O Bobsleigh, também chamado de bobsled, é um esporte de inverno em equipe que tem equipes sendo cronometradas enquanto percorrem trilhas estreitas e retorcidas em um trenó.
Os trenós de bobsled transportam duas ou quatro pessoas, sendo o esporte mais popular em todo o mundo, durante os Jogos Olímpicos de Inverno.
A Alemanha e a Suíça dominam o mundo de bobsled em três modalidades (duas mulheres, dois homens, quatro homens). Os Estados Unidos da América são uma equipe sólida. A equipe da Jamaica teve uma grande história nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988.
História do Bobsled
O Bobsled se tornou um esporte nos anos 1880, tanto em Nova Iorque quanto nos Alpes suíços. A primeira competição organizada foi realizada em 1898 na Suíça.
As equipes eram formadas por três homens e duas mulheres cada. O nome do esporte veio de competidores que andavam para frente e para trás, em sincronia, para aumentar a velocidade de seus trenós.
O esporte foi reconhecido internacionalmente pela primeira vez como um esporte em 1923 e se tornou um esporte olímpico no ano seguinte em Chamonix, França.
O Bobsled tem tido campeonatos mundiais todos os anos desde 1931, exceto durante a Segunda Guerra Mundial. A competição internacional para mulheres não começou até os anos 90 e o evento de bobsledding feminino de duas pessoas foi a primeira vez nas Olimpíadas em 2002.
As encostas utilizadas nas competições internacionais estão entre 1.200 metros e 1.600 metros, com uma inclinação entre 8 e 15%. A inclinação tende a ser de 15 a 20 curvas por percurso.
Os primeiros bobsleds eram feitos principalmente de madeira. Os trenós de aço foram adotados em meados do século 20 e trenós de aço e alumínio têm sido usados desde então.
Quando o bobsledding começou a decolar na década de 1930, os Estados Unidos eram uma força poderosa devido aos designs inovadores dos trenós. Desde os anos 60, a Alemanha e a Suíça dominam a concorrência internacional.
Local de Disputa do Bobsled
Há 18 pistas de bobsled em todo o mundo e 16 deles foram aprovados pela Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF).
A IBSF regula o comprimento, as curvas, as voltas, a queda vertical e muito mais dos percursos. O objetivo deles é tornar as pistas de corrida seguras, porém desafiadoras e competitivas.
Apenas uma pista no mundo usa toda a neve e gelo naturais. Essa pista está localizada em St. Moritz, Suíça.
No topo de cada pista há uma pista reta para permitir que os corredores comecem sua corrida e empurrem antes do salto no trenó. O empurrão e o início da corrida é fundamental para o bom desempenho na competição.
Equipamentos de Bobsled
- Trenós: são feitos de fibra de vidro ou carbono e são projetados para serem aerodinâmicos e leves.
- Capacete: é um item de segurança essencial para o piloto e o pusher (impulsionador) do bobsled. Eles são projetados para proteger a cabeça em caso de colisão.
- Tênis com spikes (espinhos): são usados para dar impulso ao bobsled na partida.
- Roupa de corrida: são feitas de materiais leves e ajustáveis ao corpo, ajudando a reduzir o atrito com o ar durante a corrida.
- Luvas: são usadas pelos pilotos e pushers para ajudar a aderir ao bobsled e fornecer um melhor controle durante a corrida.
- Óculos: são usados pelos pilotos para proteger os olhos do vento e detritos enquanto deslizam pela pista.
- Protetores de canela: são usados pelos pushers para proteger suas pernas enquanto correm e empurram o bobsled.
Dois ou quatro atletas estão juntos em uma equipe, dependendo do evento (bobsled de duas ou quatro pessoas). Os atletas começam no topo de uma pista de corrida gelada que gira e desce cerca de 1,5 km.
Os atletas começam empurrando seu trenó e depois saltam nele depois de terem ganho velocidade e começam a descer a ladeira. As equipes são cronometradas e os tempos são comparados aos de outras equipes que descem a mesma pista de corrida gelada.
Regulamentos do Bobsled
- Tamanho da equipe: cada equipe deve ter dois ou quatro membros, dependendo do evento.
- Tempo de partida: as equipes têm um tempo limite para partir depois do sinal de partida, caso contrário, serão desqualificadas.
- Número de corridas: normalmente, há quatro corridas em um evento de bobsled, com a média dos tempos de cada corrida sendo usada para determinar o vencedor.
- Rotas: as rotas de cada corrida são definidas e marcadas antes do evento, e as equipes devem seguir a rota designada.
- Peso máximo: o peso máximo permitido para um bobsled é de 630 kg, incluindo o peso da equipe e do trenó.
- Contato: não é permitido que as equipes toquem nas paredes da pista ou em outros trenós durante a corrida. Se isso acontecer, a equipe pode ser desqualificada.
- Alterações na equipe: durante uma corrida, as equipes não podem fazer alterações na equipe ou equipamentos.
- Tempo de chegada: o tempo é medido com base no momento em que o trenó cruza a linha de chegada, e o cronômetro é parado assim que o último membro da equipe cruza a linha de chegada.
Confira: