porque a rotação da mão acrescenta um pouco mais de distância ao soco.
Um gancho com a palma da mão voltada para baixo também é melhor usado no boxe amador, porque as regras são muito mais rígidas quanto a bater com o interior das luvas. A rotação também ajuda a levantar o ombro para proteção contra os contra-ataques e facilita o contato com os dois primeiros nós dos dedos.
Muitos boxeadores preferem que o polegar esteja voltado para cima porque desta forma há menos rotação no pulso, cotovelo e ombro e o soco parece mais natural.
Isto também torna o gancho mais rápido e há menos chance de ferir o punho perfurando desta forma. Se você observar boxeadores profissionais, você verá que a variação do polegar para cima é muito mais comumente usada.
Como Fazer o Gancho no Boxe?
Com a Mão Dominante
- A partir de uma postura adequada, transfira seu peso ligeiramente para a perna de trás com os joelhos ligeiramente dobrados.
- Ao mesmo tempo, gire seu corpo através dos quadris para carregar toda a corrente cinética desde o solo até o soco.
- Dobre seu braço a um ângulo de 90° e coloque o cotovelo diretamente atrás da mão e paralelamente ao chão. A mão, o cotovelo e o ombro devem estar em uma linha.
- Pivoteie com o pé da frente simultaneamente com o golpe para aumentar sua potência.
- Mantenha o queixo encolhido e a mão direita perto da cabeça para defesa.
Assim como com todos os socos, a chave para um gancho forte é aprender como colocar seu peso e seu poder por trás do soco de forma eficaz. É por isso que você precisa transferir a força do pé, através dos quadris, para o cotovelo e terminando nos nós dos dedos. O cotovelo precisa estar em linha com o punho porque garante a máxima potência e um soco duro.
Como a Mão de Trás
A mecânica do gancho com a mão de trás é basicamente a mesma que a do gancho principal. A posição da mão de ataque é a mesma e os mesmos princípios se aplicam. A principal diferença é que o pé da frente deve ser firmemente plantado no chão enquanto o pé de trás é pivotado simultaneamente com o golpe, mas não exagere.
É melhor girar não mais do que 45° (seu calcanhar está alinhado com o adversário). O gancho com a mão de trás é muito poderoso, mas também é mais arriscado porque deixa você mais aberto para contra-ataques, especialmente se você se comprometer demais e falhar.