Flamengo enfrentou o Bayern de Munique no Mundial de Clubes. Foto: Flickr/Gilvan de Souza/Flamengo
Colocados pela imprensa como donos dos melhores elencos do futebol brasileirol, Palmeiras e Flamengo cumpriram suas missões na disputa do Mundial de Clubes 2025, indo bem distantes e dando orgulho para a torcida. Afinal, bater de frente com europeus nunca será uma tarefa simples.
Campanha do Fla na fase de grupos do Mundial 2025
- Flamengo 2 x 0 Espérance de Tunis, dia 16 de junho de 2025
Gols: Arrascaeta e Luiz Araújo
- Flamengo 3 x 1 Chelsea, dia 20 de junho de 2025
Gols: Pedro Neto, Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan
- Los Angeles FC 1 x 1 Flamengo
Gols: Denis Bouanga e Wallace Yan
Na fase de grupos, somado aos dados do melhor site de prognósticos de futebol, não há como negar que o embate mais marcante do time carioca aconteceu diante do Chelsea. Um dos mais poderosos da Europa, o clube até chegou a abrir o placar com Pedro Neto, aproveitando falha defensiva de Wesley, mas logo o Fla mostrou um grande poder de reação.
A virada de chave da partida aconteceu quando Filipe Luís olhando para o banco de reservas e resolveu acionar peças importantes do sistema ofensivo. Bruno Henrique, ídolo da Nação, foi o que mais se destacou.
Aos 17 minutos do segundo tempo, o velocista, aproveitando seu faro de gol, só escorou para dentro após falha defensiva dos ingleses e foi o responsável por abrir o placar. De lá em diante, foi um amasso do Mengão.
O polivalente Danilo, três minutos depois, aos 20 minutos da etapa final, também deixou o seu, levando a torcida ao delírio e mostrando a grande força do Fla. Um pouco depois, Wallace Yan, outro grande talento do Flamengo, foi outro que marcou, fechando o placar em 3 a 1.
Destaque da fase de grupos
- 3 jogos disputados
- 2 vitórias
- 1 empate
- Nenhuma derrota
- 7 pontos
- Aproveitamento de 77,7%
Na classificação geral, a equipe carioca ficou em 11º lugar, com sete pontos, saldo de gols de +2 e 8 gols pró.
Flamengo fora das fases decisivas
No dia 26 de junho, o Flamengo voltou a atuar em um confronto de ‘peso’, já que tinha do outro lado o poderoso Bayern de Munique, maior equipe da Alemanha e uma das grandes potências da Europa. No ataque, Harry Kane é o grande maestro do time.
O confronto aconteceu às 16h (horário local), no Hard Rock Stadium, em Miami. Logo aos seis minutos do primeiro tempo, Erick Pulgar, após escanteio, acabou desviando para o próprio gol, abrindo o placar para os alemães.
Aos nove, Kane, vencendo Léo Ortiz, aproveitou para marcar o segundo, deixando a equipe de Filipe Luís em situação delicada. Aos 33 minutos, até que enfim veio a reação do Rubro-Negro.
Após bom passe de Luís Araújo, um dos mais queridos do elenco até então, anotou um belo gol, abrindo o placar para seu time. Também na primeira etapa, Leon Goretzka, de fora da área, novamente deixou o rival em boa vantagem.
No início do segundo tempo, aos 10, Jorginho, em cobrança de pênalti, fez mais um para o Flamengo. Poucos segundos tempos, Kane, sempre ele, novamente mostrou do que é capaz, fechando o placar com vitória por 4 a 2 para o Bayern.
Palmeiras Mundial de Clubes 2025

Sob o comando de Abel Ferreira, o Palmeiras foi para o Mundial não tão celebrado pela imprensa, mas não fez feio e foi um dos melhores brasileiros do torneio.
No sistema ofensivo, Vitor Roque, maior contratação da história, não esteve tão iluminado e acabou sendo um dos pontos fracos do Alviverde. O seu reserva, Flaco López, quando acionado, foi bem e chegou até marcar presença entre os onze iniciais em alguns confrontos.
O Verdão na fase de grupos
Logo na sua estreia, no dia 15 de junho, o Palmeiras até criou boas chances, teve boa atuação, mas acabou ficando no empate sem gols com o Porto, de Portugal, uma das grandes decepções europeias no torneio.
Confrontos e desfechos
- Palmeiras 0 a 0 Porto, dia 15 de junho, no Estádio MetLife Stadium, Estados Unidos.
- Palmeiras 2 x 0 Al Ahly, dia 19 de junho, no mesmo estádio,
Gols: Wessam Abou Ali, contra e Flaco López.
- Palmeiras 2 x 2 Inter Miami, dia 23 de junho, em Miami.
Gols: Paulinho e Maurício.
Como foi o Palmeiras na fase de grupos
- 3 jogos disputados
- 1 vitória
- 2 empates
- Nenhuma derrota
- 5 pontos
- Primeiro do grupo A
No total, o Alviverde marcou em quatro oportunidades e sofreu apenas dois tentos durante a fase de grupos da competição. No fechamento, o saldo positivo foi de +2.
Palmeiras na disputa das oitavas de final
Na próxima rodada de jogos do mundial de clubes, o Alviverde teve pela frente o adversário Botafogo, até então comandado por Renato Paiva. Assim como era previsto, o confronto foi ‘osso duro de roer’, bastante disputado, com poucas chances e um duelo tático interessante.
No tempo normal, a partida terminou empatada em 0 a 0 e a prorrogação se encarregou de definir quem passaria para a próxima decisão. Nisso, uma jogada individual de Paulinho, que jogou o torneio machucado, foi determinante para a soma positiva dos paulistas.
