Será que existem malefícios da natação mesmo? A natação é um ótimo exercício geral e uma maneira fantástica de se manter ativo.
Ela tem muitos benefícios, principalmente para grávidas. Você sabia que muitas vezes é uma ótima maneira de se recuperar de lesões recentes? Nadar é de baixo impacto, portanto é fácil nas articulações, ossos e corpo, em geral.
Nadar pode parecer uma maneira fantástica de passar e aproveitar os dias quentes de verão. No entanto, nadar não é sem seus próprios malefícios. Existem certos riscos inerentes ao passar muito tempo na água, bem como outros problemas menos conhecidos que podemos enfrentar devido ao que está na água.
Podemos não pensar nisso com muita frequência, mas um mergulho na piscina local ou um mergulho rápido no oceano às vezes pode levar a algumas experiências desnecessárias relacionadas à saúde.
Cada moeda tem seus dois lados, e aqui eu gostaria que você explorasse comigo alguns dos riscos e desvantagens mais comuns da natação.
Dessa forma, você pode estar mais bem informado e trabalhar para evitar que todos esses pequenos riscos à saúde aconteçam; a maioria deles são facilmente evitáveis.
Existem Malefícios da Natação?
Segue alguns malefícios da natação que você precisa saber:
Piscinas têm cloro
O cloro é usado em piscinas porque é um poderoso desinfetante. Estar exposto a altas quantidades de cloro não é saudável, pois pode causar, entre outras condições, dores de cabeça, pele seca e irritação nos olhos.
O uso de óculos de natação pode ajudar a prevenir a irritação dos olhos; entretanto, sua pele, cabelos e ouvidos ainda estarão expostos aos efeitos do cloro. Além disso, a inalação de cloro pode causar problemas respiratórios, e aumenta os riscos de desenvolvimento de asma.
Lesões comuns
Outra desvantagem notável da natação é que os nadadores são propensos a lesões específicas. Isto acontece devido à grande quantidade de movimentos repetitivos durante diferentes batidas. As lesões mais comuns na natação são:
- Lesões no ombro, tendinite e impacto no ombro.
- Lesões nos joelhos.
- Lesões no pescoço e na região lombar.
- Tendinite no bíceps.
Todas estas podem ser causadas por uma combinação de diferentes coisas como:
- Falta de descanso adequado entre as sessões de natação.
- Má técnica de nado.
- Má técnica de respiração.
- Mau condicionamento e força do núcleo, quadris e ombros.
Ganho de peso indesejado.
O ganho de peso pode ser considerado uma das desvantagens menos conhecidas da natação. Foi descoberto pelos cientistas que nadar em águas mais frias, em comparação com águas mais quentes, leva a níveis mais altos de fome percebida.
Isto levou os participantes que nadaram na água mais fria a consumir até 44% a mais de calorias. Este resultado foi apesar de seu gasto calórico ser relativamente igual ao dos participantes que nadavam em águas mais quentes.
Em outro estudo, concluiu-se também que os nadadores tendem a ter maiores quantidades de gordura adiposa (em palavras simples é a energia armazenada sob a forma de gordura) do que os corredores e ciclistas.
Risco de afogamento
Se você está apenas aprendendo a nadar, nadar pode parecer extremamente assustador. E o afogamento vai ser o medo número um para cada iniciante.
Embora nadar em uma piscina possa ser muito mais seguro, nadar em águas abertas (como os oceanos, lagos ou rios) pode ser bastante perigoso. O perigo vem das correntes e da falta de familiaridade e experiência sobre como as correntes subaquáticas interagem com nossos corpos.
Ao nadar em águas abertas, as correntes são mais dinâmicas e podem nos puxar para baixo da água; isto é especialmente perigoso para alguém que não sabe nadar.
Desidratação
A natação é um exercício bastante intensivo que requer o uso de todos os seus principais músculos. Como resultado, isto faz você suar e perder fluidos, assim como outros tipos de exercícios intensos. Entretanto, como você está submerso, é difícil notar e sentir que você está suando.
Para a maioria de nós, certamente é uma coisa estranha, mas não se engane, você pode ficar realmente desidratado enquanto nada. Isto leva à perda e ao desequilíbrio dos eletrólitos. E como você deve saber, um equilíbrio adequado e uma quantidade de diferentes eletrólitos (como magnésio, sódio, potássio e cloreto) são necessários para o funcionamento saudável de nosso corpo.
Infecções por fungos
As infecções fúngicas são outra desvantagem comum da natação. Um tipo comum de infecção fúngica entre os nadadores é o pé do atleta; é altamente contagioso e pode se espalhar rapidamente.
Outra preocupação é a possibilidade de uma infecção por fungos, especialmente para as mulheres, que é causada por uma combinação de água de natação, alta umidade e calor.
Infecções Bacterianas
Muitas bactérias e patógenos diferentes podem ser encontrados na água. Mesmo nas piscinas bem cloradas, algumas bactérias ainda podem sobreviver.
Uma infecção bacteriana comum é o ouvido do nadador. Ela geralmente se desenvolve quando a água permanece no canal auditivo por um longo tempo. Isto dá às bactérias uma chance de se desenvolver e, como resultado, infectar a pele de seus ouvidos.
Fadiga e cansaço
As pessoas frequentemente reclamam de se sentirem bastante cansadas e sonolentas depois de passar algum tempo na água, especialmente no oceano. Há diferentes teorias sobre o porquê disto acontecer.
Acredita-se que a exposição ao sol é uma razão pela qual as pessoas se sentem exaustas depois de nadar. Um estudo descobriu que as pessoas que passam longos períodos ao ar livre, expostas ao sol, tendem a baixar temporariamente suas funções cognitivas.
Outra teoria é que nadar em águas frias nos faz gastar mais energia para manter níveis adequados de temperatura central do corpo. Assim, nos deixando mais cansados do que o normal.
Além disso, acredita-se que muitas pessoas tendem a ir nadar cedo pela manhã sem tomar um café da manhã adequado. Como resultado, nadar após um longo período de jejum pode ser a razão pela qual sentimos cansaço depois.
Água poluída
Uma desvantagem significativa de nadar, especialmente em lagos, rios ou oceanos, é o efeito negativo de fazê-lo em águas poluídas. Há sempre o risco de nadar em águas poluídas com resíduos animais e humanos, lixo, germes e muito mais.
Nadar em águas poluídas que estão próximas a qualquer planta industrial, estações de tratamento de esgoto ou pontos de descarga de águas residuais é extremamente inseguro e deve ser evitado. Pode causar diferentes complicações de saúde como infecções da pele, olhos, ouvidos, estômago, sistema respiratório, e de quaisquer feridas abertas.