Qual é a história da esgrima? Quais são suas origens? De onde veio? Quem a inventou? Aqui estão algumas das informações mais importantes sobre a história da esgrima.
Qual a História da Esgrima?
A luta de espadas sempre fez parte da história humana. Duelos e guerras eram travados com armas e movimentos que podem se assemelhar aos da esgrima moderna. Os soldados usavam espadas para lutar em guerras e matar seus inimigos, em vez de praticarem o esporte como ele é hoje.
A teoria básica da esgrima começou como forma de treinar esses homens militares para as guerras. Com a evolução das armas de fogo e outras tecnologias de guerra, o combate com espadas tornou-se menos importante, e a esgrima lentamente se transformou em um esporte, em vez de treinamento militar. Foi por volta do século 18 que se tornou uma atividade focada em competição, saúde e bem estar.
Lentamente, muitas escolas de esgrima foram fundadas, e a esgrima se transformou em um esporte. Sendo o esporte antigo que é, a esgrima tem sido parte das Olimpíadas desde sua primeira edição da era moderna em 1896, e tem sido apresentada em todas as edições desde então.
Quem Inventou a Esgrima?
A esgrima não foi criada ou inventada por nenhuma pessoa, mas evoluiu lentamente de uma forma de luta para um esporte. A esgrima não tem um único inventor, mas sim muitas pessoas importantes que fizeram contribuições valiosas que ajudaram a transformá-la no esporte que conhecemos hoje.
Uma dessas pessoas foi Domenico Angelo, um mestre italiano de esgrima que fundou uma academia de esgrima em Londres, em 1763. Embora o objetivo de Angelo ainda fosse ensinar técnicas reais de batalha, ele enfatizava os elementos atléticos e esportivos da esgrima mais do que qualquer um jamais havia feito, desempenhando um grande papel na transformação da esgrima em um esporte.
Domenico Angelo é o primeiro de uma longa lista de mestres da esgrima que inovaram, inventaram, teorizaram e ensinaram a esgrima, transformando-a em um esporte que mudou drasticamente de sua forma original.
País da Origem da Esgrima
Assim como não podemos rastrear a invenção da esgrima até um único indivíduo, é impossível rastrear seu início até um único país, mas sim até lugares importantes que desempenharam um papel na evolução da esgrima para um esporte, sendo a maioria deles na Europa.
Como você acabou de saber, um momento importante na história da esgrima foi a fundação da academia de Domenico Angelo em Londres. Embora ele tivesse sua academia em Londres, o país natal de Angelo, a Itália, é um dos lugares mais importantes na história da esgrima.
Na Itália, o esporte tornou-se extremamente popular, e muitos mestres italianos contribuíram para a evolução da esgrima. Semelhante à escola italiana, os mestres franceses também foram cruciais para o desenvolvimento do esporte. Geralmente, a esgrima começou na Europa, com grandes influências vindas do italiano e do francês.
Popularidade da Esgrima
Como a esgrima tem uma história extensa que remonta à época medieval, é impossível apontar um período específico no qual a esgrima começou a se tornar popular.
Como sempre foi uma forma de batalha, o esporte sempre foi popular nas forças armadas, e continua a sê-lo até hoje. A popularidade da esgrima também pode ser relacionada à popularidade das Olimpíadas, pois sempre foi um evento.
Desde que a esgrima evoluiu como esporte na Europa, não é surpresa que a maioria dos competidores no esporte venha da Europa. No entanto, países como os Estados Unidos e a Coreia do Sul invadiram o cenário da esgrima como casas de força.
Diferentes países são mais populares em armas específicas do que outros. Por exemplo, a Coreia do Sul tem uma grande tradição no sabre, e a Estônia tem uma história de ter grandes atletas de florete.
A esgrima é a mais popular nos seguintes países:
- Itália
- França
- Rússia
- Hungria
- Alemanha
- Coreia do Sul
- Estados Unidos