Em boa jogada, ele aproveitou o vacilo da defesa botafoguense e, em um lindo chute, venceu o goleiro John, cravando a vitória para os comandados de Abel Ferreira por 1 a 0, nos Estados Unidos.
A desclassificação para o Chelsea
Após colocar para fora o adversário brasileiro, o Verdão teve pela frente o temido Chelsea, da Inglaterra, que já havia sido derrotado por 3 a 1 diante do Flamengo, na fase de grupos, mas desta vez a história foi bem diferente.
Contra os ingleses, o Palmeiras começou o embate nervoso e ainda com desfalques importantes na zaga como Gustavo Gómez, suspenso, e Murilo, lesionado. Assim, Micael e Bruno Fuchs foram chamados como substitutos, mas sem sucesso.
Logos aos 16 minutos da etapa inicial, Cole Palmer, um chute de grande técnica, venceu o goleiro Weverton e abriu o placar para os ingleses. Após isso, foi um desespero total alviverde, que melhorou apenas no segundo tempo.
Aos oito minutos da etapa final, Estêvão, que viria a ser reforço dos Blues, marcou diante do seu futuro time, em lindo chute, cravando a igualdade, que logo sofreu mudança após nova falha palmeirense.
Aos 38 minutos do segundo tempo, Agustín Giay, após lambança com o goleiro Weverton, acabou facilitando o confronto para o rival, marcando contra e definindo a eliminação do Palmeiras naquele 4 de julho de 2025.
Flamengo pós jogo Mundial
Assim como no Mundial de clubes FIFA de 2025, o Flamengo pós jogo Mundial segue mostrando um bom futebol por onde passa. Neste momento, a equipe está mais sólida do que nunca e segue como uma das favoritas para a conquista de torneios importantes.
No Campeonato Brasileiro, o Mengão é o primeiro colocado, com 47 pontos:
- 21 jogos
- 14 resultados positivos
- 5 empate
- 2 derrotas
- 74% de aproveitamento
Após os jogos do mundial de Clubes, a única tristeza foi a eliminação precoce na Copa do Brasil. Um dos principais clubes do torneio, o Mengão ficou para trás após ser eliminado diante do Atlético Mineiro.
Na Copa Libertadores da América, a equipe segue em alta após deixar para fora o Internacional, do técnico Roger Machado, e vai em busca da taça quantas vezes for preciso.
O Palmeiras depois do torneio
Ciente que seu elenco não estava preparado, o Palmeiras teve que ir ao mercado. No gol, Carlos Miguel, sem espaço na Inglaterra, foi acionado, enquanto que Jefté ocupou a lateral esquerda. No meio-campo, Andreas Pereira chega para ser o maestro do time.
No Campeonato Brasileiro, o Verdão é o terceiro colocado, com 43 pontos:
- 20 jogos
- 13 vitórias
- 5 empates
- 4 saldos negativos
- 71% de aproveitamento.
Na Libertadores, o Alviverde está classificado e enfrentará o River Plate, da Argentina, na próxima fase do torneio, que promete abalar o futebol da América do Sul.
O crescimento do Cruzeiro
Chegando como se não quisesse nada, o Cruzeiro de Leonardo Jardim dá show nesta temporada. Com boas atuações e um elenco cada vez mais entrosado, o time mineiro já deixou claro que brigará por todos os títulos da temporada.
No Campeonato Brasileiro, a Raposa duela a liderança com o Flamengo:
- 44 pontos
- 22 jogos
- 13 vitórias
- 5 empates
- 4 derrotas
Além do Campeonato Mineiro, chegando apenas até às semifinais, a sua única decepção aconteceu na Copa Sul-Americana, sendo eliminado ainda na fase de grupos do torneio sul-americano.
O São Paulo com Hernán Crespo
Não tem como a gente olhar para esse atual São Paulo e não destacar a qualidade de Hernán Crespo, que chegou para mudar a realidade do Tricolor na temporada 2025 e tem conseguido até aqui.
O São Paulo, com o comandante, é outro, deixando para trás falhas comprometedoras que tinha sob o trabalho de Luís Zubeldía, que foi demitido recentemente. Sendo assim, a torcida parece estar animada e segura que será um bom ano.
No Brasileirão, a equipe realiza uma campanha de recuperação:
- 7ª posição
- 32 pontos
- 8 vitórias
- 8 empates
- 6 derrotas
- 22 jogos
- 48% de aproveitamento
Na Libertadores, o São Paulo foi bem e despachou a LDU nos pênaltis em dois jogos emocionantes. Na ida, o empate sem gols prevaleceu, enquanto que na volta, empate em 1 a 1, com o rival superando nos pênaltis e o Tricolor se garantido na próxima fase do torneio.
Próximos embates prometem ser quentes
Enquanto Flamengo e Palmeiras são os ‘queridinhos’ da imprensa, o Cruzeiro chegou e dificilmente terá uma queda considerável. O time está bem, entrosado e ainda conta com o talento de Kaio Jorge, recentemente convocado pela seleção brasileira, para trilhar uma temporada positiva.
No São Paulo, mesmo com desfalques considerados importantes, Crespo tem batido a cabeça de olho em soluções. Para contratar, o time já frisou que não está bem financeiramente e precisa se virar com o que tem disponível.
Esta situação, por exemplo, não é encontrada em Fla e Verdão, que seguem tendo receitas milionárias e com elencos cada vez mais fortes. Nisto tudo, o que podemos dizer é quem menos oscilar, conseguirá uma vantagem considerável nos próximos desafios da temporada 2025.